Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400011 |
Resumo: | O ponto de partida desta pesquisa é a preocupação com a lacuna existente entre a formação dos professores na área da informática educativa (IE) e sua experiência ulterior. A hipótese principal é que existe, entre os formadores dos professores desta área, uma certa representação do modelo de formação que se transferiria automaticamente para a futura prática dos professores. Foi realizada uma enquete com 21 professores da disciplina "Informática e Educação", da Universidade Católica de Goiás, utilizando-se as técnicas de associação livre de palavras, entrevista semi-estruturada e grupo focal. O núcleo figurativo das representações identificadas mostra o computador como um instrumento gerador de transformações educacionais e a informática educativa como o agente promotor das transformações pedagógicas. Esta analogia torna-se uma referência importante que dá forma ao discurso dos formadores por meio de metáforas que constituem o seu imaginário. |
id |
CEDES-1_dc4be273363d3f47f838d53fa91da445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302007000400011 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educaçãoFormação de professoresInformática educativaRepresentações sociaisO ponto de partida desta pesquisa é a preocupação com a lacuna existente entre a formação dos professores na área da informática educativa (IE) e sua experiência ulterior. A hipótese principal é que existe, entre os formadores dos professores desta área, uma certa representação do modelo de formação que se transferiria automaticamente para a futura prática dos professores. Foi realizada uma enquete com 21 professores da disciplina "Informática e Educação", da Universidade Católica de Goiás, utilizando-se as técnicas de associação livre de palavras, entrevista semi-estruturada e grupo focal. O núcleo figurativo das representações identificadas mostra o computador como um instrumento gerador de transformações educacionais e a informática educativa como o agente promotor das transformações pedagógicas. Esta analogia torna-se uma referência importante que dá forma ao discurso dos formadores por meio de metáforas que constituem o seu imaginário.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400011Educação & Sociedade v.28 n.101 2007reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302007000400011info:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto,Joanapor2008-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302007000400011Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2008-01-21T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação |
title |
Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação |
spellingShingle |
Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação Peixoto,Joana Formação de professores Informática educativa Representações sociais |
title_short |
Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação |
title_full |
Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação |
title_fullStr |
Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação |
title_full_unstemmed |
Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação |
title_sort |
Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação |
author |
Peixoto,Joana |
author_facet |
Peixoto,Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto,Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Informática educativa Representações sociais |
topic |
Formação de professores Informática educativa Representações sociais |
description |
O ponto de partida desta pesquisa é a preocupação com a lacuna existente entre a formação dos professores na área da informática educativa (IE) e sua experiência ulterior. A hipótese principal é que existe, entre os formadores dos professores desta área, uma certa representação do modelo de formação que se transferiria automaticamente para a futura prática dos professores. Foi realizada uma enquete com 21 professores da disciplina "Informática e Educação", da Universidade Católica de Goiás, utilizando-se as técnicas de associação livre de palavras, entrevista semi-estruturada e grupo focal. O núcleo figurativo das representações identificadas mostra o computador como um instrumento gerador de transformações educacionais e a informática educativa como o agente promotor das transformações pedagógicas. Esta analogia torna-se uma referência importante que dá forma ao discurso dos formadores por meio de metáforas que constituem o seu imaginário. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302007000400011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.28 n.101 2007 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554187972608 |