A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fanizzi,Caroline
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100703
Resumo: RESUMO: Este artigo visa realizar uma reflexão acerca do lugar de enunciação reservado ao professor na trama discursiva que hoje constitui a educação. Nela, a dimensão técnica e metodológica da função docente ocupa lugar de destaque, de forma que o ato educativo, sua finalidade e seus objetivos passam a ser percebidos como algo passível de ser mensurado e controlado. Caminhando em sentido contrário, com base no diálogo com aportes da filosofia e da psicanálise, buscamos discorrer aqui sobre a possibilidade de restituir ao ato educativo sua dimensão autoral e ao professor um lugar de enunciação em nome próprio.
id CEDES-1_de5625405438df6b4c5f923d3534b0fd
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302019000100703
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONALEducaçãoFormação de professoresTrabalho docenteFunção do educadorTecnicismo pedagógicoRESUMO: Este artigo visa realizar uma reflexão acerca do lugar de enunciação reservado ao professor na trama discursiva que hoje constitui a educação. Nela, a dimensão técnica e metodológica da função docente ocupa lugar de destaque, de forma que o ato educativo, sua finalidade e seus objetivos passam a ser percebidos como algo passível de ser mensurado e controlado. Caminhando em sentido contrário, com base no diálogo com aportes da filosofia e da psicanálise, buscamos discorrer aqui sobre a possibilidade de restituir ao ato educativo sua dimensão autoral e ao professor um lugar de enunciação em nome próprio.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100703Educação & Sociedade v.40 2019reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302019222675info:eu-repo/semantics/openAccessFanizzi,Carolinepor2019-08-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302019000100703Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2019-08-05T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL
title A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL
spellingShingle A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL
Fanizzi,Caroline
Educação
Formação de professores
Trabalho docente
Função do educador
Tecnicismo pedagógico
title_short A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL
title_full A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL
title_fullStr A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL
title_sort A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL
author Fanizzi,Caroline
author_facet Fanizzi,Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fanizzi,Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Trabalho docente
Função do educador
Tecnicismo pedagógico
topic Educação
Formação de professores
Trabalho docente
Função do educador
Tecnicismo pedagógico
description RESUMO: Este artigo visa realizar uma reflexão acerca do lugar de enunciação reservado ao professor na trama discursiva que hoje constitui a educação. Nela, a dimensão técnica e metodológica da função docente ocupa lugar de destaque, de forma que o ato educativo, sua finalidade e seus objetivos passam a ser percebidos como algo passível de ser mensurado e controlado. Caminhando em sentido contrário, com base no diálogo com aportes da filosofia e da psicanálise, buscamos discorrer aqui sobre a possibilidade de restituir ao ato educativo sua dimensão autoral e ao professor um lugar de enunciação em nome próprio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100703
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es0101-73302019222675
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.40 2019
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557041147904