“Criança, a alma do negócio”: as influências midiáticas no brincar das infâncias urbanas e contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, José Fernandes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Arruda, Marco Antônio Soares, Coelho, Luciano Silveira, Lima, Cássia Danielle Monteiro Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/46318
Resumo: O presente trabalho foi realizado com o intuito de compreender as influências midiáticas sobre o brincar nas infâncias urbanas e contemporâneas, tendo como base o documentário Criança, a alma do negócio. Após assistir atentamente ao documentário, algumas cenas foram descritas e extraímos, dos argumentos e das discussões, temáticas que foram categorizadas e analisadas à luz da produção acadêmica vigente. Concluímos que a publicidade infantil, por intermédio dos veículos midiáticos, pretende manipular os desejos das crianças como estratégia comercial para vender seus produtos, assim como também o fato de que, em alguma medida, os meios de comunicação contemporâneos e seus produtos culturais servem de elementos para a construção do brincar.
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