Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro,Carlos Frederico Bernardo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400020
Resumo: No presente artigo analisa-se as principais orientações teórico-metodológicas que constituem a Educação Ambiental, à luz de um referencial inserido na tradição crítica e dialética histórica. Problematizam-se as formulações funcionalistas e organicistas produzidas no campo da teoria dos sistemas e da visão holística que diluem os aspectos políticos, sociais e culturais inerentes à complexidade ambiental, estabelecem uma unidade abstrata entre sociedade e natureza e, em algumas de suas propostas, hipostasiam o todo em relação às partes. Ao final, são resgatadas categorias definidoras da vertente emancipatória ou transformadora da Educação Ambiental, relevantes para um fazer educativo ambientalista que enfatize a participação cidadã, a ressignificação do ambiente e a transformação societária, enquanto princípios estruturantes e indissociáveis do processo de requalificação do humano na natureza.
id CEDES-1_318d8d5ad5be9497ca55c0186d48f765
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302005000400020
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambientalEducação AmbientalPráxisEmancipaçãoTransformação socialComplexidadeNo presente artigo analisa-se as principais orientações teórico-metodológicas que constituem a Educação Ambiental, à luz de um referencial inserido na tradição crítica e dialética histórica. Problematizam-se as formulações funcionalistas e organicistas produzidas no campo da teoria dos sistemas e da visão holística que diluem os aspectos políticos, sociais e culturais inerentes à complexidade ambiental, estabelecem uma unidade abstrata entre sociedade e natureza e, em algumas de suas propostas, hipostasiam o todo em relação às partes. Ao final, são resgatadas categorias definidoras da vertente emancipatória ou transformadora da Educação Ambiental, relevantes para um fazer educativo ambientalista que enfatize a participação cidadã, a ressignificação do ambiente e a transformação societária, enquanto princípios estruturantes e indissociáveis do processo de requalificação do humano na natureza.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400020Educação & Sociedade v.26 n.93 2005reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302005000400020info:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro,Carlos Frederico Bernardopor2006-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302005000400020Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-01-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental
title Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental
spellingShingle Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental
Loureiro,Carlos Frederico Bernardo
Educação Ambiental
Práxis
Emancipação
Transformação social
Complexidade
title_short Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental
title_full Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental
title_fullStr Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental
title_full_unstemmed Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental
title_sort Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental
author Loureiro,Carlos Frederico Bernardo
author_facet Loureiro,Carlos Frederico Bernardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro,Carlos Frederico Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Práxis
Emancipação
Transformação social
Complexidade
topic Educação Ambiental
Práxis
Emancipação
Transformação social
Complexidade
description No presente artigo analisa-se as principais orientações teórico-metodológicas que constituem a Educação Ambiental, à luz de um referencial inserido na tradição crítica e dialética histórica. Problematizam-se as formulações funcionalistas e organicistas produzidas no campo da teoria dos sistemas e da visão holística que diluem os aspectos políticos, sociais e culturais inerentes à complexidade ambiental, estabelecem uma unidade abstrata entre sociedade e natureza e, em algumas de suas propostas, hipostasiam o todo em relação às partes. Ao final, são resgatadas categorias definidoras da vertente emancipatória ou transformadora da Educação Ambiental, relevantes para um fazer educativo ambientalista que enfatize a participação cidadã, a ressignificação do ambiente e a transformação societária, enquanto princípios estruturantes e indissociáveis do processo de requalificação do humano na natureza.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302005000400020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302005000400020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.26 n.93 2005
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553807339520