Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto,Joana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400011
Resumo: O ponto de partida desta pesquisa é a preocupação com a lacuna existente entre a formação dos professores na área da informática educativa (IE) e sua experiência ulterior. A hipótese principal é que existe, entre os formadores dos professores desta área, uma certa representação do modelo de formação que se transferiria automaticamente para a futura prática dos professores. Foi realizada uma enquete com 21 professores da disciplina "Informática e Educação", da Universidade Católica de Goiás, utilizando-se as técnicas de associação livre de palavras, entrevista semi-estruturada e grupo focal. O núcleo figurativo das representações identificadas mostra o computador como um instrumento gerador de transformações educacionais e a informática educativa como o agente promotor das transformações pedagógicas. Esta analogia torna-se uma referência importante que dá forma ao discurso dos formadores por meio de metáforas que constituem o seu imaginário.
id CEDES-1_dc4be273363d3f47f838d53fa91da445
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302007000400011
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educaçãoFormação de professoresInformática educativaRepresentações sociaisO ponto de partida desta pesquisa é a preocupação com a lacuna existente entre a formação dos professores na área da informática educativa (IE) e sua experiência ulterior. A hipótese principal é que existe, entre os formadores dos professores desta área, uma certa representação do modelo de formação que se transferiria automaticamente para a futura prática dos professores. Foi realizada uma enquete com 21 professores da disciplina "Informática e Educação", da Universidade Católica de Goiás, utilizando-se as técnicas de associação livre de palavras, entrevista semi-estruturada e grupo focal. O núcleo figurativo das representações identificadas mostra o computador como um instrumento gerador de transformações educacionais e a informática educativa como o agente promotor das transformações pedagógicas. Esta analogia torna-se uma referência importante que dá forma ao discurso dos formadores por meio de metáforas que constituem o seu imaginário.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400011Educação & Sociedade v.28 n.101 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000400011info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto,Joanapor2008-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000400011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2008-01-21T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação
title Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação
spellingShingle Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação
Peixoto,Joana
Formação de professores
Informática educativa
Representações sociais
title_short Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação
title_full Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação
title_fullStr Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação
title_full_unstemmed Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação
title_sort Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação
author Peixoto,Joana
author_facet Peixoto,Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto,Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Informática educativa
Representações sociais
topic Formação de professores
Informática educativa
Representações sociais
description O ponto de partida desta pesquisa é a preocupação com a lacuna existente entre a formação dos professores na área da informática educativa (IE) e sua experiência ulterior. A hipótese principal é que existe, entre os formadores dos professores desta área, uma certa representação do modelo de formação que se transferiria automaticamente para a futura prática dos professores. Foi realizada uma enquete com 21 professores da disciplina "Informática e Educação", da Universidade Católica de Goiás, utilizando-se as técnicas de associação livre de palavras, entrevista semi-estruturada e grupo focal. O núcleo figurativo das representações identificadas mostra o computador como um instrumento gerador de transformações educacionais e a informática educativa como o agente promotor das transformações pedagógicas. Esta analogia torna-se uma referência importante que dá forma ao discurso dos formadores por meio de metáforas que constituem o seu imaginário.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302007000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.28 n.101 2007
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554187972608