O funcionamento das perguntas semirretóricas de construção in situ no discurso de sala de aula
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/516 |
Resumo: | Neste estudo, seguindo a perspectiva textual-interativa, pretendo mostrar que as construções in situ na função de semirretóricas exercem atividades tópicas e interativas no discurso de sala de aula. As perguntas, quanto ao funcionamento discursivo, seguem uma trajetória de gramaticalização: plena, F1 pergunta e F2 responde; semirretórica, F1 pergunta e F1 responde, e retórica F1 pergunta. Por sua multifuncionalidade, as perguntas exercem grande importância na estruturação do discurso, uma vez que servem para introduzir, mudar, retomar e desenvolver o tópico discursivo. Perguntas semirretóricas e retóricas exercem, primordialmente, funções de desenvolvimento tópico pelo fato de o locutor não esperar a resposta do ouvinte. Foi verificado, em dados de sala de aula, analisados por métodos qualitativo e quantitativo, os quais são tomados, nesta pesquisa, como complementares, que as perguntas semirretóricas, quanto ao funcionamento discursivo nas construções in situ, funcionam como estratégias interativas e de sequenciamento tópico do professor em relação ao aluno. |
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Neste estudo, seguindo a perspectiva textual-interativa, pretendo mostrar que as construções in situ na função de semirretóricas exercem atividades tópicas e interativas no discurso de sala de aula. As perguntas, quanto ao funcionamento discursivo, seguem uma trajetória de gramaticalização: plena, F1 pergunta e F2 responde; semirretórica, F1 pergunta e F1 responde, e retórica F1 pergunta. Por sua multifuncionalidade, as perguntas exercem grande importância na estruturação do discurso, uma vez que servem para introduzir, mudar, retomar e desenvolver o tópico discursivo. Perguntas semirretóricas e retóricas exercem, primordialmente, funções de desenvolvimento tópico pelo fato de o locutor não esperar a resposta do ouvinte. Foi verificado, em dados de sala de aula, analisados por métodos qualitativo e quantitativo, os quais são tomados, nesta pesquisa, como complementares, que as perguntas semirretóricas, quanto ao funcionamento discursivo nas construções in situ, funcionam como estratégias interativas e de sequenciamento tópico do professor em relação ao aluno. |
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