Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300012 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar subsídios para uma melhor compreensão da situação atual do curso de pedagogia no Ensino Superior brasileiro e das dificuldades enfrentadas para a implantação das novas diretrizes curriculares para esse curso. Iniciamos pela configuração do contexto em que se coloca o debate das diretrizes, no interior das alterações que sofre hoje esse grau de ensino, e com um breve histórico do curso de pedagogia no país. Destaca-se, em seguida, o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Ao final, são apontadas as diretrizes que o momento histórico brasileiro indica para a formação do pedagogo. |
id |
CEDES-1_4faa574193b2c476d597778b218b794c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73301999000300012 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questãoReforma educacionalformação de profissionais da educaçãoreforma do curso de pedagogiaInstitutos Superiores de Educaçãodiretrizes curricularesO objetivo deste artigo é apresentar subsídios para uma melhor compreensão da situação atual do curso de pedagogia no Ensino Superior brasileiro e das dificuldades enfrentadas para a implantação das novas diretrizes curriculares para esse curso. Iniciamos pela configuração do contexto em que se coloca o debate das diretrizes, no interior das alterações que sofre hoje esse grau de ensino, e com um breve histórico do curso de pedagogia no país. Destaca-se, em seguida, o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Ao final, são apontadas as diretrizes que o momento histórico brasileiro indica para a formação do pedagogo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300012Educação & Sociedade v.20 n.68 1999reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301999000300012info:eu-repo/semantics/openAccessScheibe,LedaAguiar,Márcia Ângelapor2000-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301999000300012Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-10-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão |
title |
Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão |
spellingShingle |
Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão Scheibe,Leda Reforma educacional formação de profissionais da educação reforma do curso de pedagogia Institutos Superiores de Educação diretrizes curriculares |
title_short |
Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão |
title_full |
Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão |
title_fullStr |
Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão |
title_full_unstemmed |
Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão |
title_sort |
Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão |
author |
Scheibe,Leda |
author_facet |
Scheibe,Leda Aguiar,Márcia Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar,Márcia Ângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheibe,Leda Aguiar,Márcia Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reforma educacional formação de profissionais da educação reforma do curso de pedagogia Institutos Superiores de Educação diretrizes curriculares |
topic |
Reforma educacional formação de profissionais da educação reforma do curso de pedagogia Institutos Superiores de Educação diretrizes curriculares |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar subsídios para uma melhor compreensão da situação atual do curso de pedagogia no Ensino Superior brasileiro e das dificuldades enfrentadas para a implantação das novas diretrizes curriculares para esse curso. Iniciamos pela configuração do contexto em que se coloca o debate das diretrizes, no interior das alterações que sofre hoje esse grau de ensino, e com um breve histórico do curso de pedagogia no país. Destaca-se, em seguida, o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Ao final, são apontadas as diretrizes que o momento histórico brasileiro indica para a formação do pedagogo. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73301999000300012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.20 n.68 1999 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552452579328 |