A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100703 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo visa realizar uma reflexão acerca do lugar de enunciação reservado ao professor na trama discursiva que hoje constitui a educação. Nela, a dimensão técnica e metodológica da função docente ocupa lugar de destaque, de forma que o ato educativo, sua finalidade e seus objetivos passam a ser percebidos como algo passível de ser mensurado e controlado. Caminhando em sentido contrário, com base no diálogo com aportes da filosofia e da psicanálise, buscamos discorrer aqui sobre a possibilidade de restituir ao ato educativo sua dimensão autoral e ao professor um lugar de enunciação em nome próprio. |
id |
CEDES-1_de5625405438df6b4c5f923d3534b0fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302019000100703 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONALEducaçãoFormação de professoresTrabalho docenteFunção do educadorTecnicismo pedagógicoRESUMO: Este artigo visa realizar uma reflexão acerca do lugar de enunciação reservado ao professor na trama discursiva que hoje constitui a educação. Nela, a dimensão técnica e metodológica da função docente ocupa lugar de destaque, de forma que o ato educativo, sua finalidade e seus objetivos passam a ser percebidos como algo passível de ser mensurado e controlado. Caminhando em sentido contrário, com base no diálogo com aportes da filosofia e da psicanálise, buscamos discorrer aqui sobre a possibilidade de restituir ao ato educativo sua dimensão autoral e ao professor um lugar de enunciação em nome próprio.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100703Educação & Sociedade v.40 2019reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302019222675info:eu-repo/semantics/openAccessFanizzi,Carolinepor2019-08-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302019000100703Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2019-08-05T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL |
title |
A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL |
spellingShingle |
A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL Fanizzi,Caroline Educação Formação de professores Trabalho docente Função do educador Tecnicismo pedagógico |
title_short |
A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL |
title_full |
A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL |
title_fullStr |
A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL |
title_sort |
A DOCÊNCIA SOB A HEGEMONIA DA DIMENSÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA DO DISCURSO EDUCACIONAL |
author |
Fanizzi,Caroline |
author_facet |
Fanizzi,Caroline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fanizzi,Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de professores Trabalho docente Função do educador Tecnicismo pedagógico |
topic |
Educação Formação de professores Trabalho docente Função do educador Tecnicismo pedagógico |
description |
RESUMO: Este artigo visa realizar uma reflexão acerca do lugar de enunciação reservado ao professor na trama discursiva que hoje constitui a educação. Nela, a dimensão técnica e metodológica da função docente ocupa lugar de destaque, de forma que o ato educativo, sua finalidade e seus objetivos passam a ser percebidos como algo passível de ser mensurado e controlado. Caminhando em sentido contrário, com base no diálogo com aportes da filosofia e da psicanálise, buscamos discorrer aqui sobre a possibilidade de restituir ao ato educativo sua dimensão autoral e ao professor um lugar de enunciação em nome próprio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100703 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es0101-73302019222675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.40 2019 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557041147904 |