Do controle estatal às formas de responsabilização: a autonomia do professor coordenador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000400014 |
Resumo: | Este texto tem como objetivo refletir sobre o professor coordenador (PC) no contexto do "Programa Ler e Escrever", da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), buscando compreender as formas de responsabilização e/ou autonomia deste sujeito frente ao controle estatal, tendo como referência os pressupostos teóricos de Foucault, ao discutir o poder disciplinar, e Ball, ao tratar dos efeitos de algumas tecnologias políticas. Os resultados apresentados apontam para três diferentes formas de responsabilização e/ou autonomia, delineando que esta tem limites, exige conhecimento e esforço pessoal; e evidenciam, ainda, que o PC é vítima dos discursos reformistas e objetos da reforma, na medida em que lhe falta um posicionamento crítico que permita questionar, contrapor ou reforçar as propostas contidas nesta política curricular. |
id |
CEDES-1_2ae86d53a164f8b17c5b4088d34abe05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302013000400014 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Do controle estatal às formas de responsabilização: a autonomia do professor coordenadorProfessor coordenador (PC)Formas de responsabilização e/ou autonomiaControle estatalPrograma Ler e EscreverEste texto tem como objetivo refletir sobre o professor coordenador (PC) no contexto do "Programa Ler e Escrever", da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), buscando compreender as formas de responsabilização e/ou autonomia deste sujeito frente ao controle estatal, tendo como referência os pressupostos teóricos de Foucault, ao discutir o poder disciplinar, e Ball, ao tratar dos efeitos de algumas tecnologias políticas. Os resultados apresentados apontam para três diferentes formas de responsabilização e/ou autonomia, delineando que esta tem limites, exige conhecimento e esforço pessoal; e evidenciam, ainda, que o PC é vítima dos discursos reformistas e objetos da reforma, na medida em que lhe falta um posicionamento crítico que permita questionar, contrapor ou reforçar as propostas contidas nesta política curricular.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000400014Educação & Sociedade v.34 n.125 2013reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302013000400014info:eu-repo/semantics/openAccessAbdalla,Maria de Fátima BarbosaTavares,Luana Serra Eliaspor2014-03-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302013000400014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2014-03-06T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do controle estatal às formas de responsabilização: a autonomia do professor coordenador |
title |
Do controle estatal às formas de responsabilização: a autonomia do professor coordenador |
spellingShingle |
Do controle estatal às formas de responsabilização: a autonomia do professor coordenador Abdalla,Maria de Fátima Barbosa Professor coordenador (PC) Formas de responsabilização e/ou autonomia Controle estatal Programa Ler e Escrever |
title_short |
Do controle estatal às formas de responsabilização: a autonomia do professor coordenador |
title_full |
Do controle estatal às formas de responsabilização: a autonomia do professor coordenador |
title_fullStr |
Do controle estatal às formas de responsabilização: a autonomia do professor coordenador |
title_full_unstemmed |
Do controle estatal às formas de responsabilização: a autonomia do professor coordenador |
title_sort |
Do controle estatal às formas de responsabilização: a autonomia do professor coordenador |
author |
Abdalla,Maria de Fátima Barbosa |
author_facet |
Abdalla,Maria de Fátima Barbosa Tavares,Luana Serra Elias |
author_role |
author |
author2 |
Tavares,Luana Serra Elias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abdalla,Maria de Fátima Barbosa Tavares,Luana Serra Elias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor coordenador (PC) Formas de responsabilização e/ou autonomia Controle estatal Programa Ler e Escrever |
topic |
Professor coordenador (PC) Formas de responsabilização e/ou autonomia Controle estatal Programa Ler e Escrever |
description |
Este texto tem como objetivo refletir sobre o professor coordenador (PC) no contexto do "Programa Ler e Escrever", da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), buscando compreender as formas de responsabilização e/ou autonomia deste sujeito frente ao controle estatal, tendo como referência os pressupostos teóricos de Foucault, ao discutir o poder disciplinar, e Ball, ao tratar dos efeitos de algumas tecnologias políticas. Os resultados apresentados apontam para três diferentes formas de responsabilização e/ou autonomia, delineando que esta tem limites, exige conhecimento e esforço pessoal; e evidenciam, ainda, que o PC é vítima dos discursos reformistas e objetos da reforma, na medida em que lhe falta um posicionamento crítico que permita questionar, contrapor ou reforçar as propostas contidas nesta política curricular. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000400014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000400014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302013000400014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.34 n.125 2013 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555576287232 |