Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400004 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos a centralidade do conceito de competências na reforma curricular da formação de professores no Brasil nos anos de 1990. Com base em Basil Bernstein, consideramos competências um conceito recontextualizado. Com base nos documentos oficiais, analisamos as relações globais e locais instituintes do controle da profissionalização docente via currículo por competências. Analisamos também como o conceito de competências já foi empregado ao longo da história do currículo, particularmente na formação de professores, bem como as perspectivas que se apresentam para a formação de professores em nossa história recente. |
id |
CEDES-1_cfb4f4b9a7e0e1694af569832948c271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302003000400004 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novoCompetênciasCurrículoFormação de professoresRecontextualizaçãoNeste artigo, analisamos a centralidade do conceito de competências na reforma curricular da formação de professores no Brasil nos anos de 1990. Com base em Basil Bernstein, consideramos competências um conceito recontextualizado. Com base nos documentos oficiais, analisamos as relações globais e locais instituintes do controle da profissionalização docente via currículo por competências. Analisamos também como o conceito de competências já foi empregado ao longo da história do currículo, particularmente na formação de professores, bem como as perspectivas que se apresentam para a formação de professores em nossa história recente.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400004Educação & Sociedade v.24 n.85 2003reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302003000400004info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Rosanne EvangelistaLopes,Alice Casimiropor2004-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302003000400004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2004-04-06T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo |
title |
Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo |
spellingShingle |
Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo Dias,Rosanne Evangelista Competências Currículo Formação de professores Recontextualização |
title_short |
Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo |
title_full |
Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo |
title_fullStr |
Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo |
title_full_unstemmed |
Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo |
title_sort |
Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo |
author |
Dias,Rosanne Evangelista |
author_facet |
Dias,Rosanne Evangelista Lopes,Alice Casimiro |
author_role |
author |
author2 |
Lopes,Alice Casimiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias,Rosanne Evangelista Lopes,Alice Casimiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Currículo Formação de professores Recontextualização |
topic |
Competências Currículo Formação de professores Recontextualização |
description |
Neste artigo, analisamos a centralidade do conceito de competências na reforma curricular da formação de professores no Brasil nos anos de 1990. Com base em Basil Bernstein, consideramos competências um conceito recontextualizado. Com base nos documentos oficiais, analisamos as relações globais e locais instituintes do controle da profissionalização docente via currículo por competências. Analisamos também como o conceito de competências já foi empregado ao longo da história do currículo, particularmente na formação de professores, bem como as perspectivas que se apresentam para a formação de professores em nossa história recente. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302003000400004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.24 n.85 2003 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553403637760 |