A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva : o olhar das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Karina Mendonça
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Maria de Fátima Souza, Almeida, Ângela Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23439
Resumo: Historicamente excluídas, as pessoas com deficiência vêm sendo socialmente inseridas por meio de novas normas orientadas por princípios igualitários. A Teoria das Representações Sociais, que estuda como o senso comum constrói “teorias” sobre objetos relevantes, foi utilizada para responder como essa conjuntura afeta social e psicologicamente as crianças nas escolas inclusivas. Utilizamos uma abordagem pluri metodológica com associações livres, desenhos e grupos focais para estudar as representações sociais sobre o colega com deficiência compartilhadas por 39 crianças de turmas de terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Recife. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e do software EVOC e os resultados evidenciam que as crianças com deficiência são vistas como pessoas limitadas por uma falta ou incapacidade permanente ou passageira; aprendem de forma diferente das demais e atrapalham as aulas; necessitam de cuidado e proteção; são autorizadas a participar do grupo, sem constituir parte dele. O grupo parece estar delineando os contornos da alteridade, evidenciando uma representação em construção.
id UNB_4ce10ae70ff47678fbf04493f2aac94d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23439
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva : o olhar das criançasThe social representation about handicapped students in inclusive education : the view of childrenRepresentações sociaisInclusão escolarDeficientesHistoricamente excluídas, as pessoas com deficiência vêm sendo socialmente inseridas por meio de novas normas orientadas por princípios igualitários. A Teoria das Representações Sociais, que estuda como o senso comum constrói “teorias” sobre objetos relevantes, foi utilizada para responder como essa conjuntura afeta social e psicologicamente as crianças nas escolas inclusivas. Utilizamos uma abordagem pluri metodológica com associações livres, desenhos e grupos focais para estudar as representações sociais sobre o colega com deficiência compartilhadas por 39 crianças de turmas de terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Recife. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e do software EVOC e os resultados evidenciam que as crianças com deficiência são vistas como pessoas limitadas por uma falta ou incapacidade permanente ou passageira; aprendem de forma diferente das demais e atrapalham as aulas; necessitam de cuidado e proteção; são autorizadas a participar do grupo, sem constituir parte dele. O grupo parece estar delineando os contornos da alteridade, evidenciando uma representação em construção.Historically excluded, handicapped people have been socially included through new standards guided by egalitarian principles. The Social Representation Theory, which studies how the common sense builds “theories” about relevant objects, was used to answer how this situation affects children socially and psychologically in inclusive schools. We use a multimethodological approach with free associations, drawings and focus groups to study the social representations of 39 third and fourth-grade students about their handicapped colleagues, all the children being from a state school in Recife, Pernambuco. The data were submitted to content analysis and analysis using the EVOC software, and the results indicate that handicapped children are seen as people limited by a temporary or permanent shortage or disability; they learn differently from others and disrupt classes; they require constant care and protection; they are allowed to join the group, but not to be part of it. The group seems to be outlining the contours of otherness, which shows a representation under construction.2017-05-05T13:55:54Z2017-05-05T13:55:54Z2011-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVASCONCELLOS, Karina Mendonça; SANTOS, Maria de Fátima Souza; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva: o olhar das crianças. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 2, p. 277-287, jul/dez. 2011. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2441/2321>. Acesso em: 04 maio 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23439Práxis Educativa - Declaração de Direito Autoral-Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party. Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (BY-NC-ND 2.5 Brasil). Fonte: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 04 maio 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos, Karina MendonçaSantos, Maria de Fátima SouzaAlmeida, Ângela Maria de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/23439Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva : o olhar das crianças
The social representation about handicapped students in inclusive education : the view of children
title A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva : o olhar das crianças
spellingShingle A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva : o olhar das crianças
Vasconcellos, Karina Mendonça
Representações sociais
Inclusão escolar
Deficientes
title_short A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva : o olhar das crianças
title_full A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva : o olhar das crianças
title_fullStr A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva : o olhar das crianças
title_full_unstemmed A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva : o olhar das crianças
title_sort A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva : o olhar das crianças
author Vasconcellos, Karina Mendonça
author_facet Vasconcellos, Karina Mendonça
Santos, Maria de Fátima Souza
Almeida, Ângela Maria de Oliveira
author_role author
author2 Santos, Maria de Fátima Souza
Almeida, Ângela Maria de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Karina Mendonça
Santos, Maria de Fátima Souza
Almeida, Ângela Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Inclusão escolar
Deficientes
topic Representações sociais
Inclusão escolar
Deficientes
description Historicamente excluídas, as pessoas com deficiência vêm sendo socialmente inseridas por meio de novas normas orientadas por princípios igualitários. A Teoria das Representações Sociais, que estuda como o senso comum constrói “teorias” sobre objetos relevantes, foi utilizada para responder como essa conjuntura afeta social e psicologicamente as crianças nas escolas inclusivas. Utilizamos uma abordagem pluri metodológica com associações livres, desenhos e grupos focais para estudar as representações sociais sobre o colega com deficiência compartilhadas por 39 crianças de turmas de terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Recife. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e do software EVOC e os resultados evidenciam que as crianças com deficiência são vistas como pessoas limitadas por uma falta ou incapacidade permanente ou passageira; aprendem de forma diferente das demais e atrapalham as aulas; necessitam de cuidado e proteção; são autorizadas a participar do grupo, sem constituir parte dele. O grupo parece estar delineando os contornos da alteridade, evidenciando uma representação em construção.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07
2017-05-05T13:55:54Z
2017-05-05T13:55:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONCELLOS, Karina Mendonça; SANTOS, Maria de Fátima Souza; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva: o olhar das crianças. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 2, p. 277-287, jul/dez. 2011. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2441/2321>. Acesso em: 04 maio 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23439
identifier_str_mv VASCONCELLOS, Karina Mendonça; SANTOS, Maria de Fátima Souza; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. A representação social do aluno com deficiência na educação inclusiva: o olhar das crianças. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 2, p. 277-287, jul/dez. 2011. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2441/2321>. Acesso em: 04 maio 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580852862615552