Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400005 |
Resumo: | A partir da discussão dos controvertidos conceitos de modernidade e pós-modernidade, este texto busca destacar os ideais e as conquistas da sociedade moderna em dois campos cada vez mais complementares no processo de socialização das novas gerações: a educação e a comunicação. Considerando a crescente importância do fenômeno comunicacional na sociedade atual, globalizada e tecnificada, a educação é chamada a constituir-se em espaço de mediação entre a criança e um meio ambiente povoado de máquinas cada vez mais "inteligentes". Tendo como eixo teórico a integração - necessária e inelutável - ao campo educacional, das novas tecnologias de comunicação e de informatização, a autora tenta delinear alguns caminhos para a formação de professores numa perspectiva inovadora, indispensável para a melhoria da qualidade da escola do presente e do futuro. |
id |
CEDES-1_81ea41b5fd63009528398ba57da6d52a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73301998000400005 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?Formação de professorestecnologia e educaçãocomunicação educacionalpós-modernidadeinovação pedagógicaA partir da discussão dos controvertidos conceitos de modernidade e pós-modernidade, este texto busca destacar os ideais e as conquistas da sociedade moderna em dois campos cada vez mais complementares no processo de socialização das novas gerações: a educação e a comunicação. Considerando a crescente importância do fenômeno comunicacional na sociedade atual, globalizada e tecnificada, a educação é chamada a constituir-se em espaço de mediação entre a criança e um meio ambiente povoado de máquinas cada vez mais "inteligentes". Tendo como eixo teórico a integração - necessária e inelutável - ao campo educacional, das novas tecnologias de comunicação e de informatização, a autora tenta delinear alguns caminhos para a formação de professores numa perspectiva inovadora, indispensável para a melhoria da qualidade da escola do presente e do futuro.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400005Educação & Sociedade v.19 n.65 1998reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301998000400005info:eu-repo/semantics/openAccessBelloni,Maria Luizapor1999-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301998000400005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:1999-06-01T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? |
title |
Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? |
spellingShingle |
Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? Belloni,Maria Luiza Formação de professores tecnologia e educação comunicação educacional pós-modernidade inovação pedagógica |
title_short |
Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? |
title_full |
Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? |
title_fullStr |
Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? |
title_full_unstemmed |
Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? |
title_sort |
Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? |
author |
Belloni,Maria Luiza |
author_facet |
Belloni,Maria Luiza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belloni,Maria Luiza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores tecnologia e educação comunicação educacional pós-modernidade inovação pedagógica |
topic |
Formação de professores tecnologia e educação comunicação educacional pós-modernidade inovação pedagógica |
description |
A partir da discussão dos controvertidos conceitos de modernidade e pós-modernidade, este texto busca destacar os ideais e as conquistas da sociedade moderna em dois campos cada vez mais complementares no processo de socialização das novas gerações: a educação e a comunicação. Considerando a crescente importância do fenômeno comunicacional na sociedade atual, globalizada e tecnificada, a educação é chamada a constituir-se em espaço de mediação entre a criança e um meio ambiente povoado de máquinas cada vez mais "inteligentes". Tendo como eixo teórico a integração - necessária e inelutável - ao campo educacional, das novas tecnologias de comunicação e de informatização, a autora tenta delinear alguns caminhos para a formação de professores numa perspectiva inovadora, indispensável para a melhoria da qualidade da escola do presente e do futuro. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73301998000400005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.19 n.65 1998 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552420073472 |