A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo,Maria do Socorro Alencar Nunes
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Mortimer,Eduardo Fleury
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000300009
Resumo: Este trabalho discute, no contexto da teoria sociocultural, alguns elementos que constituem a dinâmica discursiva de uma sala de aula em que a escrita e as normas ortográficas são objetos de ensino-aprendizagem. O vídeo foi usado na coleta de dados e as transcrições, organizadas na forma de episódios de ensino, foram submetidas à análise microgenética. Essa análise permite inferir que o discurso da professora é heterogêneo e encerra uma tensão entre dialogia e univocidade, pois possibilita a participação dos alunos no processo de enunciação ao mesmo tempo que controla a produção de significados unívocos em relação às regras de ortografia. Os dados evidenciam também que os alunos internalizam não só os conteúdos de ensino, mas também aspectos mais gerais do discurso escolar, como regras disciplinares e estratégias metacognitivas de aprendizagem.
id CEDES-1_8dd132b4b68e44bda5bae3f6671eeab2
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302000000300009
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escritaEscritadiscursosala de aulasocioculturalapropriaçãoEste trabalho discute, no contexto da teoria sociocultural, alguns elementos que constituem a dinâmica discursiva de uma sala de aula em que a escrita e as normas ortográficas são objetos de ensino-aprendizagem. O vídeo foi usado na coleta de dados e as transcrições, organizadas na forma de episódios de ensino, foram submetidas à análise microgenética. Essa análise permite inferir que o discurso da professora é heterogêneo e encerra uma tensão entre dialogia e univocidade, pois possibilita a participação dos alunos no processo de enunciação ao mesmo tempo que controla a produção de significados unívocos em relação às regras de ortografia. Os dados evidenciam também que os alunos internalizam não só os conteúdos de ensino, mas também aspectos mais gerais do discurso escolar, como regras disciplinares e estratégias metacognitivas de aprendizagem.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2000-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000300009Educação & Sociedade v.21 n.72 2000reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302000000300009info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo,Maria do Socorro Alencar NunesMortimer,Eduardo Fleurypor2001-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302000000300009Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-04-06T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
title A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
spellingShingle A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
Macedo,Maria do Socorro Alencar Nunes
Escrita
discurso
sala de aula
sociocultural
apropriação
title_short A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
title_full A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
title_fullStr A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
title_full_unstemmed A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
title_sort A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita
author Macedo,Maria do Socorro Alencar Nunes
author_facet Macedo,Maria do Socorro Alencar Nunes
Mortimer,Eduardo Fleury
author_role author
author2 Mortimer,Eduardo Fleury
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo,Maria do Socorro Alencar Nunes
Mortimer,Eduardo Fleury
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
discurso
sala de aula
sociocultural
apropriação
topic Escrita
discurso
sala de aula
sociocultural
apropriação
description Este trabalho discute, no contexto da teoria sociocultural, alguns elementos que constituem a dinâmica discursiva de uma sala de aula em que a escrita e as normas ortográficas são objetos de ensino-aprendizagem. O vídeo foi usado na coleta de dados e as transcrições, organizadas na forma de episódios de ensino, foram submetidas à análise microgenética. Essa análise permite inferir que o discurso da professora é heterogêneo e encerra uma tensão entre dialogia e univocidade, pois possibilita a participação dos alunos no processo de enunciação ao mesmo tempo que controla a produção de significados unívocos em relação às regras de ortografia. Os dados evidenciam também que os alunos internalizam não só os conteúdos de ensino, mas também aspectos mais gerais do discurso escolar, como regras disciplinares e estratégias metacognitivas de aprendizagem.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302000000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.21 n.72 2000
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552728354817