Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES,CÉLIA MARIA FERNANDES
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100003
Resumo: As pesquisas sobre formação e profissão docentes apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais. Considera-se assim que este, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de sua utilização, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais etc. O objetivo deste texto é apresentar uma análise de como e quando a questão dos saberes docentes aparece nas pesquisas sobre formação de professores na literatura educacional brasileira, identificando as diferentes referências e abordagens teórico-metodológicas que os fundamentam, os enfoques e tipologias utilizadas e criadas por pesquisadores brasileiros. Acredita-se que a investigação dessa temática possibilitará identificar um percurso de pesquisa desenvolvido com características próprias, mas em compasso com uma tendência internacional no âmbito das pesquisas sobre o ensino e sobre os docentes.
id CEDES-1_ae44f76e9f1c06cc41552b9dad17b720
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302001000100003
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileirasaberes docentesconhecimentoformação de professorespesquisa educacionalensinoAs pesquisas sobre formação e profissão docentes apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais. Considera-se assim que este, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de sua utilização, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais etc. O objetivo deste texto é apresentar uma análise de como e quando a questão dos saberes docentes aparece nas pesquisas sobre formação de professores na literatura educacional brasileira, identificando as diferentes referências e abordagens teórico-metodológicas que os fundamentam, os enfoques e tipologias utilizadas e criadas por pesquisadores brasileiros. Acredita-se que a investigação dessa temática possibilitará identificar um percurso de pesquisa desenvolvido com características próprias, mas em compasso com uma tendência internacional no âmbito das pesquisas sobre o ensino e sobre os docentes.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100003Educação & Sociedade v.22 n.74 2001reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302001000100003info:eu-repo/semantics/openAccessNUNES,CÉLIA MARIA FERNANDESpor2001-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302001000100003Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-12-04T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira
title Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira
spellingShingle Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira
NUNES,CÉLIA MARIA FERNANDES
saberes docentes
conhecimento
formação de professores
pesquisa educacional
ensino
title_short Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira
title_full Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira
title_fullStr Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira
title_full_unstemmed Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira
title_sort Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira
author NUNES,CÉLIA MARIA FERNANDES
author_facet NUNES,CÉLIA MARIA FERNANDES
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES,CÉLIA MARIA FERNANDES
dc.subject.por.fl_str_mv saberes docentes
conhecimento
formação de professores
pesquisa educacional
ensino
topic saberes docentes
conhecimento
formação de professores
pesquisa educacional
ensino
description As pesquisas sobre formação e profissão docentes apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais. Considera-se assim que este, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de sua utilização, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais etc. O objetivo deste texto é apresentar uma análise de como e quando a questão dos saberes docentes aparece nas pesquisas sobre formação de professores na literatura educacional brasileira, identificando as diferentes referências e abordagens teórico-metodológicas que os fundamentam, os enfoques e tipologias utilizadas e criadas por pesquisadores brasileiros. Acredita-se que a investigação dessa temática possibilitará identificar um percurso de pesquisa desenvolvido com características próprias, mas em compasso com uma tendência internacional no âmbito das pesquisas sobre o ensino e sobre os docentes.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302001000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.22 n.74 2001
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552747229184