“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46318 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado com o intuito de compreender as influências midiáticas sobre o brincar nas infâncias urbanas e contemporâneas, tendo como base o documentário Criança, a alma do negócio. Após assistir atentamente ao documentário, algumas cenas foram descritas e extraímos, dos argumentos e das discussões, temáticas que foram categorizadas e analisadas à luz da produção acadêmica vigente. Concluímos que a publicidade infantil, por intermédio dos veículos midiáticos, pretende manipular os desejos das crianças como estratégia comercial para vender seus produtos, assim como também o fato de que, em alguma medida, os meios de comunicação contemporâneos e seus produtos culturais servem de elementos para a construção do brincar. |
id |
UFRJ-20_82eef1e79c0b896cd77f0afa5ef45123 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46318 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneasinfânciamídiaconsumobrinquedobrincarO presente trabalho foi realizado com o intuito de compreender as influências midiáticas sobre o brincar nas infâncias urbanas e contemporâneas, tendo como base o documentário Criança, a alma do negócio. Após assistir atentamente ao documentário, algumas cenas foram descritas e extraímos, dos argumentos e das discussões, temáticas que foram categorizadas e analisadas à luz da produção acadêmica vigente. Concluímos que a publicidade infantil, por intermédio dos veículos midiáticos, pretende manipular os desejos das crianças como estratégia comercial para vender seus produtos, assim como também o fato de que, em alguma medida, os meios de comunicação contemporâneos e seus produtos culturais servem de elementos para a construção do brincar.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4631810.54948/desidades.v0i32.46318DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 105-122DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 105-1222318-928210.54948/desidades.v0i32reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46318/2881310.54948/desidades.v0i32.46318.g28813Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPontes, José FernandesArruda, Marco Antônio SoaresCoelho, Luciano SilveiraLima, Cássia Danielle Monteiro Dias2023-10-08T02:39:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46318Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/oairevistadesidades@gmail.com||2318-92822318-9282opendoar:2023-10-08T02:39:51Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas |
title |
“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas |
spellingShingle |
“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas Pontes, José Fernandes infância mídia consumo brinquedo brincar |
title_short |
“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas |
title_full |
“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas |
title_fullStr |
“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas |
title_full_unstemmed |
“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas |
title_sort |
“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas |
author |
Pontes, José Fernandes |
author_facet |
Pontes, José Fernandes Arruda, Marco Antônio Soares Coelho, Luciano Silveira Lima, Cássia Danielle Monteiro Dias |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Marco Antônio Soares Coelho, Luciano Silveira Lima, Cássia Danielle Monteiro Dias |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, José Fernandes Arruda, Marco Antônio Soares Coelho, Luciano Silveira Lima, Cássia Danielle Monteiro Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
infância mídia consumo brinquedo brincar |
topic |
infância mídia consumo brinquedo brincar |
description |
O presente trabalho foi realizado com o intuito de compreender as influências midiáticas sobre o brincar nas infâncias urbanas e contemporâneas, tendo como base o documentário Criança, a alma do negócio. Após assistir atentamente ao documentário, algumas cenas foram descritas e extraímos, dos argumentos e das discussões, temáticas que foram categorizadas e analisadas à luz da produção acadêmica vigente. Concluímos que a publicidade infantil, por intermédio dos veículos midiáticos, pretende manipular os desejos das crianças como estratégia comercial para vender seus produtos, assim como também o fato de que, em alguma medida, os meios de comunicação contemporâneos e seus produtos culturais servem de elementos para a construção do brincar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46318 10.54948/desidades.v0i32.46318 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46318 |
identifier_str_mv |
10.54948/desidades.v0i32.46318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46318/28813 10.54948/desidades.v0i32.46318.g28813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventude |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 105-122 DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; Núm. 32 (2022): Janeiro/Enero - Abril/Abril; 105-122 2318-9282 10.54948/desidades.v0i32 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
Desidades - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadesidades@gmail.com|| |
_version_ |
1797067693287800832 |