NOVOS CAMINHOS PARA A SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E ACCOUNTABILITY DIGITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100906 |
Resumo: | RESUMO O artigo começa por abordar a sociologia digital e descrever algumas expressões do capitalismo atual, para depois situar a emergência de uma accountability digital. É tida em conta a realidade de alguns sistemas educativos em relação ao impacto das plataformas e à urgência de discutir como o seu uso está a ser, ou pode ser, relacionado com a problemática da accountability. Considerando que a dataficação não é neutra, nem ética nem politicamente, ressalta-se a necessidade de garantir processos de coleta e tratamento de dados que sejam viáveis em termos de transparência e democraticamente escrutináveis, evitando que questões importantes em educação sejam deixadas à ação (ou decisão) dos algoritmos e plataformas digitais como instrumentos, cada vez mais poderosos, de administração e gestão. |
id |
CEDES-1_981236cdab181094a9e568a2ae5527b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302021000100906 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
NOVOS CAMINHOS PARA A SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E ACCOUNTABILITY DIGITALSociologiaCapitalismoTecnologias em educaçãoAccountability digitalRESUMO O artigo começa por abordar a sociologia digital e descrever algumas expressões do capitalismo atual, para depois situar a emergência de uma accountability digital. É tida em conta a realidade de alguns sistemas educativos em relação ao impacto das plataformas e à urgência de discutir como o seu uso está a ser, ou pode ser, relacionado com a problemática da accountability. Considerando que a dataficação não é neutra, nem ética nem politicamente, ressalta-se a necessidade de garantir processos de coleta e tratamento de dados que sejam viáveis em termos de transparência e democraticamente escrutináveis, evitando que questões importantes em educação sejam deixadas à ação (ou decisão) dos algoritmos e plataformas digitais como instrumentos, cada vez mais poderosos, de administração e gestão.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100906Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.250099info:eu-repo/semantics/openAccessAfonso,Almerindo Janelapor2021-08-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000100906Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-08-12T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOVOS CAMINHOS PARA A SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E ACCOUNTABILITY DIGITAL |
title |
NOVOS CAMINHOS PARA A SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E ACCOUNTABILITY DIGITAL |
spellingShingle |
NOVOS CAMINHOS PARA A SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E ACCOUNTABILITY DIGITAL Afonso,Almerindo Janela Sociologia Capitalismo Tecnologias em educação Accountability digital |
title_short |
NOVOS CAMINHOS PARA A SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E ACCOUNTABILITY DIGITAL |
title_full |
NOVOS CAMINHOS PARA A SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E ACCOUNTABILITY DIGITAL |
title_fullStr |
NOVOS CAMINHOS PARA A SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E ACCOUNTABILITY DIGITAL |
title_full_unstemmed |
NOVOS CAMINHOS PARA A SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E ACCOUNTABILITY DIGITAL |
title_sort |
NOVOS CAMINHOS PARA A SOCIOLOGIA: TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO E ACCOUNTABILITY DIGITAL |
author |
Afonso,Almerindo Janela |
author_facet |
Afonso,Almerindo Janela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso,Almerindo Janela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Capitalismo Tecnologias em educação Accountability digital |
topic |
Sociologia Capitalismo Tecnologias em educação Accountability digital |
description |
RESUMO O artigo começa por abordar a sociologia digital e descrever algumas expressões do capitalismo atual, para depois situar a emergência de uma accountability digital. É tida em conta a realidade de alguns sistemas educativos em relação ao impacto das plataformas e à urgência de discutir como o seu uso está a ser, ou pode ser, relacionado com a problemática da accountability. Considerando que a dataficação não é neutra, nem ética nem politicamente, ressalta-se a necessidade de garantir processos de coleta e tratamento de dados que sejam viáveis em termos de transparência e democraticamente escrutináveis, evitando que questões importantes em educação sejam deixadas à ação (ou decisão) dos algoritmos e plataformas digitais como instrumentos, cada vez mais poderosos, de administração e gestão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100906 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.250099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.42 2021 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557405003776 |