Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abras, Santuza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: da Silva, Cleder Tadeu Antão, Zenha, Luciana, Carvalho, Alecir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/234
Resumo: O presente artigo analisa a experiência da Faculdade de Educação da UEMG de Belo Horizonte na implantação de uma proposta de formação de professores e gestores da educação básica, no contexto da inclusão do debate sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em seu curso de Pedagogia. Nesse sentido, são discutidas as ações desenvolvidas pela instituição nos campos do ensino, pesquisa e extensão, em que se destacam os processos de reformulação curricular, a aquisição de infraestrutura tecnológica e a criação de um núcleo de estudos e pesquisas que se notabilizou por ser o ponto culminante do desenvolvimento de uma política efetiva para as áreas de Educação, Comunicação e Tecnologia na faculdade.
id UEMG-2_b0c1b5e681a9f7f5de956ad37f94ed9c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/234
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhasPedagogiaformação docenteTIC.O presente artigo analisa a experiência da Faculdade de Educação da UEMG de Belo Horizonte na implantação de uma proposta de formação de professores e gestores da educação básica, no contexto da inclusão do debate sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em seu curso de Pedagogia. Nesse sentido, são discutidas as ações desenvolvidas pela instituição nos campos do ensino, pesquisa e extensão, em que se destacam os processos de reformulação curricular, a aquisição de infraestrutura tecnológica e a criação de um núcleo de estudos e pesquisas que se notabilizou por ser o ponto culminante do desenvolvimento de uma política efetiva para as áreas de Educação, Comunicação e Tecnologia na faculdade.EDUEMG2012-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/23410.24934/eef.v14i18.234Educação em Foco; Vol. 14 No. 18 (2011): Educação em Foco; 123-148Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 18 (2011): Educação em Foco; 123-148Educação em Foco; v. 14 n. 18 (2011): Educação em Foco; 123-1482317-00931519-332210.24934/eef.v14i18reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/234/204Abras, Santuzada Silva, Cleder Tadeu AntãoZenha, LucianaCarvalho, Alecirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/234Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas
title Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas
spellingShingle Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas
Abras, Santuza
Pedagogia
formação docente
TIC.
title_short Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas
title_full Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas
title_fullStr Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas
title_full_unstemmed Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas
title_sort Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas
author Abras, Santuza
author_facet Abras, Santuza
da Silva, Cleder Tadeu Antão
Zenha, Luciana
Carvalho, Alecir
author_role author
author2 da Silva, Cleder Tadeu Antão
Zenha, Luciana
Carvalho, Alecir
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abras, Santuza
da Silva, Cleder Tadeu Antão
Zenha, Luciana
Carvalho, Alecir
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
formação docente
TIC.
topic Pedagogia
formação docente
TIC.
description O presente artigo analisa a experiência da Faculdade de Educação da UEMG de Belo Horizonte na implantação de uma proposta de formação de professores e gestores da educação básica, no contexto da inclusão do debate sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em seu curso de Pedagogia. Nesse sentido, são discutidas as ações desenvolvidas pela instituição nos campos do ensino, pesquisa e extensão, em que se destacam os processos de reformulação curricular, a aquisição de infraestrutura tecnológica e a criação de um núcleo de estudos e pesquisas que se notabilizou por ser o ponto culminante do desenvolvimento de uma política efetiva para as áreas de Educação, Comunicação e Tecnologia na faculdade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/234
10.24934/eef.v14i18.234
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/234
identifier_str_mv 10.24934/eef.v14i18.234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/234/204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 14 No. 18 (2011): Educação em Foco; 123-148
Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 18 (2011): Educação em Foco; 123-148
Educação em Foco; v. 14 n. 18 (2011): Educação em Foco; 123-148
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v14i18
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468521725952