Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Daniela Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva,Maria Emília Lins e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100101
Resumo: Que condições objetivas orientam os investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior? O presente artigo discute essa questão apresentando os resultados de uma análise dos recursos sociais e culturais mobilizados pelos estudantes do curso de Pedagogia na construção de suas trajetórias universitárias. As informações foram obtidas por meio de um questionário aplicado a 114 estudantes em vias de conclusão do curso. O artigo aponta a importância da trajetória escolar pregressa dos investigados (se estudou em escolas públicas ou privadas; se conciliou ou não estudo e trabalho durante o ensino médio), a religião declarada pelos estudantes e o tipo de atividade remunerada realizada durante o curso de Pedagogia na constituição dos diferentes percursos universitários.
id CEDES-1_ae3d91dfa1416f7b331f4745c9155ddc
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302015000100101
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superiorEnsino superiorCamadas popularesTrabalhoReligiãoQue condições objetivas orientam os investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior? O presente artigo discute essa questão apresentando os resultados de uma análise dos recursos sociais e culturais mobilizados pelos estudantes do curso de Pedagogia na construção de suas trajetórias universitárias. As informações foram obtidas por meio de um questionário aplicado a 114 estudantes em vias de conclusão do curso. O artigo aponta a importância da trajetória escolar pregressa dos investigados (se estudou em escolas públicas ou privadas; se conciliou ou não estudo e trabalho durante o ensino médio), a religião declarada pelos estudantes e o tipo de atividade remunerada realizada durante o curso de Pedagogia na constituição dos diferentes percursos universitários.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100101Educação & Sociedade v.36 n.130 2015reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302015139728info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Daniela MariaSilva,Maria Emília Lins epor2015-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302015000100101Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-07-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior
title Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior
spellingShingle Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior
Ferreira,Daniela Maria
Ensino superior
Camadas populares
Trabalho
Religião
title_short Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior
title_full Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior
title_fullStr Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior
title_sort Condições objetivas e investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior
author Ferreira,Daniela Maria
author_facet Ferreira,Daniela Maria
Silva,Maria Emília Lins e
author_role author
author2 Silva,Maria Emília Lins e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Daniela Maria
Silva,Maria Emília Lins e
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Camadas populares
Trabalho
Religião
topic Ensino superior
Camadas populares
Trabalho
Religião
description Que condições objetivas orientam os investimentos acadêmicos dos estudantes do ensino superior? O presente artigo discute essa questão apresentando os resultados de uma análise dos recursos sociais e culturais mobilizados pelos estudantes do curso de Pedagogia na construção de suas trajetórias universitárias. As informações foram obtidas por meio de um questionário aplicado a 114 estudantes em vias de conclusão do curso. O artigo aponta a importância da trajetória escolar pregressa dos investigados (se estudou em escolas públicas ou privadas; se conciliou ou não estudo e trabalho durante o ensino médio), a religião declarada pelos estudantes e o tipo de atividade remunerada realizada durante o curso de Pedagogia na constituição dos diferentes percursos universitários.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100101
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/ES0101-73302015139728
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.36 n.130 2015
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555890860032