Conceituando o capital social em relação a crianças e jovens: é diferente para meninas?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400005 |
Resumo: | Este artigo descreve um projeto de pesquisa que explorou a relevância da definição de Putnam (1993) de capital social (como algo que consiste de redes sociais, normas de confiança, reciprocidade, engajamento cívico e participação em comunidades) com crianças e jovens de áreas socialmente desfavorecidas. O artigo também apresenta dados de um estudo sociológico empírico que buscou explorar o significado e a relevância de diferentes aspectos do "capital social" para jovens de 12 a 15 anos que vivem em duas áreas carentes de uma cidade no sudeste da Inglaterra. Baseia-se em descrições que os jovens fazem de seu dia-a-dia e concentra-se em quatro elementos: relatos sobre os pais e a centralidade das mães, diferenças de gênero em relatos sobre o significado e a natureza da amizade, diferenças de gênero em experiências de espaços do bairro e recursos locais e diferenças de gênero nas aspirações dos jovens para o futuro. |
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