INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Archangelo,Ana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100700
Resumo: RESUMO O termo indisciplina cobre fenômenos bastante diversos nas escolas. Baseado nas ideias de Bion, este artigo discutirá que a indisciplina se define como experiências emocionais não toleradas nem processadas, tanto individual como institucionalmente, as quais estão em busca de processamento mental. Este trabalho concluirá que cabe ao adulto responsável pelo encaminhamento das medidas disciplinadoras não a função de correção, mas a de continência das ansiedades presentes nos episódios relacionados à indisciplina.
id CEDES-1_b005d403acb6969324b18e694358dfd9
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302020000100700
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BIONIndisciplinaElementos-betaFunção-alfaIdentificação projetivaPsicanálise e educaçãoRESUMO O termo indisciplina cobre fenômenos bastante diversos nas escolas. Baseado nas ideias de Bion, este artigo discutirá que a indisciplina se define como experiências emocionais não toleradas nem processadas, tanto individual como institucionalmente, as quais estão em busca de processamento mental. Este trabalho concluirá que cabe ao adulto responsável pelo encaminhamento das medidas disciplinadoras não a função de correção, mas a de continência das ansiedades presentes nos episódios relacionados à indisciplina.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100700Educação & Sociedade v.41 2020reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.235730info:eu-repo/semantics/openAccessArchangelo,Anapor2020-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302020000100700Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2020-08-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION
title INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION
spellingShingle INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION
Archangelo,Ana
Indisciplina
Elementos-beta
Função-alfa
Identificação projetiva
Psicanálise e educação
title_short INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION
title_full INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION
title_fullStr INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION
title_full_unstemmed INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION
title_sort INDISCIPLINA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO À LUZ DE WILFRED BION
author Archangelo,Ana
author_facet Archangelo,Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Archangelo,Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Elementos-beta
Função-alfa
Identificação projetiva
Psicanálise e educação
topic Indisciplina
Elementos-beta
Função-alfa
Identificação projetiva
Psicanálise e educação
description RESUMO O termo indisciplina cobre fenômenos bastante diversos nas escolas. Baseado nas ideias de Bion, este artigo discutirá que a indisciplina se define como experiências emocionais não toleradas nem processadas, tanto individual como institucionalmente, as quais estão em busca de processamento mental. Este trabalho concluirá que cabe ao adulto responsável pelo encaminhamento das medidas disciplinadoras não a função de correção, mas a de continência das ansiedades presentes nos episódios relacionados à indisciplina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100700
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.235730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.41 2020
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557339992064