A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO ON-LINE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS, METODOLOGIAS E TENDÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000200499 |
Resumo: | RESUMO: O artigo evidencia cenários das pesquisas em educação a distância (EaD), ambientes virtuais de aprendizagem, formação on-line e metodologias em constituição na cibercultura. Trata-se de metanálise resultante de revisão bibliográfica, estabelecendo estado do conhecimento. O estudo aponta fragmentação e composição frágil de um campo de conhecimentos na EaD, implicando a modalidade ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Os trabalhos aludem ao uso instrumental das TIC nos contextos de formação. Sobre as metodologias, existe tendência multifacetada de abordagens com destaque às qualitativas. Por fim, a ideia da cultura digital, correlacionada à formação, denota movimento contrário à polarização do presencial, não presencial, a distância e/ou on-line, convergindo para a ideia de hibridizações. |
id |
CEDES-1_a7ea24d001720ea15ef17c1da91dfa53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302018000200499 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO ON-LINE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS, METODOLOGIAS E TENDÊNCIASEducação a distânciaFormação on-lineTecnologias da informação e comunicaçãoEstado do conhecimentoRESUMO: O artigo evidencia cenários das pesquisas em educação a distância (EaD), ambientes virtuais de aprendizagem, formação on-line e metodologias em constituição na cibercultura. Trata-se de metanálise resultante de revisão bibliográfica, estabelecendo estado do conhecimento. O estudo aponta fragmentação e composição frágil de um campo de conhecimentos na EaD, implicando a modalidade ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Os trabalhos aludem ao uso instrumental das TIC nos contextos de formação. Sobre as metodologias, existe tendência multifacetada de abordagens com destaque às qualitativas. Por fim, a ideia da cultura digital, correlacionada à formação, denota movimento contrário à polarização do presencial, não presencial, a distância e/ou on-line, convergindo para a ideia de hibridizações.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000200499Educação & Sociedade v.39 n.143 2018reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302018200082info:eu-repo/semantics/openAccessAlonso,Katia MorosovSilva,Danilo Garcia dapor2018-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302018000200499Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2018-07-31T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO ON-LINE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS, METODOLOGIAS E TENDÊNCIAS |
title |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO ON-LINE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS, METODOLOGIAS E TENDÊNCIAS |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO ON-LINE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS, METODOLOGIAS E TENDÊNCIAS Alonso,Katia Morosov Educação a distância Formação on-line Tecnologias da informação e comunicação Estado do conhecimento |
title_short |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO ON-LINE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS, METODOLOGIAS E TENDÊNCIAS |
title_full |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO ON-LINE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS, METODOLOGIAS E TENDÊNCIAS |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO ON-LINE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS, METODOLOGIAS E TENDÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO ON-LINE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS, METODOLOGIAS E TENDÊNCIAS |
title_sort |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO ON-LINE: O CENÁRIO DAS PESQUISAS, METODOLOGIAS E TENDÊNCIAS |
author |
Alonso,Katia Morosov |
author_facet |
Alonso,Katia Morosov Silva,Danilo Garcia da |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Danilo Garcia da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alonso,Katia Morosov Silva,Danilo Garcia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Formação on-line Tecnologias da informação e comunicação Estado do conhecimento |
topic |
Educação a distância Formação on-line Tecnologias da informação e comunicação Estado do conhecimento |
description |
RESUMO: O artigo evidencia cenários das pesquisas em educação a distância (EaD), ambientes virtuais de aprendizagem, formação on-line e metodologias em constituição na cibercultura. Trata-se de metanálise resultante de revisão bibliográfica, estabelecendo estado do conhecimento. O estudo aponta fragmentação e composição frágil de um campo de conhecimentos na EaD, implicando a modalidade ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Os trabalhos aludem ao uso instrumental das TIC nos contextos de formação. Sobre as metodologias, existe tendência multifacetada de abordagens com destaque às qualitativas. Por fim, a ideia da cultura digital, correlacionada à formação, denota movimento contrário à polarização do presencial, não presencial, a distância e/ou on-line, convergindo para a ideia de hibridizações. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000200499 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000200499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es0101-73302018200082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.39 n.143 2018 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122556663660544 |