Em busca de balizadores para a análise de interações discursivas em sala de aula com base em Bakhtin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOULART, Cecília
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/514
Resumo: O estudo visa delinear balizadores para a análise de interações discursivas em sala de aula, defendendo, a partir de Bakhtin, que enunciar é argumentar. A sala de aula é compreendida como um espaço em que o objetivo dos professores é fazer com que os alunos se apropriem discursivamente de determinados modos de conhecer temas vinculados às diferentes áreas de conhecimento. Categorias bakhtinianas relevantes para nossa discussão são enunciado, dialogismo, gêneros do discurso, palavra de autoridade/palavra internamente persuasiva e linguagens sociais. Entendemos que, focalizando aspectos argumentativos do processo de ensinar-aprender, o movimento discursivo de construção do conhecimento deva vir à tona.Parameters to analyze classroom discursive interactions since Bakhtin’s theoAbstractThe study aims to outline some parameters to analyze classroom discursive interactions, supporting that enunciating is arguing since Bakhtin’s theory. Classrooms are understood as spaces where teachers work in order that students develop and appropriate formal discourses related to different knowledge areas. Relevant bakhtinian categories to our discussion are enunciation, dialogism, discourse genders, authority word/internally persuasive word and social languages. We understand that focusing in argumentative aspects of the teaching-learning process, the discursive move of knowledge construction’s process may arise. Keywords: Discourse. Argumentation. Bakhtin. Classroom interactions
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