Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belloni,Maria Luiza
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gomes,Nilza Godoy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300005
Resumo: A interação entre pares e com adultos, em situações favoráveis e inovadoras de aprendizagem e com uso pedagógico apropriado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pode levar as crianças a desenvolverem comportamentos colaborativos e autônomos de aprendizagem, benéficos para seu desenvolvimento intelectual e sócio-afetivo. Nossa hipótese é de que ambientes de aprendizagem computacionais tendem a ser eficazes para esta aprendizagem, pois possibilitam a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento a ser construído, conforme sugerem os aportes das teorias construtivista e sócio-interacionista. O objetivo de nossa pesquisa é compreender como ocorrem estes "novos modos de aprender" que já vêm se desenvolvendo, à revelia da escola e, de modo geral, ignorados por professores e especialistas, desde que as crianças começaram a aceder à televisão e aos videogames e se amplificaram e complexificaram com o acesso e uso lúdico do computador e da internet.
id CEDES-1_825d873b9fc43d5402ff637cab087efe
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302008000300005
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboraçãoTIC e aprendizagemAutodidaxiaAprendizagem colaborativa e cooperativaA interação entre pares e com adultos, em situações favoráveis e inovadoras de aprendizagem e com uso pedagógico apropriado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pode levar as crianças a desenvolverem comportamentos colaborativos e autônomos de aprendizagem, benéficos para seu desenvolvimento intelectual e sócio-afetivo. Nossa hipótese é de que ambientes de aprendizagem computacionais tendem a ser eficazes para esta aprendizagem, pois possibilitam a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento a ser construído, conforme sugerem os aportes das teorias construtivista e sócio-interacionista. O objetivo de nossa pesquisa é compreender como ocorrem estes "novos modos de aprender" que já vêm se desenvolvendo, à revelia da escola e, de modo geral, ignorados por professores e especialistas, desde que as crianças começaram a aceder à televisão e aos videogames e se amplificaram e complexificaram com o acesso e uso lúdico do computador e da internet.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300005Educação & Sociedade v.29 n.104 2008reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302008000300005info:eu-repo/semantics/openAccessBelloni,Maria LuizaGomes,Nilza Godoypor2009-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302008000300005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-03-31T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração
title Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração
spellingShingle Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração
Belloni,Maria Luiza
TIC e aprendizagem
Autodidaxia
Aprendizagem colaborativa e cooperativa
title_short Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração
title_full Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração
title_fullStr Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração
title_full_unstemmed Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração
title_sort Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração
author Belloni,Maria Luiza
author_facet Belloni,Maria Luiza
Gomes,Nilza Godoy
author_role author
author2 Gomes,Nilza Godoy
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belloni,Maria Luiza
Gomes,Nilza Godoy
dc.subject.por.fl_str_mv TIC e aprendizagem
Autodidaxia
Aprendizagem colaborativa e cooperativa
topic TIC e aprendizagem
Autodidaxia
Aprendizagem colaborativa e cooperativa
description A interação entre pares e com adultos, em situações favoráveis e inovadoras de aprendizagem e com uso pedagógico apropriado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pode levar as crianças a desenvolverem comportamentos colaborativos e autônomos de aprendizagem, benéficos para seu desenvolvimento intelectual e sócio-afetivo. Nossa hipótese é de que ambientes de aprendizagem computacionais tendem a ser eficazes para esta aprendizagem, pois possibilitam a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento a ser construído, conforme sugerem os aportes das teorias construtivista e sócio-interacionista. O objetivo de nossa pesquisa é compreender como ocorrem estes "novos modos de aprender" que já vêm se desenvolvendo, à revelia da escola e, de modo geral, ignorados por professores e especialistas, desde que as crianças começaram a aceder à televisão e aos videogames e se amplificaram e complexificaram com o acesso e uso lúdico do computador e da internet.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302008000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.29 n.104 2008
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554484719616