Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shiroma,Eneida Oto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lima Filho,Domingos Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300007
Resumo: O direito à educação não se realiza para grande parcela da população brasileira que não concluiu a educação básica. Três metas do PNE 2011-2020 focam a escolarização de jovens e adultos integrada à educação profissional. O objetivo deste artigo é analisar as especificidades do trabalho docente nesta modalidade. A revisão da literatura sobre a implantação do proeja permite elencar problemas centrais como a falta de formação docente, financiamento, precariedade nos vínculos e condições de trabalho docente. Pesquisando a especificidade da organização do trabalho pedagógico no proeja, constatamos a existência de tempos que não se conjugam para os professores deste Programa e as difíceis condições de trabalho dos docentes temporários e vulneráveis, marcas da precarização e das contradições da política pública.
id CEDES-1_8e12b29f755d6cdc8d0dc49b3c0e1f12
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302011000300007
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJATrabalho docenteEducação profissional e tecnológicaproejaO direito à educação não se realiza para grande parcela da população brasileira que não concluiu a educação básica. Três metas do PNE 2011-2020 focam a escolarização de jovens e adultos integrada à educação profissional. O objetivo deste artigo é analisar as especificidades do trabalho docente nesta modalidade. A revisão da literatura sobre a implantação do proeja permite elencar problemas centrais como a falta de formação docente, financiamento, precariedade nos vínculos e condições de trabalho docente. Pesquisando a especificidade da organização do trabalho pedagógico no proeja, constatamos a existência de tempos que não se conjugam para os professores deste Programa e as difíceis condições de trabalho dos docentes temporários e vulneráveis, marcas da precarização e das contradições da política pública.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300007Educação & Sociedade v.32 n.116 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000300007info:eu-repo/semantics/openAccessShiroma,Eneida OtoLima Filho,Domingos Leitepor2011-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000300007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-11-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA
title Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA
spellingShingle Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA
Shiroma,Eneida Oto
Trabalho docente
Educação profissional e tecnológica
proeja
title_short Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA
title_full Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA
title_fullStr Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA
title_full_unstemmed Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA
title_sort Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA
author Shiroma,Eneida Oto
author_facet Shiroma,Eneida Oto
Lima Filho,Domingos Leite
author_role author
author2 Lima Filho,Domingos Leite
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shiroma,Eneida Oto
Lima Filho,Domingos Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Educação profissional e tecnológica
proeja
topic Trabalho docente
Educação profissional e tecnológica
proeja
description O direito à educação não se realiza para grande parcela da população brasileira que não concluiu a educação básica. Três metas do PNE 2011-2020 focam a escolarização de jovens e adultos integrada à educação profissional. O objetivo deste artigo é analisar as especificidades do trabalho docente nesta modalidade. A revisão da literatura sobre a implantação do proeja permite elencar problemas centrais como a falta de formação docente, financiamento, precariedade nos vínculos e condições de trabalho docente. Pesquisando a especificidade da organização do trabalho pedagógico no proeja, constatamos a existência de tempos que não se conjugam para os professores deste Programa e as difíceis condições de trabalho dos docentes temporários e vulneráveis, marcas da precarização e das contradições da política pública.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302011000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.32 n.116 2011
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555167342592