Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/234 |
Resumo: | O presente artigo analisa a experiência da Faculdade de Educação da UEMG de Belo Horizonte na implantação de uma proposta de formação de professores e gestores da educação básica, no contexto da inclusão do debate sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em seu curso de Pedagogia. Nesse sentido, são discutidas as ações desenvolvidas pela instituição nos campos do ensino, pesquisa e extensão, em que se destacam os processos de reformulação curricular, a aquisição de infraestrutura tecnológica e a criação de um núcleo de estudos e pesquisas que se notabilizou por ser o ponto culminante do desenvolvimento de uma política efetiva para as áreas de Educação, Comunicação e Tecnologia na faculdade. |
id |
UEMG-2_b0c1b5e681a9f7f5de956ad37f94ed9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/234 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhasPedagogiaformação docenteTIC.O presente artigo analisa a experiência da Faculdade de Educação da UEMG de Belo Horizonte na implantação de uma proposta de formação de professores e gestores da educação básica, no contexto da inclusão do debate sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em seu curso de Pedagogia. Nesse sentido, são discutidas as ações desenvolvidas pela instituição nos campos do ensino, pesquisa e extensão, em que se destacam os processos de reformulação curricular, a aquisição de infraestrutura tecnológica e a criação de um núcleo de estudos e pesquisas que se notabilizou por ser o ponto culminante do desenvolvimento de uma política efetiva para as áreas de Educação, Comunicação e Tecnologia na faculdade.EDUEMG2012-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/23410.24934/eef.v14i18.234Educação em Foco; Vol. 14 No. 18 (2011): Educação em Foco; 123-148Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 18 (2011): Educação em Foco; 123-148Educação em Foco; v. 14 n. 18 (2011): Educação em Foco; 123-1482317-00931519-332210.24934/eef.v14i18reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/234/204Abras, Santuzada Silva, Cleder Tadeu AntãoZenha, LucianaCarvalho, Alecirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/234Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas |
title |
Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas |
spellingShingle |
Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas Abras, Santuza Pedagogia formação docente TIC. |
title_short |
Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas |
title_full |
Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas |
title_fullStr |
Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas |
title_sort |
Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas |
author |
Abras, Santuza |
author_facet |
Abras, Santuza da Silva, Cleder Tadeu Antão Zenha, Luciana Carvalho, Alecir |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Cleder Tadeu Antão Zenha, Luciana Carvalho, Alecir |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abras, Santuza da Silva, Cleder Tadeu Antão Zenha, Luciana Carvalho, Alecir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia formação docente TIC. |
topic |
Pedagogia formação docente TIC. |
description |
O presente artigo analisa a experiência da Faculdade de Educação da UEMG de Belo Horizonte na implantação de uma proposta de formação de professores e gestores da educação básica, no contexto da inclusão do debate sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em seu curso de Pedagogia. Nesse sentido, são discutidas as ações desenvolvidas pela instituição nos campos do ensino, pesquisa e extensão, em que se destacam os processos de reformulação curricular, a aquisição de infraestrutura tecnológica e a criação de um núcleo de estudos e pesquisas que se notabilizou por ser o ponto culminante do desenvolvimento de uma política efetiva para as áreas de Educação, Comunicação e Tecnologia na faculdade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/234 10.24934/eef.v14i18.234 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/234 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v14i18.234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/234/204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 14 No. 18 (2011): Educação em Foco; 123-148 Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 18 (2011): Educação em Foco; 123-148 Educação em Foco; v. 14 n. 18 (2011): Educação em Foco; 123-148 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v14i18 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468521725952 |