O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300011 |
Resumo: | Será que os docentes que estão sendo formados no Quebec estão prontos para integrar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) num contexto escolar? Para responder a essa pergunta, uma pesquisa foi realizada junto a 2.065 futuros professores, 410 professores associados e 90 supervisores de estágio, oriundos das nove universidades francófonas que oferecem um programa de formação inicial de professores no Quebec (Canadá). Os resultados mostram que os futuros professores têm acesso aos equipamentos necessários para se familiarizar com as TIC e dominam bem as ferramentas tecnológicas básicas. Nossos dados também revelam que as usam, regular e criticamente, para planejar, comunicar, buscar informações, preparar materiais pedagógicos, resolver problemas ou se aprimorar no plano profissional. Apesar desse retrato muito promissor, nossos resultados também indicam que uma proporção muito pequena de futuros professores usa essas tecnologias em sala de aula. Nossa conclusão apresenta algumas recomendações. |
id |
CEDES-1_98865a4e66fd7c306d51025647cbfccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302008000300011 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no QuebecTecnologias da informação e da comunicação (TIC)DocentesCompetênciasFormaçãoComputadorTecnologiasFormação inicialAprimoramento professionalSerá que os docentes que estão sendo formados no Quebec estão prontos para integrar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) num contexto escolar? Para responder a essa pergunta, uma pesquisa foi realizada junto a 2.065 futuros professores, 410 professores associados e 90 supervisores de estágio, oriundos das nove universidades francófonas que oferecem um programa de formação inicial de professores no Quebec (Canadá). Os resultados mostram que os futuros professores têm acesso aos equipamentos necessários para se familiarizar com as TIC e dominam bem as ferramentas tecnológicas básicas. Nossos dados também revelam que as usam, regular e criticamente, para planejar, comunicar, buscar informações, preparar materiais pedagógicos, resolver problemas ou se aprimorar no plano profissional. Apesar desse retrato muito promissor, nossos resultados também indicam que uma proporção muito pequena de futuros professores usa essas tecnologias em sala de aula. Nossa conclusão apresenta algumas recomendações.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300011Educação & Sociedade v.29 n.104 2008reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302008000300011info:eu-repo/semantics/openAccessKarsenti,ThierryVilleneuve,StéphaneRaby,Carolepor2009-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302008000300011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-03-31T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec |
title |
O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec |
spellingShingle |
O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec Karsenti,Thierry Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Docentes Competências Formação Computador Tecnologias Formação inicial Aprimoramento professional |
title_short |
O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec |
title_full |
O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec |
title_fullStr |
O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec |
title_full_unstemmed |
O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec |
title_sort |
O uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação na formação dos futuros docentes no Quebec |
author |
Karsenti,Thierry |
author_facet |
Karsenti,Thierry Villeneuve,Stéphane Raby,Carole |
author_role |
author |
author2 |
Villeneuve,Stéphane Raby,Carole |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karsenti,Thierry Villeneuve,Stéphane Raby,Carole |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Docentes Competências Formação Computador Tecnologias Formação inicial Aprimoramento professional |
topic |
Tecnologias da informação e da comunicação (TIC) Docentes Competências Formação Computador Tecnologias Formação inicial Aprimoramento professional |
description |
Será que os docentes que estão sendo formados no Quebec estão prontos para integrar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) num contexto escolar? Para responder a essa pergunta, uma pesquisa foi realizada junto a 2.065 futuros professores, 410 professores associados e 90 supervisores de estágio, oriundos das nove universidades francófonas que oferecem um programa de formação inicial de professores no Quebec (Canadá). Os resultados mostram que os futuros professores têm acesso aos equipamentos necessários para se familiarizar com as TIC e dominam bem as ferramentas tecnológicas básicas. Nossos dados também revelam que as usam, regular e criticamente, para planejar, comunicar, buscar informações, preparar materiais pedagógicos, resolver problemas ou se aprimorar no plano profissional. Apesar desse retrato muito promissor, nossos resultados também indicam que uma proporção muito pequena de futuros professores usa essas tecnologias em sala de aula. Nossa conclusão apresenta algumas recomendações. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302008000300011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.29 n.104 2008 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554493108224 |