O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques,Luciana Rosa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200014
Resumo: O trabalho aqui exposto se propõe a apreender como um objeto de política, a elaboração do projeto político-pedagógico, ganha materialidade no locus onde é implantado: a escola. Para tal, foi utilizada a teoria das representações sociais proposta por Moscovici e seus seguidores, a partir do entendimento de que as diretrizes da política educacional ganham corpo pelos que a executam. A pesquisa empírica realizou-se na Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, coletando-se as informações com os membros dos Conselhos Escolares. A partir das representações sociais dos conselheiros, buscou-se verificar como o projeto político-pedagógico é entendido, sua relação com a construção da autonomia da escola, além do seu papel na instituição de relações democráticas no cotidiano escolar.
id CEDES-1_4d232654ff4ac84bbd758d050b2aa732
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302003000200014
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheirosProjeto político-pedagógicoConselho EscolarRepresentações sociaisAutonomiaDemocraciaO trabalho aqui exposto se propõe a apreender como um objeto de política, a elaboração do projeto político-pedagógico, ganha materialidade no locus onde é implantado: a escola. Para tal, foi utilizada a teoria das representações sociais proposta por Moscovici e seus seguidores, a partir do entendimento de que as diretrizes da política educacional ganham corpo pelos que a executam. A pesquisa empírica realizou-se na Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, coletando-se as informações com os membros dos Conselhos Escolares. A partir das representações sociais dos conselheiros, buscou-se verificar como o projeto político-pedagógico é entendido, sua relação com a construção da autonomia da escola, além do seu papel na instituição de relações democráticas no cotidiano escolar.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200014Educação & Sociedade v.24 n.83 2003reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302003000200014info:eu-repo/semantics/openAccessMarques,Luciana Rosapor2003-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302003000200014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2003-09-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros
title O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros
spellingShingle O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros
Marques,Luciana Rosa
Projeto político-pedagógico
Conselho Escolar
Representações sociais
Autonomia
Democracia
title_short O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros
title_full O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros
title_fullStr O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros
title_full_unstemmed O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros
title_sort O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros
author Marques,Luciana Rosa
author_facet Marques,Luciana Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques,Luciana Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto político-pedagógico
Conselho Escolar
Representações sociais
Autonomia
Democracia
topic Projeto político-pedagógico
Conselho Escolar
Representações sociais
Autonomia
Democracia
description O trabalho aqui exposto se propõe a apreender como um objeto de política, a elaboração do projeto político-pedagógico, ganha materialidade no locus onde é implantado: a escola. Para tal, foi utilizada a teoria das representações sociais proposta por Moscovici e seus seguidores, a partir do entendimento de que as diretrizes da política educacional ganham corpo pelos que a executam. A pesquisa empírica realizou-se na Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, coletando-se as informações com os membros dos Conselhos Escolares. A partir das representações sociais dos conselheiros, buscou-se verificar como o projeto político-pedagógico é entendido, sua relação com a construção da autonomia da escola, além do seu papel na instituição de relações democráticas no cotidiano escolar.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302003000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.24 n.83 2003
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553373229056