A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade,Ludmila Thomé de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400010
Resumo: O presente artigo apresenta a análise de trabalhos de fim de curso escritos por professoras da rede municipal que freqüentaram um curso de extensão numa universidade pública. Após um semestre de contato com saberes científicos sobre alfabetização e letramento, em simultaneidade com discussões sobre possíveis trajetórias profissionais de formação docente, escreveram sobre suas próprias trajetórias profissionais. Efetuamos uma análise discursiva desses textos. Levantamos certos temas centrais deste discurso dos professores, situando a sua identidade profissional com relação aos saberes profissionais, delimitando certas posições discursivas no campo da formação, umas em relação às outras. Diferenças importantes foram encontradas entre as posições discursivas ocupadas por professores "não-regentes", que atuam como coordenadores e formadores, e as dos professores "regentes". Estes últimos têm clareza quanto a sua impossibilidade de acesso a posições. A análise do discurso, se apresentada às autoras, poderá produzir um efeito formador, tornando-as receptivas a prescrições de práticas pedagógicas produtivas para o trabalho escolar com a linguagem.
id CEDES-1_35ecb09addb5a8180718e663c3b9df0a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302003000400010
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formaçãoFormação docenteEscritaDiscursoSaberes docentesO presente artigo apresenta a análise de trabalhos de fim de curso escritos por professoras da rede municipal que freqüentaram um curso de extensão numa universidade pública. Após um semestre de contato com saberes científicos sobre alfabetização e letramento, em simultaneidade com discussões sobre possíveis trajetórias profissionais de formação docente, escreveram sobre suas próprias trajetórias profissionais. Efetuamos uma análise discursiva desses textos. Levantamos certos temas centrais deste discurso dos professores, situando a sua identidade profissional com relação aos saberes profissionais, delimitando certas posições discursivas no campo da formação, umas em relação às outras. Diferenças importantes foram encontradas entre as posições discursivas ocupadas por professores "não-regentes", que atuam como coordenadores e formadores, e as dos professores "regentes". Estes últimos têm clareza quanto a sua impossibilidade de acesso a posições. A análise do discurso, se apresentada às autoras, poderá produzir um efeito formador, tornando-as receptivas a prescrições de práticas pedagógicas produtivas para o trabalho escolar com a linguagem.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400010Educação & Sociedade v.24 n.85 2003reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302003000400010info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade,Ludmila Thomé depor2004-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302003000400010Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2004-04-06T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação
title A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação
spellingShingle A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação
Andrade,Ludmila Thomé de
Formação docente
Escrita
Discurso
Saberes docentes
title_short A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação
title_full A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação
title_fullStr A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação
title_full_unstemmed A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação
title_sort A escrita dos professores: textos em formação, professores em formação, formação em formação
author Andrade,Ludmila Thomé de
author_facet Andrade,Ludmila Thomé de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade,Ludmila Thomé de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Escrita
Discurso
Saberes docentes
topic Formação docente
Escrita
Discurso
Saberes docentes
description O presente artigo apresenta a análise de trabalhos de fim de curso escritos por professoras da rede municipal que freqüentaram um curso de extensão numa universidade pública. Após um semestre de contato com saberes científicos sobre alfabetização e letramento, em simultaneidade com discussões sobre possíveis trajetórias profissionais de formação docente, escreveram sobre suas próprias trajetórias profissionais. Efetuamos uma análise discursiva desses textos. Levantamos certos temas centrais deste discurso dos professores, situando a sua identidade profissional com relação aos saberes profissionais, delimitando certas posições discursivas no campo da formação, umas em relação às outras. Diferenças importantes foram encontradas entre as posições discursivas ocupadas por professores "não-regentes", que atuam como coordenadores e formadores, e as dos professores "regentes". Estes últimos têm clareza quanto a sua impossibilidade de acesso a posições. A análise do discurso, se apresentada às autoras, poderá produzir um efeito formador, tornando-as receptivas a prescrições de práticas pedagógicas produtivas para o trabalho escolar com a linguagem.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302003000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.24 n.85 2003
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553409929216