Crenças multiculturais dos educadores e o autoconceito na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sara Silva Mendes Duarte de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17698
Resumo: Os educadores podem ter um papel importante na construção do autoconceito das crianças com quem interagem de um modo regular e continuado ao longo do tempo. Esta influência ocorre no contexto das interações com as crianças, sendo marcada pelo conhecimento sobre a criança, as suas competências e comportamentos. Este trabalho visou analisar e comparar o autoconceito de crianças com origem imigrante e de crianças com origem portuguesa, bem como explorar se as práticas e crenças multiculturais das suas educadoras estariam associadas ao seu autoconceito. Participaram neste estudo 87 crianças de idade pré-escolar e 12 educadoras. Foi utilizada a Escala Pictórica da Perceção de Competência e Aceitação Social para Crianças para analisar o autoconceito das crianças, e a Multicultural Teaching Competency Scale para analisar os conhecimentos e competências multiculturais das educadoras. Os resultados indicam que não existe uma associação positiva entre o conhecimento e as competências multiculturais das educadoras e o autoconceito das crianças. No entanto, verifica-se que as crianças têm autoperceções positivas em todas as dimensões do autoconceito, existindo apenas diferenças entre rapazes e raparigas na dimensão da competência física. Não foram encontradas relações significativas entre o autoconceito das crianças e as variáveis familiares (nacionalidade e habilitações literárias dos pais). Os resultados foram discutidos considerando as limitações do estudo mas, também, o papel da escola para a intervenção na área da multiculturalidade nos primeiros anos de vida.
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