O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pryjma,Marielda Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira,Oséias Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000300841
Resumo: RESUMO: O desenvolvimento profissional do professor da educação superior é o tema deste estudo. Os estudos sobre a formação docente embasam a opção conceitual para a análise teórica. Esta se sustenta na ideia de que o desenvolvimento profissional é um processo mais vivencial e integrador do que a formação contínua. Entender como se deu a aprendizagem para a docência1 de professores que atuam em uma instituição pública brasileira de educação superior foi objetivo deste estudo. Compreender como as experiências profissionais são interpretadas por estes professores e analisar como estas contribuem para a sua constituição profissional complementaram esta proposta. A abordagem qualitativa, por meio de um questionário e a realização de grupos de discussão permitiu a coleta de dados. Os resultados revelam que os professores da Instituição de Ensino Superior pesquisada não escolheram a docência como profissão inicial; as experiências profissionais foram marcadas por tentativas e erros e a solução dos problemas ocorria a partir de suas próprias experiências; e a responsabilidade pelo fracasso e sucesso profissionais está atrelada ao perfil dos estudantes. A natureza complexa da universidade e da profissão docente é uma realidade. O professor, no contexto da universidade pesquisada, tende a analisar o seu papel profissional de forma reducionista, caracterizando a sua atividade como intelectual e a docência como secundária ou inexistente. A formação para a docência se constitui como um processo sólido para o desenvolvimento profissional docente.
id CEDES-1_b17d88ac116918f88972d1bffa5340bc
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302016000300841
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIAAprendizagem profissionalDocênciaEducação superiorRESUMO: O desenvolvimento profissional do professor da educação superior é o tema deste estudo. Os estudos sobre a formação docente embasam a opção conceitual para a análise teórica. Esta se sustenta na ideia de que o desenvolvimento profissional é um processo mais vivencial e integrador do que a formação contínua. Entender como se deu a aprendizagem para a docência1 de professores que atuam em uma instituição pública brasileira de educação superior foi objetivo deste estudo. Compreender como as experiências profissionais são interpretadas por estes professores e analisar como estas contribuem para a sua constituição profissional complementaram esta proposta. A abordagem qualitativa, por meio de um questionário e a realização de grupos de discussão permitiu a coleta de dados. Os resultados revelam que os professores da Instituição de Ensino Superior pesquisada não escolheram a docência como profissão inicial; as experiências profissionais foram marcadas por tentativas e erros e a solução dos problemas ocorria a partir de suas próprias experiências; e a responsabilidade pelo fracasso e sucesso profissionais está atrelada ao perfil dos estudantes. A natureza complexa da universidade e da profissão docente é uma realidade. O professor, no contexto da universidade pesquisada, tende a analisar o seu papel profissional de forma reducionista, caracterizando a sua atividade como intelectual e a docência como secundária ou inexistente. A formação para a docência se constitui como um processo sólido para o desenvolvimento profissional docente.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000300841Educação & Sociedade v.37 n.136 2016reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302016151055info:eu-repo/semantics/openAccessPryjma,Marielda FerreiraOliveira,Oséias Santos depor2016-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302016000300841Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2016-12-20T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA
title O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA
Pryjma,Marielda Ferreira
Aprendizagem profissional
Docência
Educação superior
title_short O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA
title_full O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA
title_sort O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA
author Pryjma,Marielda Ferreira
author_facet Pryjma,Marielda Ferreira
Oliveira,Oséias Santos de
author_role author
author2 Oliveira,Oséias Santos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pryjma,Marielda Ferreira
Oliveira,Oséias Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem profissional
Docência
Educação superior
topic Aprendizagem profissional
Docência
Educação superior
description RESUMO: O desenvolvimento profissional do professor da educação superior é o tema deste estudo. Os estudos sobre a formação docente embasam a opção conceitual para a análise teórica. Esta se sustenta na ideia de que o desenvolvimento profissional é um processo mais vivencial e integrador do que a formação contínua. Entender como se deu a aprendizagem para a docência1 de professores que atuam em uma instituição pública brasileira de educação superior foi objetivo deste estudo. Compreender como as experiências profissionais são interpretadas por estes professores e analisar como estas contribuem para a sua constituição profissional complementaram esta proposta. A abordagem qualitativa, por meio de um questionário e a realização de grupos de discussão permitiu a coleta de dados. Os resultados revelam que os professores da Instituição de Ensino Superior pesquisada não escolheram a docência como profissão inicial; as experiências profissionais foram marcadas por tentativas e erros e a solução dos problemas ocorria a partir de suas próprias experiências; e a responsabilidade pelo fracasso e sucesso profissionais está atrelada ao perfil dos estudantes. A natureza complexa da universidade e da profissão docente é uma realidade. O professor, no contexto da universidade pesquisada, tende a analisar o seu papel profissional de forma reducionista, caracterizando a sua atividade como intelectual e a docência como secundária ou inexistente. A formação para a docência se constitui como um processo sólido para o desenvolvimento profissional docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000300841
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000300841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es0101-73302016151055
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.37 n.136 2016
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122556275687424