Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300002 |
Resumo: | Tratamos de perspectivas para o ensino médio do ponto de vista das questões mais amplas que as determinam como totalidades sociais. Entendemos que os processos educativos são constituídos e constituintes da sociedade e sinalizamos particularidades da sociabilidade capitalista em países dependentes como os latino-americanos, em particular, o Brasil. A seguir, apresentamos concepções teóricas e ideologias em confronto nas propostas de ensino médio no Brasil e algumas das principais disputas das políticas educacionais em curso. Nas considerações finais, sinalizamos entraves, desafios e perspectivas. |
id |
CEDES-1_d5eca67f54f6ef1fddc00d9c4b199b3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302011000300002 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidadesEnsino médioSociabilidade capitalistaPolítica educacionalTratamos de perspectivas para o ensino médio do ponto de vista das questões mais amplas que as determinam como totalidades sociais. Entendemos que os processos educativos são constituídos e constituintes da sociedade e sinalizamos particularidades da sociabilidade capitalista em países dependentes como os latino-americanos, em particular, o Brasil. A seguir, apresentamos concepções teóricas e ideologias em confronto nas propostas de ensino médio no Brasil e algumas das principais disputas das políticas educacionais em curso. Nas considerações finais, sinalizamos entraves, desafios e perspectivas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300002Educação & Sociedade v.32 n.116 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000300002info:eu-repo/semantics/openAccessFrigotto,GaudêncioCiavatta,Mariapor2011-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000300002Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-11-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades |
title |
Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades |
spellingShingle |
Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades Frigotto,Gaudêncio Ensino médio Sociabilidade capitalista Política educacional |
title_short |
Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades |
title_full |
Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades |
title_fullStr |
Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades |
title_full_unstemmed |
Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades |
title_sort |
Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades |
author |
Frigotto,Gaudêncio |
author_facet |
Frigotto,Gaudêncio Ciavatta,Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ciavatta,Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frigotto,Gaudêncio Ciavatta,Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Sociabilidade capitalista Política educacional |
topic |
Ensino médio Sociabilidade capitalista Política educacional |
description |
Tratamos de perspectivas para o ensino médio do ponto de vista das questões mais amplas que as determinam como totalidades sociais. Entendemos que os processos educativos são constituídos e constituintes da sociedade e sinalizamos particularidades da sociabilidade capitalista em países dependentes como os latino-americanos, em particular, o Brasil. A seguir, apresentamos concepções teóricas e ideologias em confronto nas propostas de ensino médio no Brasil e algumas das principais disputas das políticas educacionais em curso. Nas considerações finais, sinalizamos entraves, desafios e perspectivas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302011000300002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.32 n.116 2011 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555161051136 |