Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000401041 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho versará sobre a descrição do que é literatura surda a partir de uma revisão bibliográfica da literatura infantil e dos trabalhos específicos em torno da pedagogia visual, no campo específico da surdez. Faremos, além disso, uma reflexão sobre o trabalho tradutório de uma obra literária do autor Ziraldo Alves Pinto para alunos surdos do ensino fundamental I, de uma escola da rede municipal de Campinas, que está engajada em um projeto de educação bilíngue para surdos. O trabalho tradutório foi realizado por um educador surdo que faz parte da equipe da escola bilíngue. Foram gravados recontos da obra pelos alunos surdos, e a partir das narrativas produzidas, em Libras - Língua brasileira de sinais - fizemos alguns levantamentos sobre leitura, intervenção e criação. |
id |
CEDES-1_624238dbee08d16d1aa59c24af2c7b51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302015000401041 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuaisRevisão da literatura surdaPedagogia visualPedagogia surdaSurdezResumo: O presente trabalho versará sobre a descrição do que é literatura surda a partir de uma revisão bibliográfica da literatura infantil e dos trabalhos específicos em torno da pedagogia visual, no campo específico da surdez. Faremos, além disso, uma reflexão sobre o trabalho tradutório de uma obra literária do autor Ziraldo Alves Pinto para alunos surdos do ensino fundamental I, de uma escola da rede municipal de Campinas, que está engajada em um projeto de educação bilíngue para surdos. O trabalho tradutório foi realizado por um educador surdo que faz parte da equipe da escola bilíngue. Foram gravados recontos da obra pelos alunos surdos, e a partir das narrativas produzidas, em Libras - Língua brasileira de sinais - fizemos alguns levantamentos sobre leitura, intervenção e criação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000401041Educação & Sociedade v.36 n.133 2015reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302015132473info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Vanessa Regina de OliveiraOliveira,Guilherme Silva depor2016-01-15T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302015000401041Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2016-01-15T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais |
title |
Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais |
spellingShingle |
Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais Martins,Vanessa Regina de Oliveira Revisão da literatura surda Pedagogia visual Pedagogia surda Surdez |
title_short |
Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais |
title_full |
Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais |
title_fullStr |
Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais |
title_full_unstemmed |
Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais |
title_sort |
Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais |
author |
Martins,Vanessa Regina de Oliveira |
author_facet |
Martins,Vanessa Regina de Oliveira Oliveira,Guilherme Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Guilherme Silva de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins,Vanessa Regina de Oliveira Oliveira,Guilherme Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revisão da literatura surda Pedagogia visual Pedagogia surda Surdez |
topic |
Revisão da literatura surda Pedagogia visual Pedagogia surda Surdez |
description |
Resumo: O presente trabalho versará sobre a descrição do que é literatura surda a partir de uma revisão bibliográfica da literatura infantil e dos trabalhos específicos em torno da pedagogia visual, no campo específico da surdez. Faremos, além disso, uma reflexão sobre o trabalho tradutório de uma obra literária do autor Ziraldo Alves Pinto para alunos surdos do ensino fundamental I, de uma escola da rede municipal de Campinas, que está engajada em um projeto de educação bilíngue para surdos. O trabalho tradutório foi realizado por um educador surdo que faz parte da equipe da escola bilíngue. Foram gravados recontos da obra pelos alunos surdos, e a partir das narrativas produzidas, em Libras - Língua brasileira de sinais - fizemos alguns levantamentos sobre leitura, intervenção e criação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000401041 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000401041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/ES0101-73302015132473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.36 n.133 2015 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555946434560 |