Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRASSI,MARLISE HEEMANN
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MARCHI,MIRIAM INES, SCHUCK,ROGÉRIO JOSÉ, MARTINS,SILVANA NEUMANN
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300681
Resumo: RESUMO O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no interior de um programa de pós-graduação stricto sensu - modalidade mestrado profissional - envolvendo nove docentes responsáveis pelas disciplinas da estrutura curricular do mestrado e pelas orientações de trabalhos de conclusão. O objetivo foi investigar as realidades epistemológicas, as competências, as habilidades e as perspectivas desses professores e oferecer subsídios para (re)construir um referencial para a tomada de decisões referentes à organização curricular, planejamentos, ações e avaliações, na direção do aperfeiçoamento do programa, do exercício docente e do desempenho discente. Os resultados indicam comprometimento dos docentes com o ensino, com especial destaque para o compartilhamento de disciplinas e aproximação entre áreas do saber nas pesquisas.
id EAA-1_771657b799b692394ea19fb5b0d90b3a
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782016000300681
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construçãomestrado profissionaldocênciaaprendizagemRESUMO O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no interior de um programa de pós-graduação stricto sensu - modalidade mestrado profissional - envolvendo nove docentes responsáveis pelas disciplinas da estrutura curricular do mestrado e pelas orientações de trabalhos de conclusão. O objetivo foi investigar as realidades epistemológicas, as competências, as habilidades e as perspectivas desses professores e oferecer subsídios para (re)construir um referencial para a tomada de decisões referentes à organização curricular, planejamentos, ações e avaliações, na direção do aperfeiçoamento do programa, do exercício docente e do desempenho discente. Os resultados indicam comprometimento dos docentes com o ensino, com especial destaque para o compartilhamento de disciplinas e aproximação entre áreas do saber nas pesquisas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300681Revista Brasileira de Educação v.21 n.66 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216635info:eu-repo/semantics/openAccessGRASSI,MARLISE HEEMANNMARCHI,MIRIAM INESSCHUCK,ROGÉRIO JOSÉMARTINS,SILVANA NEUMANNpor2016-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000300681Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-10-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção
title Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção
spellingShingle Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção
GRASSI,MARLISE HEEMANN
mestrado profissional
docência
aprendizagem
title_short Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção
title_full Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção
title_fullStr Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção
title_full_unstemmed Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção
title_sort Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção
author GRASSI,MARLISE HEEMANN
author_facet GRASSI,MARLISE HEEMANN
MARCHI,MIRIAM INES
SCHUCK,ROGÉRIO JOSÉ
MARTINS,SILVANA NEUMANN
author_role author
author2 MARCHI,MIRIAM INES
SCHUCK,ROGÉRIO JOSÉ
MARTINS,SILVANA NEUMANN
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GRASSI,MARLISE HEEMANN
MARCHI,MIRIAM INES
SCHUCK,ROGÉRIO JOSÉ
MARTINS,SILVANA NEUMANN
dc.subject.por.fl_str_mv mestrado profissional
docência
aprendizagem
topic mestrado profissional
docência
aprendizagem
description RESUMO O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no interior de um programa de pós-graduação stricto sensu - modalidade mestrado profissional - envolvendo nove docentes responsáveis pelas disciplinas da estrutura curricular do mestrado e pelas orientações de trabalhos de conclusão. O objetivo foi investigar as realidades epistemológicas, as competências, as habilidades e as perspectivas desses professores e oferecer subsídios para (re)construir um referencial para a tomada de decisões referentes à organização curricular, planejamentos, ações e avaliações, na direção do aperfeiçoamento do programa, do exercício docente e do desempenho discente. Os resultados indicam comprometimento dos docentes com o ensino, com especial destaque para o compartilhamento de disciplinas e aproximação entre áreas do saber nas pesquisas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300681
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782016216635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.21 n.66 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491986444288