Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade,Ludmila Thomé de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100010
Resumo: O artigo focaliza as relações entre teoria e prática no campo educacional brasileiro que, no que diz respeito às produções de pesquisa que vêm tomando como seu objeto a formação docente, ainda merecem novas iluminações. Para fazê-lo, optamos por uma das duas vertentes de concepções de linguagem disponíveis nos estudos disciplinares sobre a língua, que são fonte de influência para inovações a serem adotadas e, portanto, sobre as práticas de ensino. Assumimos a concepção de língua como discurso, tomando as linguagens sociais que se produzem a partir dela e desenhamos os contornos de uma concepção discursiva da formação docente. Ao fim, exploramos uma situação de formação, ainda em processo de realização, para ilustrar nossos princípios apresentados: o I Curso de Especialização Saberes e Práticas, destinado a professores alfabetizadores da rede de ensino carioca, enfatizando-se o seu planejamento no que diz respeito aos gêneros discursivos solicitados e produzidos aos docentes. A análise toma por enfoque a escrita dos professores-alunos, dentro de um processo de devolução de sentidos construídos, de modo a dar consistência a produções autorais.
id CEDES-1_c7c45168d6767e9e117facf72a7d3813
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302010000100010
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docenteTeoria e práticaLíngua e linguagemDiscursoFormação docenteEscrita de professoresO artigo focaliza as relações entre teoria e prática no campo educacional brasileiro que, no que diz respeito às produções de pesquisa que vêm tomando como seu objeto a formação docente, ainda merecem novas iluminações. Para fazê-lo, optamos por uma das duas vertentes de concepções de linguagem disponíveis nos estudos disciplinares sobre a língua, que são fonte de influência para inovações a serem adotadas e, portanto, sobre as práticas de ensino. Assumimos a concepção de língua como discurso, tomando as linguagens sociais que se produzem a partir dela e desenhamos os contornos de uma concepção discursiva da formação docente. Ao fim, exploramos uma situação de formação, ainda em processo de realização, para ilustrar nossos princípios apresentados: o I Curso de Especialização Saberes e Práticas, destinado a professores alfabetizadores da rede de ensino carioca, enfatizando-se o seu planejamento no que diz respeito aos gêneros discursivos solicitados e produzidos aos docentes. A análise toma por enfoque a escrita dos professores-alunos, dentro de um processo de devolução de sentidos construídos, de modo a dar consistência a produções autorais.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100010Educação & Sociedade v.31 n.110 2010reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302010000100010info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade,Ludmila Thomé depor2010-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302010000100010Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-06-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente
title Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente
spellingShingle Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente
Andrade,Ludmila Thomé de
Teoria e prática
Língua e linguagem
Discurso
Formação docente
Escrita de professores
title_short Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente
title_full Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente
title_fullStr Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente
title_full_unstemmed Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente
title_sort Personagens e enredos de práticas pedagógicas na cena da formação docente
author Andrade,Ludmila Thomé de
author_facet Andrade,Ludmila Thomé de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade,Ludmila Thomé de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria e prática
Língua e linguagem
Discurso
Formação docente
Escrita de professores
topic Teoria e prática
Língua e linguagem
Discurso
Formação docente
Escrita de professores
description O artigo focaliza as relações entre teoria e prática no campo educacional brasileiro que, no que diz respeito às produções de pesquisa que vêm tomando como seu objeto a formação docente, ainda merecem novas iluminações. Para fazê-lo, optamos por uma das duas vertentes de concepções de linguagem disponíveis nos estudos disciplinares sobre a língua, que são fonte de influência para inovações a serem adotadas e, portanto, sobre as práticas de ensino. Assumimos a concepção de língua como discurso, tomando as linguagens sociais que se produzem a partir dela e desenhamos os contornos de uma concepção discursiva da formação docente. Ao fim, exploramos uma situação de formação, ainda em processo de realização, para ilustrar nossos princípios apresentados: o I Curso de Especialização Saberes e Práticas, destinado a professores alfabetizadores da rede de ensino carioca, enfatizando-se o seu planejamento no que diz respeito aos gêneros discursivos solicitados e produzidos aos docentes. A análise toma por enfoque a escrita dos professores-alunos, dentro de um processo de devolução de sentidos construídos, de modo a dar consistência a produções autorais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302010000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.31 n.110 2010
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554823409664