Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Musis,Carlo Ralph de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Carvalho,Sumaya Persona de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100011
Resumo: Nesta pesquisa a teoria das representações foi o plano sobre o qual problematizamos as concepções dos professores a respeito da inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. Investigamos a hipótese de que a forma como o professor vê o aluno deficiente na sala de aula orienta seu comportamento e sua prática. O instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário com a seguinte evocativa: "incluir um aluno portador de deficiência em minha sala de aula". A população-alvo foi constituída por 107 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, dos quais 60 frequentavam o curso no município de Canarana, em 2001, e 47 estavam matriculados na sede, em Cuiabá, em 2005. De forma enfática, o professor fala da educação, a partir de uma matriz identitária intimamente relacionada à sua prática, tendo sua percepção do aluno com deficiência ancorada em uma representação hegemônica da normalidade.
id CEDES-1_50f3f6cc7085aeecdf9f3fe9a1cde2f8
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302010000100011
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidadeInclusão educacionalAluno deficienteRepresentações sociaisNesta pesquisa a teoria das representações foi o plano sobre o qual problematizamos as concepções dos professores a respeito da inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. Investigamos a hipótese de que a forma como o professor vê o aluno deficiente na sala de aula orienta seu comportamento e sua prática. O instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário com a seguinte evocativa: "incluir um aluno portador de deficiência em minha sala de aula". A população-alvo foi constituída por 107 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, dos quais 60 frequentavam o curso no município de Canarana, em 2001, e 47 estavam matriculados na sede, em Cuiabá, em 2005. De forma enfática, o professor fala da educação, a partir de uma matriz identitária intimamente relacionada à sua prática, tendo sua percepção do aluno com deficiência ancorada em uma representação hegemônica da normalidade.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100011Educação & Sociedade v.31 n.110 2010reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302010000100011info:eu-repo/semantics/openAccessMusis,Carlo Ralph deCarvalho,Sumaya Persona depor2010-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302010000100011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-06-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade
title Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade
spellingShingle Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade
Musis,Carlo Ralph de
Inclusão educacional
Aluno deficiente
Representações sociais
title_short Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade
title_full Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade
title_fullStr Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade
title_full_unstemmed Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade
title_sort Representações sociais de professores acerca do aluno com deficiência: a prática educacional e o ideal do ajuste à normalidade
author Musis,Carlo Ralph de
author_facet Musis,Carlo Ralph de
Carvalho,Sumaya Persona de
author_role author
author2 Carvalho,Sumaya Persona de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Musis,Carlo Ralph de
Carvalho,Sumaya Persona de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão educacional
Aluno deficiente
Representações sociais
topic Inclusão educacional
Aluno deficiente
Representações sociais
description Nesta pesquisa a teoria das representações foi o plano sobre o qual problematizamos as concepções dos professores a respeito da inclusão do aluno com deficiência no ensino regular. Investigamos a hipótese de que a forma como o professor vê o aluno deficiente na sala de aula orienta seu comportamento e sua prática. O instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário com a seguinte evocativa: "incluir um aluno portador de deficiência em minha sala de aula". A população-alvo foi constituída por 107 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, dos quais 60 frequentavam o curso no município de Canarana, em 2001, e 47 estavam matriculados na sede, em Cuiabá, em 2005. De forma enfática, o professor fala da educação, a partir de uma matriz identitária intimamente relacionada à sua prática, tendo sua percepção do aluno com deficiência ancorada em uma representação hegemônica da normalidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302010000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.31 n.110 2010
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554825506816