Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerutti-Rizzatti,Mary Elizabeth
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100018
Resumo: Este artigo topicaliza um desconforto decorrente de alargamentos e circunscrições das fronteiras do conceito de letramento e defende que ambos os comportamentos incidem sobre a relevância conceitual do neologismo, tanto quanto têm implicações complexas no universo educacional. Esta abordagem contém a defesa do seguinte ponto de vista: a escrita é um processo com contornos socioculturais e econômicos de apropriação naturalística, contornos aos quais o fenômeno do letramento é sensível. Em se tratando das controversas relações entre letramento e alfabetização, defende-se a concepção de letramento como continente, tendo a alfabetização como um de seus conteúdos, o que não legitima sobreposições entre ambos os fenômenos nem tampouco expressões como alfabetização para o/com letramento.
id CEDES-1_5caecfe4aa509c796ed381f0388a8405
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302012000100018
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituaislíngua escritaletramentoalfabetizaçãoEste artigo topicaliza um desconforto decorrente de alargamentos e circunscrições das fronteiras do conceito de letramento e defende que ambos os comportamentos incidem sobre a relevância conceitual do neologismo, tanto quanto têm implicações complexas no universo educacional. Esta abordagem contém a defesa do seguinte ponto de vista: a escrita é um processo com contornos socioculturais e econômicos de apropriação naturalística, contornos aos quais o fenômeno do letramento é sensível. Em se tratando das controversas relações entre letramento e alfabetização, defende-se a concepção de letramento como continente, tendo a alfabetização como um de seus conteúdos, o que não legitima sobreposições entre ambos os fenômenos nem tampouco expressões como alfabetização para o/com letramento.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100018Educação & Sociedade v.33 n.118 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000100018info:eu-repo/semantics/openAccessCerutti-Rizzatti,Mary Elizabethpor2012-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000100018Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-06-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais
title Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais
spellingShingle Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais
Cerutti-Rizzatti,Mary Elizabeth
língua escrita
letramento
alfabetização
title_short Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais
title_full Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais
title_fullStr Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais
title_full_unstemmed Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais
title_sort Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais
author Cerutti-Rizzatti,Mary Elizabeth
author_facet Cerutti-Rizzatti,Mary Elizabeth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerutti-Rizzatti,Mary Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv língua escrita
letramento
alfabetização
topic língua escrita
letramento
alfabetização
description Este artigo topicaliza um desconforto decorrente de alargamentos e circunscrições das fronteiras do conceito de letramento e defende que ambos os comportamentos incidem sobre a relevância conceitual do neologismo, tanto quanto têm implicações complexas no universo educacional. Esta abordagem contém a defesa do seguinte ponto de vista: a escrita é um processo com contornos socioculturais e econômicos de apropriação naturalística, contornos aos quais o fenômeno do letramento é sensível. Em se tratando das controversas relações entre letramento e alfabetização, defende-se a concepção de letramento como continente, tendo a alfabetização como um de seus conteúdos, o que não legitima sobreposições entre ambos os fenômenos nem tampouco expressões como alfabetização para o/com letramento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000100018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302012000100018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.33 n.118 2012
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555216625664