O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200014 |
Resumo: | O trabalho aqui exposto se propõe a apreender como um objeto de política, a elaboração do projeto político-pedagógico, ganha materialidade no locus onde é implantado: a escola. Para tal, foi utilizada a teoria das representações sociais proposta por Moscovici e seus seguidores, a partir do entendimento de que as diretrizes da política educacional ganham corpo pelos que a executam. A pesquisa empírica realizou-se na Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, coletando-se as informações com os membros dos Conselhos Escolares. A partir das representações sociais dos conselheiros, buscou-se verificar como o projeto político-pedagógico é entendido, sua relação com a construção da autonomia da escola, além do seu papel na instituição de relações democráticas no cotidiano escolar. |
id |
CEDES-1_4d232654ff4ac84bbd758d050b2aa732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302003000200014 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheirosProjeto político-pedagógicoConselho EscolarRepresentações sociaisAutonomiaDemocraciaO trabalho aqui exposto se propõe a apreender como um objeto de política, a elaboração do projeto político-pedagógico, ganha materialidade no locus onde é implantado: a escola. Para tal, foi utilizada a teoria das representações sociais proposta por Moscovici e seus seguidores, a partir do entendimento de que as diretrizes da política educacional ganham corpo pelos que a executam. A pesquisa empírica realizou-se na Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, coletando-se as informações com os membros dos Conselhos Escolares. A partir das representações sociais dos conselheiros, buscou-se verificar como o projeto político-pedagógico é entendido, sua relação com a construção da autonomia da escola, além do seu papel na instituição de relações democráticas no cotidiano escolar.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200014Educação & Sociedade v.24 n.83 2003reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302003000200014info:eu-repo/semantics/openAccessMarques,Luciana Rosapor2003-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302003000200014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2003-09-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros |
title |
O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros |
spellingShingle |
O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros Marques,Luciana Rosa Projeto político-pedagógico Conselho Escolar Representações sociais Autonomia Democracia |
title_short |
O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros |
title_full |
O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros |
title_fullStr |
O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros |
title_full_unstemmed |
O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros |
title_sort |
O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros |
author |
Marques,Luciana Rosa |
author_facet |
Marques,Luciana Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques,Luciana Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto político-pedagógico Conselho Escolar Representações sociais Autonomia Democracia |
topic |
Projeto político-pedagógico Conselho Escolar Representações sociais Autonomia Democracia |
description |
O trabalho aqui exposto se propõe a apreender como um objeto de política, a elaboração do projeto político-pedagógico, ganha materialidade no locus onde é implantado: a escola. Para tal, foi utilizada a teoria das representações sociais proposta por Moscovici e seus seguidores, a partir do entendimento de que as diretrizes da política educacional ganham corpo pelos que a executam. A pesquisa empírica realizou-se na Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, coletando-se as informações com os membros dos Conselhos Escolares. A partir das representações sociais dos conselheiros, buscou-se verificar como o projeto político-pedagógico é entendido, sua relação com a construção da autonomia da escola, além do seu papel na instituição de relações democráticas no cotidiano escolar. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302003000200014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.24 n.83 2003 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553373229056 |