A democratização do ensino superior: uma análise do processo de expansão da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Rylla Érika Bezerra de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34317
Resumo: A educação é vista como um dos principais meios para a promoção e o desenvolvimento de um país. Porém, torna-se necessário expandir o ingresso ao ensino superior para assim constituir um cidadão apto a transformar a realidade em que vive e desenvolver o seu país. Com o objetivo de possibilitar a expansão da Educação Superior, o Governo Lula desenvolveu e instituiu várias políticas públicas no âmbito educacional. No presente estudo, foi tomado como objeto de estudos e análises o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais que, por se tratar do primeiro programa da história da Educação Superior voltado exclusivamente às universidades federais, e destinado à ampliação do acesso e permanência no ensino superior no Brasil, visando proporcionar a democratização e a redução das desigualdades desta modalidade de ensino. Foi realizado um recorte, tendo como base a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O estudo se torna relevante ao propor avaliar o Programa e seus efeitos na referida instituição, no apoio à expansão e à reestruturação da educação superior no Brasil, perante o diagnóstico que expunha o Ensino Superior Federal antes de 2007. A pesquisa é de natureza básica e do tipo exploratória e descritiva. A amostra foi a Universidade em análise. A técnica de pesquisa foi documental, de levantamento e revisão bibliográfica. As fontes essenciais foram Leis e Decretos do Governo Federal, Relatórios de Gestão Institucional, Resoluções, Regimentos, Atas do Conselho Universitário, dados estatísticos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIG@), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as informações coletadas por meio de questionários de opinião dos Reitores e Pró-reitores. No ano de 2008 foi publicado o primeiro relatório do REUNI, que evidenciou que ocorreu a concretização de alguns objetivos e superação de outros. Como Política Pública em Educação, o REUNI acarretou transformações significativas no ensino superior nas Universidades Federais do país, pois através desta política pública, o Governo Federal reestruturou e expandiu as Universidades Federais, proporcionando a permanência de muitos discentes carentes, expansão de vagas, além da reestruturação e/ou expansão das instalações já existentes.
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No presente estudo, foi tomado como objeto de estudos e análises o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais que, por se tratar do primeiro programa da história da Educação Superior voltado exclusivamente às universidades federais, e destinado à ampliação do acesso e permanência no ensino superior no Brasil, visando proporcionar a democratização e a redução das desigualdades desta modalidade de ensino. Foi realizado um recorte, tendo como base a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O estudo se torna relevante ao propor avaliar o Programa e seus efeitos na referida instituição, no apoio à expansão e à reestruturação da educação superior no Brasil, perante o diagnóstico que expunha o Ensino Superior Federal antes de 2007. A pesquisa é de natureza básica e do tipo exploratória e descritiva. A amostra foi a Universidade em análise. A técnica de pesquisa foi documental, de levantamento e revisão bibliográfica. As fontes essenciais foram Leis e Decretos do Governo Federal, Relatórios de Gestão Institucional, Resoluções, Regimentos, Atas do Conselho Universitário, dados estatísticos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIG@), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as informações coletadas por meio de questionários de opinião dos Reitores e Pró-reitores. No ano de 2008 foi publicado o primeiro relatório do REUNI, que evidenciou que ocorreu a concretização de alguns objetivos e superação de outros. Como Política Pública em Educação, o REUNI acarretou transformações significativas no ensino superior nas Universidades Federais do país, pois através desta política pública, o Governo Federal reestruturou e expandiu as Universidades Federais, proporcionando a permanência de muitos discentes carentes, expansão de vagas, além da reestruturação e/ou expansão das instalações já existentes.The education is seen as one of the main ways for promotion and development of a country, however, it is taken necessarily to expand the entry to the superior teaching so to appoint a suitable citizen to transform fact in which he lives and to develop his country. With the objective to make possible the expansion of the Superior Education, the government Squid developed and established several public policies in the education extent. In the present study, the Program of Support was taken like object of studies and analyses to Plans of Restructuring and Expansion of the Federal Universities, which because of being treated as the first program of the history of the Superior Education turned exclusively to the universities federal and destined to the enlargement of the access and permanence in the superior teaching in Brazil, aiming to provide the democratization and the reduction of the unequalities of this kind of teaching. A cutting out was carried out, taking as a base the Rural Federal University of Pernambuco (UFRPE). The study becomes relevant while proposing to value the Program and his effects at the above-mentioned institution, at the support to the expansion and to the restructuring of the superior education in Brazil, before the diagnosis that was exposing the federal superior teaching before 2007. The inquiry is of basic nature and of the type exploratory and descriptive. The sample went to University in analysis. The inquiry technique was documentary, of lifting and bibliographical revision. The essential fountains were Laws and Decrees of the federal government, Reports of Institutional Management, Resolutions, Regiments, Minutes of the University Advice, statistical data of the Integrated System of Academic Management (SIG@), of the National Institute of Studies and Inquiries Education Anísio Teixeira (INEP) and of the Brazilian Institute of Geography and Statistic (IBGE) and the information collected through opinion polls of the Rectors and Pro-Rectors. In the year of 2008 there was published the first report of the REUNI, which showed up what took place to realization of some objectives and overcoming of others. Like Public Politics in Education, I joined it that it brought significant transformations in the superior teaching in the Federal Universities of the country, through this public politics the federal government re-structured and expanded the Federal Universities, providing the permanence of many wanting pupils, waves expansion, besides the restructuring and / or expansion of the already existent installations.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessDemocratizaçãoEnsino superiorREUNIA democratização do ensino superior: uma análise do processo de expansão da Universidade Federal Rural de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Rylla Érika Bezerra de Lima.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rylla Érika Bezerra de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34317/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rylla%20%c3%89rika%20Bezerra%20de%20Lima.pdf.jpg1f307a38623fad7755f2b0484dd341f9MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Rylla Érika Bezerra de Lima.pdfDISSERTAÇÃO Rylla Érika Bezerra de Lima.pdfapplication/pdf1393894https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34317/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rylla%20%c3%89rika%20Bezerra%20de%20Lima.pdf2f59fd6f85f3754b89c07b3c8b59baadMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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