Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaliere,Ana Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401205
Resumo: A necessidade da escola de tempo integral no Brasil tornou-se uma unanimidade, mas, seu sentido ainda não está suficientemente estabelecido. Vista como um direito de todos, estratégico para a cidadania, é tarefa de grande porte político e financeiro e requer tratamento de política de Estado assumida cooperativamente por todos os entes da federação. Vista como dispositivo compensatório, dirigido a alguns alunos, tende a assumir caráter provisório, instável, com base em trabalho voluntário ou em parcerias com organizações sociais de variados matizes. Este artigo analisa os elementos que compõem o atual debate sobre o tema.
id CEDES-1_65fb7de30c4a982e07d017eb54165135
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302014000401205
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado?Escola de tempo integralEducação integralFilantropia A necessidade da escola de tempo integral no Brasil tornou-se uma unanimidade, mas, seu sentido ainda não está suficientemente estabelecido. Vista como um direito de todos, estratégico para a cidadania, é tarefa de grande porte político e financeiro e requer tratamento de política de Estado assumida cooperativamente por todos os entes da federação. Vista como dispositivo compensatório, dirigido a alguns alunos, tende a assumir caráter provisório, instável, com base em trabalho voluntário ou em parcerias com organizações sociais de variados matizes. Este artigo analisa os elementos que compõem o atual debate sobre o tema.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401205Educação & Sociedade v.35 n.129 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302014142967info:eu-repo/semantics/openAccessCavaliere,Ana Mariapor2015-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000401205Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-03-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado?
title Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado?
spellingShingle Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado?
Cavaliere,Ana Maria
Escola de tempo integral
Educação integral
Filantropia
title_short Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado?
title_full Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado?
title_fullStr Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado?
title_full_unstemmed Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado?
title_sort Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado?
author Cavaliere,Ana Maria
author_facet Cavaliere,Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaliere,Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Escola de tempo integral
Educação integral
Filantropia
topic Escola de tempo integral
Educação integral
Filantropia
description A necessidade da escola de tempo integral no Brasil tornou-se uma unanimidade, mas, seu sentido ainda não está suficientemente estabelecido. Vista como um direito de todos, estratégico para a cidadania, é tarefa de grande porte político e financeiro e requer tratamento de política de Estado assumida cooperativamente por todos os entes da federação. Vista como dispositivo compensatório, dirigido a alguns alunos, tende a assumir caráter provisório, instável, com base em trabalho voluntário ou em parcerias com organizações sociais de variados matizes. Este artigo analisa os elementos que compõem o atual debate sobre o tema.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401205
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/ES0101-73302014142967
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.35 n.129 2014
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555882471424