A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6270 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011 |
Resumo: | O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_1f0913ec10b984e1f261485ca30df65a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6270 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogiaA new look at portfolios in constructing the pedagogy course final paperProfessores - formaçãoAvaliação de aprendizagemO texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article presents the results of a research that analyzed the process of analyzing portfolios in a different way to construct the Pedagogy Course Final Paper. Six newly graduated student-teachers and teacher-mediator perceptions are discussed. The course was offered by the Education College at the University of Brasilia and the local Educational Bureau to in-service teachers who worked in public elementary schools with grades one to four. The article analyses the procedures used by the student-teachers to analyze portfolios and the procedures used by the teacher-mediator to guide them in this process; as well as the difficulties and contributions that were observed. It could be observed that the process made room for the development of metacognition: assessment practices were reconsidered; opportunities for pedagogical differentiation were created; reflection was emphasized.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)2010-12-21T16:16:55Z2010-12-21T16:16:55Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA, Cláudia Queiroz; VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia. Educação e Sociedade, Campinas, v.29, n.102, p.215-229, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v29n102/a1129102.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302008000100011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6270https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011Miranda, Cláudia QueirozVillas Boas, Benigna Maria de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:32:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/6270Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:32:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia A new look at portfolios in constructing the pedagogy course final paper |
title |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia |
spellingShingle |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia Miranda, Cláudia Queiroz Professores - formação Avaliação de aprendizagem |
title_short |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia |
title_full |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia |
title_fullStr |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia |
title_sort |
A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia |
author |
Miranda, Cláudia Queiroz |
author_facet |
Miranda, Cláudia Queiroz Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Cláudia Queiroz Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Avaliação de aprendizagem |
topic |
Professores - formação Avaliação de aprendizagem |
description |
O texto apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo geral analisar o processo de releitura de portfólios com vistas à construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia. Participaram da investigação seis professores-alunos egressos e uma professora-mediadora do curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE). O curso foi oferecido pela Faculdade de Educação da UNB em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Analisam-se os procedimentos utilizados por professores-alunos egressos para a releitura de portfólios e os procedimentos adotados pela professora-mediadora para a orientação desse processo, assim como as dificuldades e contribuições oferecidas por esta releitura para a construção do TCC. Observou-se que o processo de releitura abriu espaço para o desenvolvimento metacognitivo: reconsideraram-se as práticas avaliativas; criaram-se espaços de diferenciação pedagógica; a reflexão foi enfatizada. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2010-12-21T16:16:55Z 2010-12-21T16:16:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIRANDA, Cláudia Queiroz; VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia. Educação e Sociedade, Campinas, v.29, n.102, p.215-229, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v29n102/a1129102.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302008000100011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6270 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Cláudia Queiroz; VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. A releitura de portfólios para a construção do trabalho de conclusão de curso de pedagogia. Educação e Sociedade, Campinas, v.29, n.102, p.215-229, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v29n102/a1129102.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302008000100011. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6270 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1824043878202736640 |