Repercussões das políticas multiculturais na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botler,Alice Miriam Happ
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200014
Resumo: A pesquisa analisou as implicações das políticas multiculturais na educação e na escola, bem como as concepções e experiências relacionadas. Apresenta resultados parciais de investigação pautada em estudo de caso numa escola pública de ensino médio canadense, considerada, em sua realidade, de elevado padrão de qualidade de vida e direitos humanos. O estudo serve como referência analítica à realidade educacional brasileira. Destacamos as diferentes noções de estudante em situação de risco, como resultado prático das políticas educacionais multiculturais. Entre as considerações a respeito, a categoria estudante em situação de risco denota a exclusão social como repercussão destas políticas sob diferentes prismas, ora no Canadá com sentido afirmativo de mistura racial e cultural, ora no Brasil, com sentido de diferenciação social.
id CEDES-1_423873873beb8a4649105aec9c24b4c2
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302012000200014
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Repercussões das políticas multiculturais na educaçãoEstudante em situação de riscoEnsino médioEducação inclusivaPolítica educacionalMulticulturalismoA pesquisa analisou as implicações das políticas multiculturais na educação e na escola, bem como as concepções e experiências relacionadas. Apresenta resultados parciais de investigação pautada em estudo de caso numa escola pública de ensino médio canadense, considerada, em sua realidade, de elevado padrão de qualidade de vida e direitos humanos. O estudo serve como referência analítica à realidade educacional brasileira. Destacamos as diferentes noções de estudante em situação de risco, como resultado prático das políticas educacionais multiculturais. Entre as considerações a respeito, a categoria estudante em situação de risco denota a exclusão social como repercussão destas políticas sob diferentes prismas, ora no Canadá com sentido afirmativo de mistura racial e cultural, ora no Brasil, com sentido de diferenciação social.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200014Educação & Sociedade v.33 n.119 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000200014info:eu-repo/semantics/openAccessBotler,Alice Miriam Happpor2012-08-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000200014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-08-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussões das políticas multiculturais na educação
title Repercussões das políticas multiculturais na educação
spellingShingle Repercussões das políticas multiculturais na educação
Botler,Alice Miriam Happ
Estudante em situação de risco
Ensino médio
Educação inclusiva
Política educacional
Multiculturalismo
title_short Repercussões das políticas multiculturais na educação
title_full Repercussões das políticas multiculturais na educação
title_fullStr Repercussões das políticas multiculturais na educação
title_full_unstemmed Repercussões das políticas multiculturais na educação
title_sort Repercussões das políticas multiculturais na educação
author Botler,Alice Miriam Happ
author_facet Botler,Alice Miriam Happ
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botler,Alice Miriam Happ
dc.subject.por.fl_str_mv Estudante em situação de risco
Ensino médio
Educação inclusiva
Política educacional
Multiculturalismo
topic Estudante em situação de risco
Ensino médio
Educação inclusiva
Política educacional
Multiculturalismo
description A pesquisa analisou as implicações das políticas multiculturais na educação e na escola, bem como as concepções e experiências relacionadas. Apresenta resultados parciais de investigação pautada em estudo de caso numa escola pública de ensino médio canadense, considerada, em sua realidade, de elevado padrão de qualidade de vida e direitos humanos. O estudo serve como referência analítica à realidade educacional brasileira. Destacamos as diferentes noções de estudante em situação de risco, como resultado prático das políticas educacionais multiculturais. Entre as considerações a respeito, a categoria estudante em situação de risco denota a exclusão social como repercussão destas políticas sob diferentes prismas, ora no Canadá com sentido afirmativo de mistura racial e cultural, ora no Brasil, com sentido de diferenciação social.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302012000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.33 n.119 2012
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555231305728