Tecnologia e políticas educacionais: desafios e contribuições das tecnologia da informação e comunicação em escolas estaduais da cidade de Itaperuna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Valquiria Oscar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto livre
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16719
Resumo: RESUMO:O uso das tecnologias nas escolas tem seu marco no final do século XX e principalmente amplia-se no século XXI. Com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser presença indispensável no cotidiano, e nessa conjuntura vem agregando novas formas de mediações sociais, revolucionando a comunicabilidade, trazendo em evidencia diferentes formas de comunicação e interação entre as pessoas. Este trabalho discute a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educativo, considerando as políticas públicas responsáveis pela sua inserção nas escolas, como também a visão que os educadores possuem sobre elas e os obstáculos por eles enfrentados na utilização prática das TIC. A revisão bibliográfica sobre o tema deu suporte aos dados construídos a partir das entrevistas realizadas com três professoras de escolas estaduais da cidade de Itaperuna. As entrevistas foram baseadas na problemática de como os docentes têm visto a chegada das TIC no ambiente escolar e o que têm feito para incorporá-la em benefício da educação. Através das entrevistas e levantamento bibliográfico foi possível constatar que, com o auxilio das TIC, a escola consegue ensinar o que significa viver imerso numa comunidade de conhecimento compartilhado. Consegue, ainda, educar para o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho e práticas sociais, como descreve a LDB. No entanto, apesar das contribuições nos aspectos sociais e de aprendizado possibilitadas aos educandos, foram observados, ainda, obstáculos substanciais que atravancam o alcance do êxito na utilização das TIC na escola. A deficitária formação docente e aspectos infraestruturais das instituições são alguns desses empecilhos.PALAVRAS-CHAVE: tecnologia; TIC; escola; formação docente; infraestrutura.  ABSTRACT: The use of technology in schools made its mark at the end of the XX century and mainly expands in the XXI century. With the advance of globalization, technology has become indispensable presence in daily life and at this juncture has been adding new forms of social mediation, revolutionizing the communicability, bringing in evidence different ways of communication and interaction among people. This work discusses about the importance of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational context, considering the public policies, responsible for their integration in schools, as well as the vision that educators have about them and obstacles they face in the practical use of ICT. The literature review about the theme gave support to data constructed from interviews with three teachers of state schools in Itaperuna. The interviews were based on the issue of how teachers have seen the advent of Information and Communication Technology in the school environment and what they have done to incorporate it for the benefit of education. Through interviews and literature review it was found that with the help of the ICT, the school can teach what it means to live immersed in a shared knowledge community. The school can also educate for citizenship exercise, qualification for work and social practices, as described in the LDB. However, despite the contributions in social spects and learning enabled to the students, we also observed substantial obstacles that clutter the scope of success in the use of ICT in school. The deficit teacher training and infrastructural aspects of the institutions are some of the obstacles.KEYWORDS: technology; ICT; school; teacher training; infrastructure.
id UFMG-9_97c4ea23681bba29a0a189d2eb692394
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/16719
network_acronym_str UFMG-9
network_name_str Texto livre
repository_id_str
spelling Tecnologia e políticas educacionais: desafios e contribuições das tecnologia da informação e comunicação em escolas estaduais da cidade de ItaperunatecnologiaTICescolaformação docenteinfraestrutura.RESUMO:O uso das tecnologias nas escolas tem seu marco no final do século XX e principalmente amplia-se no século XXI. Com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser presença indispensável no cotidiano, e nessa conjuntura vem agregando novas formas de mediações sociais, revolucionando a comunicabilidade, trazendo em evidencia diferentes formas de comunicação e interação entre as pessoas. Este trabalho discute a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educativo, considerando as políticas públicas responsáveis pela sua inserção nas escolas, como também a visão que os educadores possuem sobre elas e os obstáculos por eles enfrentados na utilização prática das TIC. A revisão bibliográfica sobre o tema deu suporte aos dados construídos a partir das entrevistas realizadas com três professoras de escolas estaduais da cidade de Itaperuna. As entrevistas foram baseadas na problemática de como os docentes têm visto a chegada das TIC no ambiente escolar e o que têm feito para incorporá-la em benefício da educação. Através das entrevistas e levantamento bibliográfico foi possível constatar que, com o auxilio das TIC, a escola consegue ensinar o que significa viver imerso numa comunidade de conhecimento compartilhado. Consegue, ainda, educar para o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho e práticas sociais, como descreve a LDB. No entanto, apesar das contribuições nos aspectos sociais e de aprendizado possibilitadas aos educandos, foram observados, ainda, obstáculos substanciais que atravancam o alcance do êxito na utilização das TIC na escola. A deficitária formação docente e aspectos infraestruturais das instituições são alguns desses empecilhos.PALAVRAS-CHAVE: tecnologia; TIC; escola; formação docente; infraestrutura.  ABSTRACT: The use of technology in schools made its mark at the end of the XX century and mainly expands in the XXI century. With the advance of globalization, technology has become indispensable presence in daily life and at this juncture has been adding new forms of social mediation, revolutionizing the communicability, bringing in evidence different ways of communication and interaction among people. This work discusses about the importance of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational context, considering the public policies, responsible for their integration in schools, as well as the vision that educators have about them and obstacles they face in the practical use of ICT. The literature review about the theme gave support to data constructed from interviews with three teachers of state schools in Itaperuna. The interviews were based on the issue of how teachers have seen the advent of Information and Communication Technology in the school environment and what they have done to incorporate it for the benefit of education. Through interviews and literature review it was found that with the help of the ICT, the school can teach what it means to live immersed in a shared knowledge community. The school can also educate for citizenship exercise, qualification for work and social practices, as described in the LDB. However, despite the contributions in social spects and learning enabled to the students, we also observed substantial obstacles that clutter the scope of success in the use of ICT in school. The deficit teacher training and infrastructural aspects of the institutions are some of the obstacles.KEYWORDS: technology; ICT; school; teacher training; infrastructure.Universidade Federal de Minas Gerais2016-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1671910.17851/1983-3652.9.1.140-159Texto Livre; Vol. 9 No. 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 140-159Texto Livre; Vol. 9 Núm. 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 140-159Texto Livre; Vol. 9 No 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 140-159Texto Livre; v. 9 n. 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 140-1591983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16719/13476https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16719/26108https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16719/26109https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16719/26110Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Valquiria Oscar2021-03-19T13:49:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16719Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-03-19T13:49:20Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e políticas educacionais: desafios e contribuições das tecnologia da informação e comunicação em escolas estaduais da cidade de Itaperuna
title Tecnologia e políticas educacionais: desafios e contribuições das tecnologia da informação e comunicação em escolas estaduais da cidade de Itaperuna
spellingShingle Tecnologia e políticas educacionais: desafios e contribuições das tecnologia da informação e comunicação em escolas estaduais da cidade de Itaperuna
Teixeira, Valquiria Oscar
tecnologia
TIC
escola
formação docente
infraestrutura.
title_short Tecnologia e políticas educacionais: desafios e contribuições das tecnologia da informação e comunicação em escolas estaduais da cidade de Itaperuna
title_full Tecnologia e políticas educacionais: desafios e contribuições das tecnologia da informação e comunicação em escolas estaduais da cidade de Itaperuna
title_fullStr Tecnologia e políticas educacionais: desafios e contribuições das tecnologia da informação e comunicação em escolas estaduais da cidade de Itaperuna
title_full_unstemmed Tecnologia e políticas educacionais: desafios e contribuições das tecnologia da informação e comunicação em escolas estaduais da cidade de Itaperuna
title_sort Tecnologia e políticas educacionais: desafios e contribuições das tecnologia da informação e comunicação em escolas estaduais da cidade de Itaperuna
author Teixeira, Valquiria Oscar
author_facet Teixeira, Valquiria Oscar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Valquiria Oscar
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia
TIC
escola
formação docente
infraestrutura.
topic tecnologia
TIC
escola
formação docente
infraestrutura.
description RESUMO:O uso das tecnologias nas escolas tem seu marco no final do século XX e principalmente amplia-se no século XXI. Com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser presença indispensável no cotidiano, e nessa conjuntura vem agregando novas formas de mediações sociais, revolucionando a comunicabilidade, trazendo em evidencia diferentes formas de comunicação e interação entre as pessoas. Este trabalho discute a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educativo, considerando as políticas públicas responsáveis pela sua inserção nas escolas, como também a visão que os educadores possuem sobre elas e os obstáculos por eles enfrentados na utilização prática das TIC. A revisão bibliográfica sobre o tema deu suporte aos dados construídos a partir das entrevistas realizadas com três professoras de escolas estaduais da cidade de Itaperuna. As entrevistas foram baseadas na problemática de como os docentes têm visto a chegada das TIC no ambiente escolar e o que têm feito para incorporá-la em benefício da educação. Através das entrevistas e levantamento bibliográfico foi possível constatar que, com o auxilio das TIC, a escola consegue ensinar o que significa viver imerso numa comunidade de conhecimento compartilhado. Consegue, ainda, educar para o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho e práticas sociais, como descreve a LDB. No entanto, apesar das contribuições nos aspectos sociais e de aprendizado possibilitadas aos educandos, foram observados, ainda, obstáculos substanciais que atravancam o alcance do êxito na utilização das TIC na escola. A deficitária formação docente e aspectos infraestruturais das instituições são alguns desses empecilhos.PALAVRAS-CHAVE: tecnologia; TIC; escola; formação docente; infraestrutura.  ABSTRACT: The use of technology in schools made its mark at the end of the XX century and mainly expands in the XXI century. With the advance of globalization, technology has become indispensable presence in daily life and at this juncture has been adding new forms of social mediation, revolutionizing the communicability, bringing in evidence different ways of communication and interaction among people. This work discusses about the importance of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational context, considering the public policies, responsible for their integration in schools, as well as the vision that educators have about them and obstacles they face in the practical use of ICT. The literature review about the theme gave support to data constructed from interviews with three teachers of state schools in Itaperuna. The interviews were based on the issue of how teachers have seen the advent of Information and Communication Technology in the school environment and what they have done to incorporate it for the benefit of education. Through interviews and literature review it was found that with the help of the ICT, the school can teach what it means to live immersed in a shared knowledge community. The school can also educate for citizenship exercise, qualification for work and social practices, as described in the LDB. However, despite the contributions in social spects and learning enabled to the students, we also observed substantial obstacles that clutter the scope of success in the use of ICT in school. The deficit teacher training and infrastructural aspects of the institutions are some of the obstacles.KEYWORDS: technology; ICT; school; teacher training; infrastructure.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16719
10.17851/1983-3652.9.1.140-159
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16719
identifier_str_mv 10.17851/1983-3652.9.1.140-159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16719/13476
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16719/26108
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16719/26109
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16719/26110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Texto Livre; Vol. 9 No. 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 140-159
Texto Livre; Vol. 9 Núm. 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 140-159
Texto Livre; Vol. 9 No 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 140-159
Texto Livre; v. 9 n. 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 140-159
1983-3652
reponame:Texto livre
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Texto livre
collection Texto livre
repository.name.fl_str_mv Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistatextolivre@letras.ufmg.br
_version_ 1799711142211223552