Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz-Pereira,Júlio Emílio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lacerda,Mitsi Pinheiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400015
Resumo: Com o propósito de fomentar o debate em universidades e escolas brasileiras, abordaremos, neste artigo, possíveis significados da pesquisa na prática docente. Trazemos para a discussão perguntas, tais como: quais os possíveis significados da pesquisa na prática docente? Quais as dificuldades e os desafios, em nosso país, para a realização da investigação na escola pelos próprios profissionais que lá trabalham? Qual a relevância desse tipo de pesquisa para a introdução de inovações no currículo escolar e para a formação docente? Ainda em termos da formação, não seria o enfoque na pesquisa mais uma escolha arbitrária que estaria negando outras possibilidades formativas também relevantes?
id CEDES-1_ba44176a8351cf8722cb6f27907fa4fc
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302009000400015
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debatePesquisa na prática docenteFormação docenteCurrículoCom o propósito de fomentar o debate em universidades e escolas brasileiras, abordaremos, neste artigo, possíveis significados da pesquisa na prática docente. Trazemos para a discussão perguntas, tais como: quais os possíveis significados da pesquisa na prática docente? Quais as dificuldades e os desafios, em nosso país, para a realização da investigação na escola pelos próprios profissionais que lá trabalham? Qual a relevância desse tipo de pesquisa para a introdução de inovações no currículo escolar e para a formação docente? Ainda em termos da formação, não seria o enfoque na pesquisa mais uma escolha arbitrária que estaria negando outras possibilidades formativas também relevantes?Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400015Educação & Sociedade v.30 n.109 2009reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302009000400015info:eu-repo/semantics/openAccessDiniz-Pereira,Júlio EmílioLacerda,Mitsi Pinheiro depor2010-05-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302009000400015Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-05-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate
title Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate
spellingShingle Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate
Diniz-Pereira,Júlio Emílio
Pesquisa na prática docente
Formação docente
Currículo
title_short Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate
title_full Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate
title_fullStr Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate
title_full_unstemmed Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate
title_sort Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate
author Diniz-Pereira,Júlio Emílio
author_facet Diniz-Pereira,Júlio Emílio
Lacerda,Mitsi Pinheiro de
author_role author
author2 Lacerda,Mitsi Pinheiro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz-Pereira,Júlio Emílio
Lacerda,Mitsi Pinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa na prática docente
Formação docente
Currículo
topic Pesquisa na prática docente
Formação docente
Currículo
description Com o propósito de fomentar o debate em universidades e escolas brasileiras, abordaremos, neste artigo, possíveis significados da pesquisa na prática docente. Trazemos para a discussão perguntas, tais como: quais os possíveis significados da pesquisa na prática docente? Quais as dificuldades e os desafios, em nosso país, para a realização da investigação na escola pelos próprios profissionais que lá trabalham? Qual a relevância desse tipo de pesquisa para a introdução de inovações no currículo escolar e para a formação docente? Ainda em termos da formação, não seria o enfoque na pesquisa mais uma escolha arbitrária que estaria negando outras possibilidades formativas também relevantes?
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302009000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.30 n.109 2009
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554810826752