Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lidia Nunes dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barbosa, Maria Edivani Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44951
Resumo: O Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I é o momento em que os licenciandos assumem a postura de professor pesquisador. O objetivo é propiciar ao professor em formação uma aproximação com a realidade do futuro campo de trabalho no qual atuará, ou seja, a escola. O estagio com pesquisa permite ao estudante de licenciatura reflexões sobre a prática docente e constitui-se atividade instrumentalizadora da práxis docente. Assim, compete aos licenciandos vivenciarem a rotina da escola: o contexto da sala de aula, da escola e de seus diversos ambientes, compreensão do sistema de ensino e sua relação com a sociedade. Assim, é proposta no Estágio I a elaboração de projetos de pesquisa, onde os licenciandos passam a problematizar a escola, o ensino de Geografia, enfim, as práticas institucionais e as ações dos sujeitos escolares. Nessa perspectiva, a monitoria vem auxiliar na mediação da pesquisa na formação docente. Colabora no desenvolvimento desse futuro profissional, contribui na erradicação das dúvidas e na construção do projeto de pesquisa voltado para o contexto escolar. Para isso, são planejadas algumas atividades: leituras dos textos da disciplina; participação nas aulas presenciais e encontros de medições; grupo de estudos para contribuir com o aprendizado dos alunos. Essa prática possibilita o desenvolvimento de pesquisa na formação docente, proporciona um aprimoramento das práticas do docente em formação. Auxilia no desenvolvimento do futuro profissional (estagiário), colabora na sistematização do ser professor (a) na escola da contemporaneidade.
id UFC-7_65c7ee1522a84909cdc2f176a7440989
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44951
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia IEstágio CurricularEnsino de GeografiaPesquisa e formação docenteO Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I é o momento em que os licenciandos assumem a postura de professor pesquisador. O objetivo é propiciar ao professor em formação uma aproximação com a realidade do futuro campo de trabalho no qual atuará, ou seja, a escola. O estagio com pesquisa permite ao estudante de licenciatura reflexões sobre a prática docente e constitui-se atividade instrumentalizadora da práxis docente. Assim, compete aos licenciandos vivenciarem a rotina da escola: o contexto da sala de aula, da escola e de seus diversos ambientes, compreensão do sistema de ensino e sua relação com a sociedade. Assim, é proposta no Estágio I a elaboração de projetos de pesquisa, onde os licenciandos passam a problematizar a escola, o ensino de Geografia, enfim, as práticas institucionais e as ações dos sujeitos escolares. Nessa perspectiva, a monitoria vem auxiliar na mediação da pesquisa na formação docente. Colabora no desenvolvimento desse futuro profissional, contribui na erradicação das dúvidas e na construção do projeto de pesquisa voltado para o contexto escolar. Para isso, são planejadas algumas atividades: leituras dos textos da disciplina; participação nas aulas presenciais e encontros de medições; grupo de estudos para contribuir com o aprendizado dos alunos. Essa prática possibilita o desenvolvimento de pesquisa na formação docente, proporciona um aprimoramento das práticas do docente em formação. Auxilia no desenvolvimento do futuro profissional (estagiário), colabora na sistematização do ser professor (a) na escola da contemporaneidade.Universidade Federal do Ceará2019-08-21T14:11:22Z2019-08-21T14:11:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Lidia Nunes dos; BARBOSA, Maria Edivani Silva. Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44951Santos, Lidia Nunes dosBarbosa, Maria Edivani Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:45:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44951Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:57.107340Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I
title Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I
spellingShingle Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I
Santos, Lidia Nunes dos
Estágio Curricular
Ensino de Geografia
Pesquisa e formação docente
title_short Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I
title_full Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I
title_fullStr Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I
title_full_unstemmed Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I
title_sort Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I
author Santos, Lidia Nunes dos
author_facet Santos, Lidia Nunes dos
Barbosa, Maria Edivani Silva
author_role author
author2 Barbosa, Maria Edivani Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lidia Nunes dos
Barbosa, Maria Edivani Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Curricular
Ensino de Geografia
Pesquisa e formação docente
topic Estágio Curricular
Ensino de Geografia
Pesquisa e formação docente
description O Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I é o momento em que os licenciandos assumem a postura de professor pesquisador. O objetivo é propiciar ao professor em formação uma aproximação com a realidade do futuro campo de trabalho no qual atuará, ou seja, a escola. O estagio com pesquisa permite ao estudante de licenciatura reflexões sobre a prática docente e constitui-se atividade instrumentalizadora da práxis docente. Assim, compete aos licenciandos vivenciarem a rotina da escola: o contexto da sala de aula, da escola e de seus diversos ambientes, compreensão do sistema de ensino e sua relação com a sociedade. Assim, é proposta no Estágio I a elaboração de projetos de pesquisa, onde os licenciandos passam a problematizar a escola, o ensino de Geografia, enfim, as práticas institucionais e as ações dos sujeitos escolares. Nessa perspectiva, a monitoria vem auxiliar na mediação da pesquisa na formação docente. Colabora no desenvolvimento desse futuro profissional, contribui na erradicação das dúvidas e na construção do projeto de pesquisa voltado para o contexto escolar. Para isso, são planejadas algumas atividades: leituras dos textos da disciplina; participação nas aulas presenciais e encontros de medições; grupo de estudos para contribuir com o aprendizado dos alunos. Essa prática possibilita o desenvolvimento de pesquisa na formação docente, proporciona um aprimoramento das práticas do docente em formação. Auxilia no desenvolvimento do futuro profissional (estagiário), colabora na sistematização do ser professor (a) na escola da contemporaneidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-21T14:11:22Z
2019-08-21T14:11:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Lidia Nunes dos; BARBOSA, Maria Edivani Silva. Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44951
identifier_str_mv SANTOS, Lidia Nunes dos; BARBOSA, Maria Edivani Silva. Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028917773074432