Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400020 |
Resumo: | No presente artigo analisa-se as principais orientações teórico-metodológicas que constituem a Educação Ambiental, à luz de um referencial inserido na tradição crítica e dialética histórica. Problematizam-se as formulações funcionalistas e organicistas produzidas no campo da teoria dos sistemas e da visão holística que diluem os aspectos políticos, sociais e culturais inerentes à complexidade ambiental, estabelecem uma unidade abstrata entre sociedade e natureza e, em algumas de suas propostas, hipostasiam o todo em relação às partes. Ao final, são resgatadas categorias definidoras da vertente emancipatória ou transformadora da Educação Ambiental, relevantes para um fazer educativo ambientalista que enfatize a participação cidadã, a ressignificação do ambiente e a transformação societária, enquanto princípios estruturantes e indissociáveis do processo de requalificação do humano na natureza. |
id |
CEDES-1_318d8d5ad5be9497ca55c0186d48f765 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302005000400020 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambientalEducação AmbientalPráxisEmancipaçãoTransformação socialComplexidadeNo presente artigo analisa-se as principais orientações teórico-metodológicas que constituem a Educação Ambiental, à luz de um referencial inserido na tradição crítica e dialética histórica. Problematizam-se as formulações funcionalistas e organicistas produzidas no campo da teoria dos sistemas e da visão holística que diluem os aspectos políticos, sociais e culturais inerentes à complexidade ambiental, estabelecem uma unidade abstrata entre sociedade e natureza e, em algumas de suas propostas, hipostasiam o todo em relação às partes. Ao final, são resgatadas categorias definidoras da vertente emancipatória ou transformadora da Educação Ambiental, relevantes para um fazer educativo ambientalista que enfatize a participação cidadã, a ressignificação do ambiente e a transformação societária, enquanto princípios estruturantes e indissociáveis do processo de requalificação do humano na natureza.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400020Educação & Sociedade v.26 n.93 2005reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302005000400020info:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro,Carlos Frederico Bernardopor2006-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302005000400020Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-01-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental |
title |
Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental |
spellingShingle |
Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental Loureiro,Carlos Frederico Bernardo Educação Ambiental Práxis Emancipação Transformação social Complexidade |
title_short |
Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental |
title_full |
Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental |
title_fullStr |
Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental |
title_sort |
Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental |
author |
Loureiro,Carlos Frederico Bernardo |
author_facet |
Loureiro,Carlos Frederico Bernardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro,Carlos Frederico Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Práxis Emancipação Transformação social Complexidade |
topic |
Educação Ambiental Práxis Emancipação Transformação social Complexidade |
description |
No presente artigo analisa-se as principais orientações teórico-metodológicas que constituem a Educação Ambiental, à luz de um referencial inserido na tradição crítica e dialética histórica. Problematizam-se as formulações funcionalistas e organicistas produzidas no campo da teoria dos sistemas e da visão holística que diluem os aspectos políticos, sociais e culturais inerentes à complexidade ambiental, estabelecem uma unidade abstrata entre sociedade e natureza e, em algumas de suas propostas, hipostasiam o todo em relação às partes. Ao final, são resgatadas categorias definidoras da vertente emancipatória ou transformadora da Educação Ambiental, relevantes para um fazer educativo ambientalista que enfatize a participação cidadã, a ressignificação do ambiente e a transformação societária, enquanto princípios estruturantes e indissociáveis do processo de requalificação do humano na natureza. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400020 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302005000400020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.26 n.93 2005 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553807339520 |