Sobre brinquedos e infância: aspectos da experiência e da cultura do brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Danielle Barbosa Lins de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200011
Resumo: Partindo do paradigma do pensador Walter Benjamin, um dos mais proeminentes do século XX, cujo materialismo evoca a categoria da infância desvinculada da ótica ideológica de uma visão complacente, este trabalho busca capturar o pensar sobre tal experiência por intermédio da leitura e da subseqüente discussão sobre textos de cerca de 80 anos, os quais surpreendem pela sua contemporaneidade. Assim, o presente trabalho inicia-se de uma reflexão crítica sobre a infância oriunda da leitura dos luminosos textos de Walter Benjamin sobre a cultura da criança. Ao revisitá-los, espera-se contribuir em direção à elucidação do grande enigma dos valores da infância, sendo esta fundamental à compreensão da modernidade.
id CEDES-1_7bb7295e43f4ee08e1cbf23d19e8db27
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302006000200011
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Sobre brinquedos e infância: aspectos da experiência e da cultura do brincarBrinquedosInfânciaCriançaAdultoMimeseRepresentaçãoExperiênciaBrincarPartindo do paradigma do pensador Walter Benjamin, um dos mais proeminentes do século XX, cujo materialismo evoca a categoria da infância desvinculada da ótica ideológica de uma visão complacente, este trabalho busca capturar o pensar sobre tal experiência por intermédio da leitura e da subseqüente discussão sobre textos de cerca de 80 anos, os quais surpreendem pela sua contemporaneidade. Assim, o presente trabalho inicia-se de uma reflexão crítica sobre a infância oriunda da leitura dos luminosos textos de Walter Benjamin sobre a cultura da criança. Ao revisitá-los, espera-se contribuir em direção à elucidação do grande enigma dos valores da infância, sendo esta fundamental à compreensão da modernidade.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200011Educação & Sociedade v.27 n.95 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000200011info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Danielle Barbosa Lins depor2006-09-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000200011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-09-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre brinquedos e infância: aspectos da experiência e da cultura do brincar
title Sobre brinquedos e infância: aspectos da experiência e da cultura do brincar
spellingShingle Sobre brinquedos e infância: aspectos da experiência e da cultura do brincar
Almeida,Danielle Barbosa Lins de
Brinquedos
Infância
Criança
Adulto
Mimese
Representação
Experiência
Brincar
title_short Sobre brinquedos e infância: aspectos da experiência e da cultura do brincar
title_full Sobre brinquedos e infância: aspectos da experiência e da cultura do brincar
title_fullStr Sobre brinquedos e infância: aspectos da experiência e da cultura do brincar
title_full_unstemmed Sobre brinquedos e infância: aspectos da experiência e da cultura do brincar
title_sort Sobre brinquedos e infância: aspectos da experiência e da cultura do brincar
author Almeida,Danielle Barbosa Lins de
author_facet Almeida,Danielle Barbosa Lins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Danielle Barbosa Lins de
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedos
Infância
Criança
Adulto
Mimese
Representação
Experiência
Brincar
topic Brinquedos
Infância
Criança
Adulto
Mimese
Representação
Experiência
Brincar
description Partindo do paradigma do pensador Walter Benjamin, um dos mais proeminentes do século XX, cujo materialismo evoca a categoria da infância desvinculada da ótica ideológica de uma visão complacente, este trabalho busca capturar o pensar sobre tal experiência por intermédio da leitura e da subseqüente discussão sobre textos de cerca de 80 anos, os quais surpreendem pela sua contemporaneidade. Assim, o presente trabalho inicia-se de uma reflexão crítica sobre a infância oriunda da leitura dos luminosos textos de Walter Benjamin sobre a cultura da criança. Ao revisitá-los, espera-se contribuir em direção à elucidação do grande enigma dos valores da infância, sendo esta fundamental à compreensão da modernidade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302006000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.27 n.95 2006
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553837748224