O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karsenti,Thierry
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Villeneuve,Stéphane, Raby,Carole
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300011
Resumo: Será que os docentes que estão sendo formados no Quebec estão prontos para integrar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) num contexto escolar? Para responder a essa pergunta, uma pesquisa foi realizada junto a 2.065 futuros professores, 410 professores associados e 90 supervisores de estágio, oriundos das nove universidades francófonas que oferecem um programa de formação inicial de professores no Quebec (Canadá). Os resultados mostram que os futuros professores têm acesso aos equipamentos necessários para se familiarizar com as TIC e dominam bem as ferramentas tecnológicas básicas. Nossos dados também revelam que as usam, regular e criticamente, para planejar, comunicar, buscar informações, preparar materiais pedagógicos, resolver problemas ou se aprimorar no plano profissional. Apesar desse retrato muito promissor, nossos resultados também indicam que uma proporção muito pequena de futuros professores usa essas tecnologias em sala de aula. Nossa conclusão apresenta algumas recomendações.
id CEDES-1_98865a4e66fd7c306d51025647cbfccf
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302008000300011
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no QuebecTecnologias da informação e da comunicação (TIC)DocentesCompetênciasFormaçãoComputadorTecnologiasFormação inicialAprimoramento professionalSerá que os docentes que estão sendo formados no Quebec estão prontos para integrar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) num contexto escolar? Para responder a essa pergunta, uma pesquisa foi realizada junto a 2.065 futuros professores, 410 professores associados e 90 supervisores de estágio, oriundos das nove universidades francófonas que oferecem um programa de formação inicial de professores no Quebec (Canadá). Os resultados mostram que os futuros professores têm acesso aos equipamentos necessários para se familiarizar com as TIC e dominam bem as ferramentas tecnológicas básicas. Nossos dados também revelam que as usam, regular e criticamente, para planejar, comunicar, buscar informações, preparar materiais pedagógicos, resolver problemas ou se aprimorar no plano profissional. Apesar desse retrato muito promissor, nossos resultados também indicam que uma proporção muito pequena de futuros professores usa essas tecnologias em sala de aula. Nossa conclusão apresenta algumas recomendações.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300011Educação & Sociedade v.29 n.104 2008reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302008000300011info:eu-repo/semantics/openAccessKarsenti,ThierryVilleneuve,StéphaneRaby,Carolepor2009-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302008000300011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-03-31T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec
title O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec
spellingShingle O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec
Karsenti,Thierry
Tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
Docentes
Competências
Formação
Computador
Tecnologias
Formação inicial
Aprimoramento professional
title_short O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec
title_full O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec
title_fullStr O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec
title_full_unstemmed O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec
title_sort O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec
author Karsenti,Thierry
author_facet Karsenti,Thierry
Villeneuve,Stéphane
Raby,Carole
author_role author
author2 Villeneuve,Stéphane
Raby,Carole
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karsenti,Thierry
Villeneuve,Stéphane
Raby,Carole
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
Docentes
Competências
Formação
Computador
Tecnologias
Formação inicial
Aprimoramento professional
topic Tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
Docentes
Competências
Formação
Computador
Tecnologias
Formação inicial
Aprimoramento professional
description Será que os docentes que estão sendo formados no Quebec estão prontos para integrar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) num contexto escolar? Para responder a essa pergunta, uma pesquisa foi realizada junto a 2.065 futuros professores, 410 professores associados e 90 supervisores de estágio, oriundos das nove universidades francófonas que oferecem um programa de formação inicial de professores no Quebec (Canadá). Os resultados mostram que os futuros professores têm acesso aos equipamentos necessários para se familiarizar com as TIC e dominam bem as ferramentas tecnológicas básicas. Nossos dados também revelam que as usam, regular e criticamente, para planejar, comunicar, buscar informações, preparar materiais pedagógicos, resolver problemas ou se aprimorar no plano profissional. Apesar desse retrato muito promissor, nossos resultados também indicam que uma proporção muito pequena de futuros professores usa essas tecnologias em sala de aula. Nossa conclusão apresenta algumas recomendações.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302008000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.29 n.104 2008
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554493108224