Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tardif,Maurice
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Raymond,Danielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400013
Resumo: Este texto trata das relações entre o tempo, o trabalho e a aprendizagem dos saberes profissionais dos professores que atuam no ensino primário e secundário, isto é, dos saberes mobilizados e empregados na prática cotidiana, saberes esses que dela se originam e que servem para dar sentido às situações de trabalho que lhes são próprias. Este texto está dividido em três partes: inicialmente, mostraremos em que o estudo dessas relações pode ser pertinente para melhor compreender a natureza dos saberes profissionais dos professores. Em seguida, estudaremos como essas relações se expressam nos fenômenos da história da vida, da aprendizagem pré-profissional do trabalho e da carreira dos professores. Finalmente, proporemos uma reflexão e pistas teóricas sobre as diversas relações entre o tempo e os saberes profissionais.
id CEDES-1_a3b8579da0ca3926e1cdfcbdf798b77c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302000000400013
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistérioProfessoresmagistériotemposaberestrabalho docenteEste texto trata das relações entre o tempo, o trabalho e a aprendizagem dos saberes profissionais dos professores que atuam no ensino primário e secundário, isto é, dos saberes mobilizados e empregados na prática cotidiana, saberes esses que dela se originam e que servem para dar sentido às situações de trabalho que lhes são próprias. Este texto está dividido em três partes: inicialmente, mostraremos em que o estudo dessas relações pode ser pertinente para melhor compreender a natureza dos saberes profissionais dos professores. Em seguida, estudaremos como essas relações se expressam nos fenômenos da história da vida, da aprendizagem pré-profissional do trabalho e da carreira dos professores. Finalmente, proporemos uma reflexão e pistas teóricas sobre as diversas relações entre o tempo e os saberes profissionais.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400013Educação & Sociedade v.21 n.73 2000reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302000000400013info:eu-repo/semantics/openAccessTardif,MauriceRaymond,Daniellepor2001-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302000000400013Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-04-10T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério
title Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério
spellingShingle Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério
Tardif,Maurice
Professores
magistério
tempo
saberes
trabalho docente
title_short Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério
title_full Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério
title_fullStr Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério
title_full_unstemmed Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério
title_sort Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério
author Tardif,Maurice
author_facet Tardif,Maurice
Raymond,Danielle
author_role author
author2 Raymond,Danielle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tardif,Maurice
Raymond,Danielle
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
magistério
tempo
saberes
trabalho docente
topic Professores
magistério
tempo
saberes
trabalho docente
description Este texto trata das relações entre o tempo, o trabalho e a aprendizagem dos saberes profissionais dos professores que atuam no ensino primário e secundário, isto é, dos saberes mobilizados e empregados na prática cotidiana, saberes esses que dela se originam e que servem para dar sentido às situações de trabalho que lhes são próprias. Este texto está dividido em três partes: inicialmente, mostraremos em que o estudo dessas relações pode ser pertinente para melhor compreender a natureza dos saberes profissionais dos professores. Em seguida, estudaremos como essas relações se expressam nos fenômenos da história da vida, da aprendizagem pré-profissional do trabalho e da carreira dos professores. Finalmente, proporemos uma reflexão e pistas teóricas sobre as diversas relações entre o tempo e os saberes profissionais.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302000000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.21 n.73 2000
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552744083456