Conceituando o capital social em relação a crianças e jovens: é diferente para meninas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morrow,Virginia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400005
Resumo: Este artigo descreve um projeto de pesquisa que explorou a relevância da definição de Putnam (1993) de capital social (como algo que consiste de redes sociais, normas de confiança, reciprocidade, engajamento cívico e participação em comunidades) com crianças e jovens de áreas socialmente desfavorecidas. O artigo também apresenta dados de um estudo sociológico empírico que buscou explorar o significado e a relevância de diferentes aspectos do "capital social" para jovens de 12 a 15 anos que vivem em duas áreas carentes de uma cidade no sudeste da Inglaterra. Baseia-se em descrições que os jovens fazem de seu dia-a-dia e concentra-se em quatro elementos: relatos sobre os pais e a centralidade das mães, diferenças de gênero em relatos sobre o significado e a natureza da amizade, diferenças de gênero em experiências de espaços do bairro e recursos locais e diferenças de gênero nas aspirações dos jovens para o futuro.
id CEDES-1_b3a0fd799bcf38bcf11cac70584660a5
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302007000400005
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Conceituando o capital social em relação a crianças e jovens: é diferente para meninas?InfânciaCapital socialGêneroEste artigo descreve um projeto de pesquisa que explorou a relevância da definição de Putnam (1993) de capital social (como algo que consiste de redes sociais, normas de confiança, reciprocidade, engajamento cívico e participação em comunidades) com crianças e jovens de áreas socialmente desfavorecidas. O artigo também apresenta dados de um estudo sociológico empírico que buscou explorar o significado e a relevância de diferentes aspectos do "capital social" para jovens de 12 a 15 anos que vivem em duas áreas carentes de uma cidade no sudeste da Inglaterra. Baseia-se em descrições que os jovens fazem de seu dia-a-dia e concentra-se em quatro elementos: relatos sobre os pais e a centralidade das mães, diferenças de gênero em relatos sobre o significado e a natureza da amizade, diferenças de gênero em experiências de espaços do bairro e recursos locais e diferenças de gênero nas aspirações dos jovens para o futuro.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400005Educação & Sociedade v.28 n.101 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000400005info:eu-repo/semantics/openAccessMorrow,Virginiapor2008-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000400005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2008-01-21T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceituando o capital social em relação a crianças e jovens: é diferente para meninas?
title Conceituando o capital social em relação a crianças e jovens: é diferente para meninas?
spellingShingle Conceituando o capital social em relação a crianças e jovens: é diferente para meninas?
Morrow,Virginia
Infância
Capital social
Gênero
title_short Conceituando o capital social em relação a crianças e jovens: é diferente para meninas?
title_full Conceituando o capital social em relação a crianças e jovens: é diferente para meninas?
title_fullStr Conceituando o capital social em relação a crianças e jovens: é diferente para meninas?
title_full_unstemmed Conceituando o capital social em relação a crianças e jovens: é diferente para meninas?
title_sort Conceituando o capital social em relação a crianças e jovens: é diferente para meninas?
author Morrow,Virginia
author_facet Morrow,Virginia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morrow,Virginia
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Capital social
Gênero
topic Infância
Capital social
Gênero
description Este artigo descreve um projeto de pesquisa que explorou a relevância da definição de Putnam (1993) de capital social (como algo que consiste de redes sociais, normas de confiança, reciprocidade, engajamento cívico e participação em comunidades) com crianças e jovens de áreas socialmente desfavorecidas. O artigo também apresenta dados de um estudo sociológico empírico que buscou explorar o significado e a relevância de diferentes aspectos do "capital social" para jovens de 12 a 15 anos que vivem em duas áreas carentes de uma cidade no sudeste da Inglaterra. Baseia-se em descrições que os jovens fazem de seu dia-a-dia e concentra-se em quatro elementos: relatos sobre os pais e a centralidade das mães, diferenças de gênero em relatos sobre o significado e a natureza da amizade, diferenças de gênero em experiências de espaços do bairro e recursos locais e diferenças de gênero nas aspirações dos jovens para o futuro.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302007000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.28 n.101 2007
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554180632576