Diferenças da homogeneidade: elementos para o estudo da política educacional em alguns países da América Latina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000200004 |
Resumo: | Nos últimos 10 anos, quase todos os países da América Latina iniciaram reformas educativas que estiveram, supostamente, precedidas de estudos realizados por organismos internacionais, que evidenciaram seus logros e deficiências à luz das mudanças que definiam o processo de reestruturação da ordem econômica mundial nos anos 80 e 90. Em linhas gerais esses estudos mostraram problemas similares nos diferentes países da região, que justificaram a possibilidade de serem concebidas reformas educativas de caráter homogeneizante para a maioria dos países latino-americanos. A partir deste cenário, procura-se neste estudo aprofundar a análise da Relação Estado-sociedade nos processos de constituição das políticas educacionais, bem como identificar de que modo se desenham os novos espaços público e privado, no bojo das contradições que se estabelecem entre o sistema educacional, o sistema político e a organização social, buscando reconhecer nessas contradições os elementos da cultura nacional e os elementos que resultam das orientações impostas pelos organismos internacionais. |
id |
CEDES-1_2a8399f83e067f81540ddf02f1cef09b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302001000200004 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Diferenças da homogeneidade: elementos para o estudo da política educacional em alguns países da América LatinaReforma EducativaAmérica LatinaRelação Estado-sociedadePesquisa EducacionalNos últimos 10 anos, quase todos os países da América Latina iniciaram reformas educativas que estiveram, supostamente, precedidas de estudos realizados por organismos internacionais, que evidenciaram seus logros e deficiências à luz das mudanças que definiam o processo de reestruturação da ordem econômica mundial nos anos 80 e 90. Em linhas gerais esses estudos mostraram problemas similares nos diferentes países da região, que justificaram a possibilidade de serem concebidas reformas educativas de caráter homogeneizante para a maioria dos países latino-americanos. A partir deste cenário, procura-se neste estudo aprofundar a análise da Relação Estado-sociedade nos processos de constituição das políticas educacionais, bem como identificar de que modo se desenham os novos espaços público e privado, no bojo das contradições que se estabelecem entre o sistema educacional, o sistema político e a organização social, buscando reconhecer nessas contradições os elementos da cultura nacional e os elementos que resultam das orientações impostas pelos organismos internacionais.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2001-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000200004Educação & Sociedade v.22 n.75 2001reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302001000200004info:eu-repo/semantics/openAccessRosar,Maria de Fatima FelixKrawczyk,Nora Rutpor2001-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302001000200004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-09-05T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferenças da homogeneidade: elementos para o estudo da política educacional em alguns países da América Latina |
title |
Diferenças da homogeneidade: elementos para o estudo da política educacional em alguns países da América Latina |
spellingShingle |
Diferenças da homogeneidade: elementos para o estudo da política educacional em alguns países da América Latina Rosar,Maria de Fatima Felix Reforma Educativa América Latina Relação Estado-sociedade Pesquisa Educacional |
title_short |
Diferenças da homogeneidade: elementos para o estudo da política educacional em alguns países da América Latina |
title_full |
Diferenças da homogeneidade: elementos para o estudo da política educacional em alguns países da América Latina |
title_fullStr |
Diferenças da homogeneidade: elementos para o estudo da política educacional em alguns países da América Latina |
title_full_unstemmed |
Diferenças da homogeneidade: elementos para o estudo da política educacional em alguns países da América Latina |
title_sort |
Diferenças da homogeneidade: elementos para o estudo da política educacional em alguns países da América Latina |
author |
Rosar,Maria de Fatima Felix |
author_facet |
Rosar,Maria de Fatima Felix Krawczyk,Nora Rut |
author_role |
author |
author2 |
Krawczyk,Nora Rut |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosar,Maria de Fatima Felix Krawczyk,Nora Rut |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reforma Educativa América Latina Relação Estado-sociedade Pesquisa Educacional |
topic |
Reforma Educativa América Latina Relação Estado-sociedade Pesquisa Educacional |
description |
Nos últimos 10 anos, quase todos os países da América Latina iniciaram reformas educativas que estiveram, supostamente, precedidas de estudos realizados por organismos internacionais, que evidenciaram seus logros e deficiências à luz das mudanças que definiam o processo de reestruturação da ordem econômica mundial nos anos 80 e 90. Em linhas gerais esses estudos mostraram problemas similares nos diferentes países da região, que justificaram a possibilidade de serem concebidas reformas educativas de caráter homogeneizante para a maioria dos países latino-americanos. A partir deste cenário, procura-se neste estudo aprofundar a análise da Relação Estado-sociedade nos processos de constituição das políticas educacionais, bem como identificar de que modo se desenham os novos espaços público e privado, no bojo das contradições que se estabelecem entre o sistema educacional, o sistema político e a organização social, buscando reconhecer nessas contradições os elementos da cultura nacional e os elementos que resultam das orientações impostas pelos organismos internacionais. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302001000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.22 n.75 2001 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552764006400 |