Alegoria do duelo e os conflitos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100006 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar o conto "Duelo", de João Guimarães Rosa, e localizar os elementos que caracterizam alguns aspectos da sociabilidade brasileira. Fazendo uso de analogias críticas, quando tratamos um texto literário também como uma alegoria, é possível indicar como determinado conflito escolar decorre de interação social na qual o "eu" se faz pela busca da "aniquilação" física ou simbólica do "outro", definido sempre como um inimigo a ser superado. Uma sociabilidade compreendida por meio da alegoria do duelo indica os riscos do esfacelamento do tecido social que estamos presenciando no Brasil. |
id |
CEDES-1_aa2b73dedc8c71fa700499ab5340bfd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302009000100006 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Alegoria do duelo e os conflitos escolaresAlegoria do dueloPadrões de sociabilidadeConflitos escolaresO objetivo deste artigo é analisar o conto "Duelo", de João Guimarães Rosa, e localizar os elementos que caracterizam alguns aspectos da sociabilidade brasileira. Fazendo uso de analogias críticas, quando tratamos um texto literário também como uma alegoria, é possível indicar como determinado conflito escolar decorre de interação social na qual o "eu" se faz pela busca da "aniquilação" física ou simbólica do "outro", definido sempre como um inimigo a ser superado. Uma sociabilidade compreendida por meio da alegoria do duelo indica os riscos do esfacelamento do tecido social que estamos presenciando no Brasil.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100006Educação & Sociedade v.30 n.106 2009reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302009000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMeksenas,Paulopor2009-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302009000100006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-07-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alegoria do duelo e os conflitos escolares |
title |
Alegoria do duelo e os conflitos escolares |
spellingShingle |
Alegoria do duelo e os conflitos escolares Meksenas,Paulo Alegoria do duelo Padrões de sociabilidade Conflitos escolares |
title_short |
Alegoria do duelo e os conflitos escolares |
title_full |
Alegoria do duelo e os conflitos escolares |
title_fullStr |
Alegoria do duelo e os conflitos escolares |
title_full_unstemmed |
Alegoria do duelo e os conflitos escolares |
title_sort |
Alegoria do duelo e os conflitos escolares |
author |
Meksenas,Paulo |
author_facet |
Meksenas,Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meksenas,Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alegoria do duelo Padrões de sociabilidade Conflitos escolares |
topic |
Alegoria do duelo Padrões de sociabilidade Conflitos escolares |
description |
O objetivo deste artigo é analisar o conto "Duelo", de João Guimarães Rosa, e localizar os elementos que caracterizam alguns aspectos da sociabilidade brasileira. Fazendo uso de analogias críticas, quando tratamos um texto literário também como uma alegoria, é possível indicar como determinado conflito escolar decorre de interação social na qual o "eu" se faz pela busca da "aniquilação" física ou simbólica do "outro", definido sempre como um inimigo a ser superado. Uma sociabilidade compreendida por meio da alegoria do duelo indica os riscos do esfacelamento do tecido social que estamos presenciando no Brasil. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302009000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.30 n.106 2009 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554518274048 |