Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belloni,Maria Luiza
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400005
Resumo: A partir da discussão dos controvertidos conceitos de modernidade e pós-modernidade, este texto busca destacar os ideais e as conquistas da sociedade moderna em dois campos cada vez mais complementares no processo de socialização das novas gerações: a educação e a comunicação. Considerando a crescente importância do fenômeno comunicacional na sociedade atual, globalizada e tecnificada, a educação é chamada a constituir-se em espaço de mediação entre a criança e um meio ambiente povoado de máquinas cada vez mais "inteligentes". Tendo como eixo teórico a integração - necessária e inelutável - ao campo educacional, das novas tecnologias de comunicação e de informatização, a autora tenta delinear alguns caminhos para a formação de professores numa perspectiva inovadora, indispensável para a melhoria da qualidade da escola do presente e do futuro.
id CEDES-1_81ea41b5fd63009528398ba57da6d52a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73301998000400005
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?Formação de professorestecnologia e educaçãocomunicação educacionalpós-modernidadeinovação pedagógicaA partir da discussão dos controvertidos conceitos de modernidade e pós-modernidade, este texto busca destacar os ideais e as conquistas da sociedade moderna em dois campos cada vez mais complementares no processo de socialização das novas gerações: a educação e a comunicação. Considerando a crescente importância do fenômeno comunicacional na sociedade atual, globalizada e tecnificada, a educação é chamada a constituir-se em espaço de mediação entre a criança e um meio ambiente povoado de máquinas cada vez mais "inteligentes". Tendo como eixo teórico a integração - necessária e inelutável - ao campo educacional, das novas tecnologias de comunicação e de informatização, a autora tenta delinear alguns caminhos para a formação de professores numa perspectiva inovadora, indispensável para a melhoria da qualidade da escola do presente e do futuro.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1998-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400005Educação & Sociedade v.19 n.65 1998reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301998000400005info:eu-repo/semantics/openAccessBelloni,Maria Luizapor1999-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301998000400005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:1999-06-01T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?
title Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?
spellingShingle Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?
Belloni,Maria Luiza
Formação de professores
tecnologia e educação
comunicação educacional
pós-modernidade
inovação pedagógica
title_short Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?
title_full Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?
title_fullStr Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?
title_full_unstemmed Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?
title_sort Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna?
author Belloni,Maria Luiza
author_facet Belloni,Maria Luiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belloni,Maria Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
tecnologia e educação
comunicação educacional
pós-modernidade
inovação pedagógica
topic Formação de professores
tecnologia e educação
comunicação educacional
pós-modernidade
inovação pedagógica
description A partir da discussão dos controvertidos conceitos de modernidade e pós-modernidade, este texto busca destacar os ideais e as conquistas da sociedade moderna em dois campos cada vez mais complementares no processo de socialização das novas gerações: a educação e a comunicação. Considerando a crescente importância do fenômeno comunicacional na sociedade atual, globalizada e tecnificada, a educação é chamada a constituir-se em espaço de mediação entre a criança e um meio ambiente povoado de máquinas cada vez mais "inteligentes". Tendo como eixo teórico a integração - necessária e inelutável - ao campo educacional, das novas tecnologias de comunicação e de informatização, a autora tenta delinear alguns caminhos para a formação de professores numa perspectiva inovadora, indispensável para a melhoria da qualidade da escola do presente e do futuro.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73301998000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.19 n.65 1998
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552420073472