Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100101 |
Resumo: | Que condições objetivas orientam os investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior? O presente artigo discute essa questão apresentando os resultados de uma análise dos recursos sociais e culturais mobilizados pelos estudantes do curso de Pedagogia na construção de suas trajetórias universitárias. As informações foram obtidas por meio de um questionário aplicado a 114 estudantes em vias de conclusão do curso. O artigo aponta a importância da trajetória escolar pregressa dos investigados (se estudou em escolas públicas ou privadas; se conciliou ou não estudo e trabalho durante o ensino médio), a religião declarada pelos estudantes e o tipo de atividade remunerada realizada durante o curso de Pedagogia na constituição dos diferentes percursos universitários. |
id |
CEDES-1_ae3d91dfa1416f7b331f4745c9155ddc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302015000100101 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superiorEnsino superiorCamadas popularesTrabalhoReligiãoQue condições objetivas orientam os investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior? O presente artigo discute essa questão apresentando os resultados de uma análise dos recursos sociais e culturais mobilizados pelos estudantes do curso de Pedagogia na construção de suas trajetórias universitárias. As informações foram obtidas por meio de um questionário aplicado a 114 estudantes em vias de conclusão do curso. O artigo aponta a importância da trajetória escolar pregressa dos investigados (se estudou em escolas públicas ou privadas; se conciliou ou não estudo e trabalho durante o ensino médio), a religião declarada pelos estudantes e o tipo de atividade remunerada realizada durante o curso de Pedagogia na constituição dos diferentes percursos universitários.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100101Educação & Sociedade v.36 n.130 2015reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302015139728info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Daniela MariaSilva,Maria Emília Lins epor2015-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302015000100101Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-07-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior |
title |
Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior |
spellingShingle |
Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior Ferreira,Daniela Maria Ensino superior Camadas populares Trabalho Religião |
title_short |
Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior |
title_full |
Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior |
title_fullStr |
Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior |
title_sort |
Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior |
author |
Ferreira,Daniela Maria |
author_facet |
Ferreira,Daniela Maria Silva,Maria Emília Lins e |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Maria Emília Lins e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Daniela Maria Silva,Maria Emília Lins e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Camadas populares Trabalho Religião |
topic |
Ensino superior Camadas populares Trabalho Religião |
description |
Que condições objetivas orientam os investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior? O presente artigo discute essa questão apresentando os resultados de uma análise dos recursos sociais e culturais mobilizados pelos estudantes do curso de Pedagogia na construção de suas trajetórias universitárias. As informações foram obtidas por meio de um questionário aplicado a 114 estudantes em vias de conclusão do curso. O artigo aponta a importância da trajetória escolar pregressa dos investigados (se estudou em escolas públicas ou privadas; se conciliou ou não estudo e trabalho durante o ensino médio), a religião declarada pelos estudantes e o tipo de atividade remunerada realizada durante o curso de Pedagogia na constituição dos diferentes percursos universitários. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100101 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/ES0101-73302015139728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.36 n.130 2015 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555890860032 |