Imagens e narrativas entrecortando a produção de conhecimentos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim,Antonio Carlos Rodrigues de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100004
Resumo: A estética rizomática deleuzeana de produção de conhecimentos potencializou a expressão do currículo compreendido como narrativa em acontecimentos e ao mesmo tempo celebração visual de um modo de ver e estar no mundo. O texto apresenta narrativas em corte que atravessam duas estruturas: a disciplina "fundamentos do ensino de ciências" para professoras de ensino fundamental e aulas de biologia de um professor da rede pública. O plano de composição, com imagem de clonagem de seres vivos, textos das alunas de pedagogia, intromissões minhas com citações de autores e a invenção da forma de sua apresentação, é a busca por criar outra escrita que não seja o aprisionamento e a morte das significações, realizando registros que guardem mais aproximação com as experiências.
id CEDES-1_4596f292ef53f50872a3c6b928c4a06e
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302004000100004
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Imagens e narrativas entrecortando a produção de conhecimentos escolaresImagensRizomaNarrativaA estética rizomática deleuzeana de produção de conhecimentos potencializou a expressão do currículo compreendido como narrativa em acontecimentos e ao mesmo tempo celebração visual de um modo de ver e estar no mundo. O texto apresenta narrativas em corte que atravessam duas estruturas: a disciplina "fundamentos do ensino de ciências" para professoras de ensino fundamental e aulas de biologia de um professor da rede pública. O plano de composição, com imagem de clonagem de seres vivos, textos das alunas de pedagogia, intromissões minhas com citações de autores e a invenção da forma de sua apresentação, é a busca por criar outra escrita que não seja o aprisionamento e a morte das significações, realizando registros que guardem mais aproximação com as experiências.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100004Educação & Sociedade v.25 n.86 2004reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302004000100004info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim,Antonio Carlos Rodrigues depor2004-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302004000100004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2004-06-03T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens e narrativas entrecortando a produção de conhecimentos escolares
title Imagens e narrativas entrecortando a produção de conhecimentos escolares
spellingShingle Imagens e narrativas entrecortando a produção de conhecimentos escolares
Amorim,Antonio Carlos Rodrigues de
Imagens
Rizoma
Narrativa
title_short Imagens e narrativas entrecortando a produção de conhecimentos escolares
title_full Imagens e narrativas entrecortando a produção de conhecimentos escolares
title_fullStr Imagens e narrativas entrecortando a produção de conhecimentos escolares
title_full_unstemmed Imagens e narrativas entrecortando a produção de conhecimentos escolares
title_sort Imagens e narrativas entrecortando a produção de conhecimentos escolares
author Amorim,Antonio Carlos Rodrigues de
author_facet Amorim,Antonio Carlos Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim,Antonio Carlos Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens
Rizoma
Narrativa
topic Imagens
Rizoma
Narrativa
description A estética rizomática deleuzeana de produção de conhecimentos potencializou a expressão do currículo compreendido como narrativa em acontecimentos e ao mesmo tempo celebração visual de um modo de ver e estar no mundo. O texto apresenta narrativas em corte que atravessam duas estruturas: a disciplina "fundamentos do ensino de ciências" para professoras de ensino fundamental e aulas de biologia de um professor da rede pública. O plano de composição, com imagem de clonagem de seres vivos, textos das alunas de pedagogia, intromissões minhas com citações de autores e a invenção da forma de sua apresentação, é a busca por criar outra escrita que não seja o aprisionamento e a morte das significações, realizando registros que guardem mais aproximação com as experiências.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302004000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.25 n.86 2004
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553419366400