Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frigotto,Gaudêncio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ciavatta,Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300002
Resumo: Tratamos de perspectivas para o ensino médio do ponto de vista das questões mais amplas que as determinam como totalidades sociais. Entendemos que os processos educativos são constituídos e constituintes da sociedade e sinalizamos particularidades da sociabilidade capitalista em países dependentes como os latino-americanos, em particular, o Brasil. A seguir, apresentamos concepções teóricas e ideologias em confronto nas propostas de ensino médio no Brasil e algumas das principais disputas das políticas educacionais em curso. Nas considerações finais, sinalizamos entraves, desafios e perspectivas.
id CEDES-1_d5eca67f54f6ef1fddc00d9c4b199b3c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302011000300002
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidadesEnsino médioSociabilidade capitalistaPolítica educacionalTratamos de perspectivas para o ensino médio do ponto de vista das questões mais amplas que as determinam como totalidades sociais. Entendemos que os processos educativos são constituídos e constituintes da sociedade e sinalizamos particularidades da sociabilidade capitalista em países dependentes como os latino-americanos, em particular, o Brasil. A seguir, apresentamos concepções teóricas e ideologias em confronto nas propostas de ensino médio no Brasil e algumas das principais disputas das políticas educacionais em curso. Nas considerações finais, sinalizamos entraves, desafios e perspectivas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300002Educação & Sociedade v.32 n.116 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000300002info:eu-repo/semantics/openAccessFrigotto,GaudêncioCiavatta,Mariapor2011-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000300002Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-11-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades
title Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades
spellingShingle Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades
Frigotto,Gaudêncio
Ensino médio
Sociabilidade capitalista
Política educacional
title_short Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades
title_full Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades
title_fullStr Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades
title_full_unstemmed Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades
title_sort Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades
author Frigotto,Gaudêncio
author_facet Frigotto,Gaudêncio
Ciavatta,Maria
author_role author
author2 Ciavatta,Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frigotto,Gaudêncio
Ciavatta,Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Sociabilidade capitalista
Política educacional
topic Ensino médio
Sociabilidade capitalista
Política educacional
description Tratamos de perspectivas para o ensino médio do ponto de vista das questões mais amplas que as determinam como totalidades sociais. Entendemos que os processos educativos são constituídos e constituintes da sociedade e sinalizamos particularidades da sociabilidade capitalista em países dependentes como os latino-americanos, em particular, o Brasil. A seguir, apresentamos concepções teóricas e ideologias em confronto nas propostas de ensino médio no Brasil e algumas das principais disputas das políticas educacionais em curso. Nas considerações finais, sinalizamos entraves, desafios e perspectivas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302011000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.32 n.116 2011
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555161051136