Ensaio sobre a educação a distância no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belloni,Maria Luiza
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200008
Resumo: O texto analisa a educação a distância no Brasil, buscando estabelecer os nexos teóricos e práticos entre duas dimensões essenciais da questão: as injunções políticas que determinam as práticas experimentadas nas diversas experiências realizadas e as questões econômicas que se revelam nas tecnologias utilizadas e nas formas como estas se articulam com as condições reais de implementação. A análise está baseada em dados de pesquisas empíricas realizadas em diferentes momentos da história recente do Brasil, com destaque em experiências de formação de professores, no estudo das quais a ênfase é dada na análise das formas de apropriação e de aproveitamento das propostas de educação a distância pelos usuários e nas contradições entre as promessas de um discurso tecnocrático que prioriza a técnica e a realidade dos sistemas de ensino que não conseguem assegurar condições mínimas de realização das propostas.
id CEDES-1_392cece0a363f6fd74f497d792c3c8f4
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302002000200008
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Ensaio sobre a educação a distância no BrasilComunicação educacionalEducação a distânciaTecnologia educacionalTecnologias de informação e comunicaçãoFormação de professoresO texto analisa a educação a distância no Brasil, buscando estabelecer os nexos teóricos e práticos entre duas dimensões essenciais da questão: as injunções políticas que determinam as práticas experimentadas nas diversas experiências realizadas e as questões econômicas que se revelam nas tecnologias utilizadas e nas formas como estas se articulam com as condições reais de implementação. A análise está baseada em dados de pesquisas empíricas realizadas em diferentes momentos da história recente do Brasil, com destaque em experiências de formação de professores, no estudo das quais a ênfase é dada na análise das formas de apropriação e de aproveitamento das propostas de educação a distância pelos usuários e nas contradições entre as promessas de um discurso tecnocrático que prioriza a técnica e a realidade dos sistemas de ensino que não conseguem assegurar condições mínimas de realização das propostas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200008Educação & Sociedade v.23 n.78 2002reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302002000200008info:eu-repo/semantics/openAccessBelloni,Maria Luizapor2006-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302002000200008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-12-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensaio sobre a educação a distância no Brasil
title Ensaio sobre a educação a distância no Brasil
spellingShingle Ensaio sobre a educação a distância no Brasil
Belloni,Maria Luiza
Comunicação educacional
Educação a distância
Tecnologia educacional
Tecnologias de informação e comunicação
Formação de professores
title_short Ensaio sobre a educação a distância no Brasil
title_full Ensaio sobre a educação a distância no Brasil
title_fullStr Ensaio sobre a educação a distância no Brasil
title_full_unstemmed Ensaio sobre a educação a distância no Brasil
title_sort Ensaio sobre a educação a distância no Brasil
author Belloni,Maria Luiza
author_facet Belloni,Maria Luiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belloni,Maria Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação educacional
Educação a distância
Tecnologia educacional
Tecnologias de informação e comunicação
Formação de professores
topic Comunicação educacional
Educação a distância
Tecnologia educacional
Tecnologias de informação e comunicação
Formação de professores
description O texto analisa a educação a distância no Brasil, buscando estabelecer os nexos teóricos e práticos entre duas dimensões essenciais da questão: as injunções políticas que determinam as práticas experimentadas nas diversas experiências realizadas e as questões econômicas que se revelam nas tecnologias utilizadas e nas formas como estas se articulam com as condições reais de implementação. A análise está baseada em dados de pesquisas empíricas realizadas em diferentes momentos da história recente do Brasil, com destaque em experiências de formação de professores, no estudo das quais a ênfase é dada na análise das formas de apropriação e de aproveitamento das propostas de educação a distância pelos usuários e nas contradições entre as promessas de um discurso tecnocrático que prioriza a técnica e a realidade dos sistemas de ensino que não conseguem assegurar condições mínimas de realização das propostas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302002000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.23 n.78 2002
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553047121920