Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Fabíola Maia Luz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69869
Resumo: Com o intuito de ampliar as reflexões acerca das possibilidades dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência incluídos na rede municipal de ensino de Gravataí, parto do pressuposto de que o trabalho realizado fora do ambiente escolar pode se constituir a partir de uma perspectiva educacional. Com base na minha experiência profissional e de recortes de cenas produzidas no Projeto Nado Adaptado. Proponho-me a descrever e a analisar os elementos educativos presentes neste projeto. Este estudo foi conduzido por meio da pesquisa qualitativa do tipo autobiográfica, partindo da minha experiência de pesquisadora, de sua história, formação e atuação profissional para ressignificá-las. Apoiando-me na teoria sóciohistórica descrita por Vygotsky, foi possível identificar a presença de conceitos, tais como mediação, compensação, desenvolvimento e aprendizagem, internalização, zonas de desenvolvimentos real, proximal e potencial e interações sociais. No que se refere à organização geral do trabalho, mereceram destaque as cenas descritas e analisadas, demonstrando elementos educacionais que caracterizam o serviço realizado no contexto aquático. O caráter educacional e as relações estabelecidas entre o Projeto Nado Adaptado, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas fortalecem a compreensão de que esse atendimento fora do ambiente escolar pode contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência.
id UFRGS-2_c22b34280c6d3e8d1ebe9c318139bf4a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69869
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Fabíola Maia LuzBridi, Fabiane Romano de Souza2013-03-29T01:44:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/69869000875137Com o intuito de ampliar as reflexões acerca das possibilidades dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência incluídos na rede municipal de ensino de Gravataí, parto do pressuposto de que o trabalho realizado fora do ambiente escolar pode se constituir a partir de uma perspectiva educacional. Com base na minha experiência profissional e de recortes de cenas produzidas no Projeto Nado Adaptado. Proponho-me a descrever e a analisar os elementos educativos presentes neste projeto. Este estudo foi conduzido por meio da pesquisa qualitativa do tipo autobiográfica, partindo da minha experiência de pesquisadora, de sua história, formação e atuação profissional para ressignificá-las. Apoiando-me na teoria sóciohistórica descrita por Vygotsky, foi possível identificar a presença de conceitos, tais como mediação, compensação, desenvolvimento e aprendizagem, internalização, zonas de desenvolvimentos real, proximal e potencial e interações sociais. No que se refere à organização geral do trabalho, mereceram destaque as cenas descritas e analisadas, demonstrando elementos educacionais que caracterizam o serviço realizado no contexto aquático. O caráter educacional e as relações estabelecidas entre o Projeto Nado Adaptado, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas fortalecem a compreensão de que esse atendimento fora do ambiente escolar pode contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência.application/pdfporInclusão escolarAlunoDeficienteNado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875137.pdf000875137.pdfTexto completoapplication/pdf187666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69869/1/000875137.pdf06748c7014457e3ba1dea2404e8275a9MD51TEXT000875137.pdf.txt000875137.pdf.txtExtracted Texttext/plain97529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69869/2/000875137.pdf.txtd9d4cbbc8e3588bc2b4274e0529d2113MD52THUMBNAIL000875137.pdf.jpg000875137.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69869/3/000875137.pdf.jpgf0c182298f2497b47913373621cb4fb0MD5310183/698692018-10-15 08:05:36.261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional
title Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional
spellingShingle Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional
Soares, Fabíola Maia Luz
Inclusão escolar
Aluno
Deficiente
title_short Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional
title_full Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional
title_fullStr Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional
title_full_unstemmed Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional
title_sort Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional
author Soares, Fabíola Maia Luz
author_facet Soares, Fabíola Maia Luz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Fabíola Maia Luz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bridi, Fabiane Romano de Souza
contributor_str_mv Bridi, Fabiane Romano de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Aluno
Deficiente
topic Inclusão escolar
Aluno
Deficiente
description Com o intuito de ampliar as reflexões acerca das possibilidades dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência incluídos na rede municipal de ensino de Gravataí, parto do pressuposto de que o trabalho realizado fora do ambiente escolar pode se constituir a partir de uma perspectiva educacional. Com base na minha experiência profissional e de recortes de cenas produzidas no Projeto Nado Adaptado. Proponho-me a descrever e a analisar os elementos educativos presentes neste projeto. Este estudo foi conduzido por meio da pesquisa qualitativa do tipo autobiográfica, partindo da minha experiência de pesquisadora, de sua história, formação e atuação profissional para ressignificá-las. Apoiando-me na teoria sóciohistórica descrita por Vygotsky, foi possível identificar a presença de conceitos, tais como mediação, compensação, desenvolvimento e aprendizagem, internalização, zonas de desenvolvimentos real, proximal e potencial e interações sociais. No que se refere à organização geral do trabalho, mereceram destaque as cenas descritas e analisadas, demonstrando elementos educacionais que caracterizam o serviço realizado no contexto aquático. O caráter educacional e as relações estabelecidas entre o Projeto Nado Adaptado, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas fortalecem a compreensão de que esse atendimento fora do ambiente escolar pode contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-29T01:44:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69869
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875137
url http://hdl.handle.net/10183/69869
identifier_str_mv 000875137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69869/1/000875137.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69869/2/000875137.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69869/3/000875137.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 06748c7014457e3ba1dea2404e8275a9
d9d4cbbc8e3588bc2b4274e0529d2113
f0c182298f2497b47913373621cb4fb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447102797381632