Alegoria do duelo e os conflitos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meksenas,Paulo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100006
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o conto "Duelo", de João Guimarães Rosa, e localizar os elementos que caracterizam alguns aspectos da sociabilidade brasileira. Fazendo uso de analogias críticas, quando tratamos um texto literário também como uma alegoria, é possível indicar como determinado conflito escolar decorre de interação social na qual o "eu" se faz pela busca da "aniquilação" física ou simbólica do "outro", definido sempre como um inimigo a ser superado. Uma sociabilidade compreendida por meio da alegoria do duelo indica os riscos do esfacelamento do tecido social que estamos presenciando no Brasil.
id CEDES-1_aa2b73dedc8c71fa700499ab5340bfd6
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302009000100006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Alegoria do duelo e os conflitos escolaresAlegoria do dueloPadrões de sociabilidadeConflitos escolaresO objetivo deste artigo é analisar o conto "Duelo", de João Guimarães Rosa, e localizar os elementos que caracterizam alguns aspectos da sociabilidade brasileira. Fazendo uso de analogias críticas, quando tratamos um texto literário também como uma alegoria, é possível indicar como determinado conflito escolar decorre de interação social na qual o "eu" se faz pela busca da "aniquilação" física ou simbólica do "outro", definido sempre como um inimigo a ser superado. Uma sociabilidade compreendida por meio da alegoria do duelo indica os riscos do esfacelamento do tecido social que estamos presenciando no Brasil.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100006Educação & Sociedade v.30 n.106 2009reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302009000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMeksenas,Paulopor2009-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302009000100006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-07-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Alegoria do duelo e os conflitos escolares
title Alegoria do duelo e os conflitos escolares
spellingShingle Alegoria do duelo e os conflitos escolares
Meksenas,Paulo
Alegoria do duelo
Padrões de sociabilidade
Conflitos escolares
title_short Alegoria do duelo e os conflitos escolares
title_full Alegoria do duelo e os conflitos escolares
title_fullStr Alegoria do duelo e os conflitos escolares
title_full_unstemmed Alegoria do duelo e os conflitos escolares
title_sort Alegoria do duelo e os conflitos escolares
author Meksenas,Paulo
author_facet Meksenas,Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meksenas,Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Alegoria do duelo
Padrões de sociabilidade
Conflitos escolares
topic Alegoria do duelo
Padrões de sociabilidade
Conflitos escolares
description O objetivo deste artigo é analisar o conto "Duelo", de João Guimarães Rosa, e localizar os elementos que caracterizam alguns aspectos da sociabilidade brasileira. Fazendo uso de analogias críticas, quando tratamos um texto literário também como uma alegoria, é possível indicar como determinado conflito escolar decorre de interação social na qual o "eu" se faz pela busca da "aniquilação" física ou simbólica do "outro", definido sempre como um inimigo a ser superado. Uma sociabilidade compreendida por meio da alegoria do duelo indica os riscos do esfacelamento do tecido social que estamos presenciando no Brasil.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302009000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.30 n.106 2009
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554518274048