Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300007 |
Resumo: | O direito à educação não se realiza para grande parcela da população brasileira que não concluiu a educação básica. Três metas do PNE 2011-2020 focam a escolarização de jovens e adultos integrada à educação profissional. O objetivo deste artigo é analisar as especificidades do trabalho docente nesta modalidade. A revisão da literatura sobre a implantação do proeja permite elencar problemas centrais como a falta de formação docente, financiamento, precariedade nos vínculos e condições de trabalho docente. Pesquisando a especificidade da organização do trabalho pedagógico no proeja, constatamos a existência de tempos que não se conjugam para os professores deste Programa e as difíceis condições de trabalho dos docentes temporários e vulneráveis, marcas da precarização e das contradições da política pública. |
id |
CEDES-1_8e12b29f755d6cdc8d0dc49b3c0e1f12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302011000300007 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJATrabalho docenteEducação profissional e tecnológicaproejaO direito à educação não se realiza para grande parcela da população brasileira que não concluiu a educação básica. Três metas do PNE 2011-2020 focam a escolarização de jovens e adultos integrada à educação profissional. O objetivo deste artigo é analisar as especificidades do trabalho docente nesta modalidade. A revisão da literatura sobre a implantação do proeja permite elencar problemas centrais como a falta de formação docente, financiamento, precariedade nos vínculos e condições de trabalho docente. Pesquisando a especificidade da organização do trabalho pedagógico no proeja, constatamos a existência de tempos que não se conjugam para os professores deste Programa e as difíceis condições de trabalho dos docentes temporários e vulneráveis, marcas da precarização e das contradições da política pública.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300007Educação & Sociedade v.32 n.116 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000300007info:eu-repo/semantics/openAccessShiroma,Eneida OtoLima Filho,Domingos Leitepor2011-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000300007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-11-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA |
title |
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA |
spellingShingle |
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA Shiroma,Eneida Oto Trabalho docente Educação profissional e tecnológica proeja |
title_short |
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA |
title_full |
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA |
title_fullStr |
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA |
title_sort |
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA |
author |
Shiroma,Eneida Oto |
author_facet |
Shiroma,Eneida Oto Lima Filho,Domingos Leite |
author_role |
author |
author2 |
Lima Filho,Domingos Leite |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shiroma,Eneida Oto Lima Filho,Domingos Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Educação profissional e tecnológica proeja |
topic |
Trabalho docente Educação profissional e tecnológica proeja |
description |
O direito à educação não se realiza para grande parcela da população brasileira que não concluiu a educação básica. Três metas do PNE 2011-2020 focam a escolarização de jovens e adultos integrada à educação profissional. O objetivo deste artigo é analisar as especificidades do trabalho docente nesta modalidade. A revisão da literatura sobre a implantação do proeja permite elencar problemas centrais como a falta de formação docente, financiamento, precariedade nos vínculos e condições de trabalho docente. Pesquisando a especificidade da organização do trabalho pedagógico no proeja, constatamos a existência de tempos que não se conjugam para os professores deste Programa e as difíceis condições de trabalho dos docentes temporários e vulneráveis, marcas da precarização e das contradições da política pública. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302011000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.32 n.116 2011 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555167342592 |