Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300681 |
Resumo: | RESUMO O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no interior de um programa de pós-graduação stricto sensu - modalidade mestrado profissional - envolvendo nove docentes responsáveis pelas disciplinas da estrutura curricular do mestrado e pelas orientações de trabalhos de conclusão. O objetivo foi investigar as realidades epistemológicas, as competências, as habilidades e as perspectivas desses professores e oferecer subsídios para (re)construir um referencial para a tomada de decisões referentes à organização curricular, planejamentos, ações e avaliações, na direção do aperfeiçoamento do programa, do exercício docente e do desempenho discente. Os resultados indicam comprometimento dos docentes com o ensino, com especial destaque para o compartilhamento de disciplinas e aproximação entre áreas do saber nas pesquisas. |
id |
EAA-1_771657b799b692394ea19fb5b0d90b3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782016000300681 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construçãomestrado profissionaldocênciaaprendizagemRESUMO O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no interior de um programa de pós-graduação stricto sensu - modalidade mestrado profissional - envolvendo nove docentes responsáveis pelas disciplinas da estrutura curricular do mestrado e pelas orientações de trabalhos de conclusão. O objetivo foi investigar as realidades epistemológicas, as competências, as habilidades e as perspectivas desses professores e oferecer subsídios para (re)construir um referencial para a tomada de decisões referentes à organização curricular, planejamentos, ações e avaliações, na direção do aperfeiçoamento do programa, do exercício docente e do desempenho discente. Os resultados indicam comprometimento dos docentes com o ensino, com especial destaque para o compartilhamento de disciplinas e aproximação entre áreas do saber nas pesquisas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300681Revista Brasileira de Educação v.21 n.66 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216635info:eu-repo/semantics/openAccessGRASSI,MARLISE HEEMANNMARCHI,MIRIAM INESSCHUCK,ROGÉRIO JOSÉMARTINS,SILVANA NEUMANNpor2016-10-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000300681Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-10-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção |
title |
Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção |
spellingShingle |
Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção GRASSI,MARLISE HEEMANN mestrado profissional docência aprendizagem |
title_short |
Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção |
title_full |
Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção |
title_fullStr |
Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção |
title_full_unstemmed |
Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção |
title_sort |
Docência em mestrado profissional: registros de percepções e práticas em (re)construção |
author |
GRASSI,MARLISE HEEMANN |
author_facet |
GRASSI,MARLISE HEEMANN MARCHI,MIRIAM INES SCHUCK,ROGÉRIO JOSÉ MARTINS,SILVANA NEUMANN |
author_role |
author |
author2 |
MARCHI,MIRIAM INES SCHUCK,ROGÉRIO JOSÉ MARTINS,SILVANA NEUMANN |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GRASSI,MARLISE HEEMANN MARCHI,MIRIAM INES SCHUCK,ROGÉRIO JOSÉ MARTINS,SILVANA NEUMANN |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mestrado profissional docência aprendizagem |
topic |
mestrado profissional docência aprendizagem |
description |
RESUMO O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no interior de um programa de pós-graduação stricto sensu - modalidade mestrado profissional - envolvendo nove docentes responsáveis pelas disciplinas da estrutura curricular do mestrado e pelas orientações de trabalhos de conclusão. O objetivo foi investigar as realidades epistemológicas, as competências, as habilidades e as perspectivas desses professores e oferecer subsídios para (re)construir um referencial para a tomada de decisões referentes à organização curricular, planejamentos, ações e avaliações, na direção do aperfeiçoamento do programa, do exercício docente e do desempenho discente. Os resultados indicam comprometimento dos docentes com o ensino, com especial destaque para o compartilhamento de disciplinas e aproximação entre áreas do saber nas pesquisas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300681 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000300681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782016216635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.21 n.66 2016 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491986444288 |