A figura do outro na educação comparada : uma perspectiva de aprendizagem comunicativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devechi, Catia Piccolo Viero
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tauchen, Gionara, Trevisan, Amarildo Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33510
http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230055
Resumo: Os estudos comparados em educação buscaram, historicamente, atender a diferentes preocupações e abordagens teóricas passando pela comparação das semelhanças e dessemelhanças entre os sistemas educativos nacionais, como estratégia para orientar as reformas educativas, até os estudos visando à produção de sentidos e de solidariedades simbólicas. Por isso, este artigo objetiva colocar em relevo os rastros históricos dos estudos comparados para contextualizar a evolução de suas discussões até o presente. O estudo, de natureza teórica, é referenciado na abordagem hemenêutico-reconstrutiva de Habermas. A atualidade da educação comparada revela que a compreensão científica tem exigido a investigação de contextos diversificados de modo que possa elucidar problemas comuns. Assim, entendemos que, ao se debruçar nos problemas educacionais, a educação comparada pode, por meio do discurso com o outro, encontrar caminhos cada vez mais adequados às nossas experiências no mundo vivido.
id UNB_40de26accde2527194b666284816b603
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33510
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A figura do outro na educação comparada : uma perspectiva de aprendizagem comunicativaThe other in comparative education : a communicative education perspectiveLa figura del otro en la educación comparada : una perspectiva de aprendizaje comunicativoEducação comparadaAprendizagemDiscursoHermenêuticaOs estudos comparados em educação buscaram, historicamente, atender a diferentes preocupações e abordagens teóricas passando pela comparação das semelhanças e dessemelhanças entre os sistemas educativos nacionais, como estratégia para orientar as reformas educativas, até os estudos visando à produção de sentidos e de solidariedades simbólicas. Por isso, este artigo objetiva colocar em relevo os rastros históricos dos estudos comparados para contextualizar a evolução de suas discussões até o presente. O estudo, de natureza teórica, é referenciado na abordagem hemenêutico-reconstrutiva de Habermas. A atualidade da educação comparada revela que a compreensão científica tem exigido a investigação de contextos diversificados de modo que possa elucidar problemas comuns. Assim, entendemos que, ao se debruçar nos problemas educacionais, a educação comparada pode, por meio do discurso com o outro, encontrar caminhos cada vez mais adequados às nossas experiências no mundo vivido.The comparative studies in education sought, historically, to meet different concerns and theoretical approaches through the comparison of similarities and dissimilarities among the national education systems as a strategy to guide educational reforms, and even the studies for the production of meanings and symbolic solidarity. Therefore, the article aimed to bring out the historical traces of the comparative studies to contextualize the progress of its discussions to date. The study, theoretical by nature, is referenced in the hermeneutic-reconstructive approach of Habermas. The actuality of comparative education reveals that scientific understanding has demanded the investigation of diversified contexts, so as to clarify common problems. Thus, we understand that, as we examine educational problems, education can, by means of a discourse with otherness, find even more adequate paths for our experiences with the world.Los estudios comparados en educación buscaron, históricamente, atender diferentes preocupaciones y abordajes teóricos pasando por la comparación de las semejanzas y diferencias entre los sistemas educativos nacionales, como estrategia para orientar las reformas educativas, hasta los estudios que buscan la producción de sentidos y de solidaridades simbólicas. Por esto, el artículo pretende destacar los rastros históricos de los estudios comparados para contextualizar la evolución de sus discusiones hasta el presente. El estudio, de naturaleza teórica, es referenciado en el abordaje hermenéutico-reconstructivo de Habermas. La actualidad de la educación comparada revela que la comprensión científica ha exigido la investigación de contextos diversificados para dilucidar problemas comunes. De este modo, entendemos que al estudiar los problemas educacionales, esta puede, por medio del discurso con el otro, encontrar caminos cada vez más adecuados a nuestras experiencias junto al mundo vivido.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2019-01-02T13:52:55Z2019-01-02T13:52:55Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230055, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230055. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100248&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 mar. 2019. Epub Oct 08, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33510http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230055Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. (CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessDevechi, Catia Piccolo VieroTauchen, GionaraTrevisan, Amarildo Luizporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:32:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/33510Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:32:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A figura do outro na educação comparada : uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
The other in comparative education : a communicative education perspective
La figura del otro en la educación comparada : una perspectiva de aprendizaje comunicativo
title A figura do outro na educação comparada : uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
spellingShingle A figura do outro na educação comparada : uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
Devechi, Catia Piccolo Viero
Educação comparada
Aprendizagem
Discurso
Hermenêutica
title_short A figura do outro na educação comparada : uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
title_full A figura do outro na educação comparada : uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
title_fullStr A figura do outro na educação comparada : uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
title_full_unstemmed A figura do outro na educação comparada : uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
title_sort A figura do outro na educação comparada : uma perspectiva de aprendizagem comunicativa
author Devechi, Catia Piccolo Viero
author_facet Devechi, Catia Piccolo Viero
Tauchen, Gionara
Trevisan, Amarildo Luiz
author_role author
author2 Tauchen, Gionara
Trevisan, Amarildo Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Devechi, Catia Piccolo Viero
Tauchen, Gionara
Trevisan, Amarildo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação comparada
Aprendizagem
Discurso
Hermenêutica
topic Educação comparada
Aprendizagem
Discurso
Hermenêutica
description Os estudos comparados em educação buscaram, historicamente, atender a diferentes preocupações e abordagens teóricas passando pela comparação das semelhanças e dessemelhanças entre os sistemas educativos nacionais, como estratégia para orientar as reformas educativas, até os estudos visando à produção de sentidos e de solidariedades simbólicas. Por isso, este artigo objetiva colocar em relevo os rastros históricos dos estudos comparados para contextualizar a evolução de suas discussões até o presente. O estudo, de natureza teórica, é referenciado na abordagem hemenêutico-reconstrutiva de Habermas. A atualidade da educação comparada revela que a compreensão científica tem exigido a investigação de contextos diversificados de modo que possa elucidar problemas comuns. Assim, entendemos que, ao se debruçar nos problemas educacionais, a educação comparada pode, por meio do discurso com o outro, encontrar caminhos cada vez mais adequados às nossas experiências no mundo vivido.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:52:55Z
2019-01-02T13:52:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230055, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230055. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100248&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 mar. 2019. Epub Oct 08, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33510
http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230055
identifier_str_mv DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, e230055, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230055. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100248&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 mar. 2019. Epub Oct 08, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33510
http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508341432418304